Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Angola: activistas estão sem comida na cadeia mas serviço prisional desmente

A defesa dos activistas, que cumprem cadeia por ofensas a João Lourenço, chefe de Estado angolano, acusa o Serviço de Prisional de impedir, há mais de cinco dias, a entrega de comida aos jovens. A instituição desmente as informações e responsabiliza os familiares pela falta de colaboração na entrega dos mantimentos.

O advogado Zola Mbambi está preocupado com a situação carcerária dos quatros jovens, condenados a dois anos e cinco meses prisão efectiva, por estarem sem comer desde que foram detidos, durante uma manifestação sobre a proibição de motociclos nalgumas avenidas de Luanda.

De acordo com o causídico, a defesa já se desdobrou em diligências para saber das razões que estariam na base desta proibição, mas, até agora, não obtive nenhuma reposta do serviço Prisional angolano.

Desde o dia 16 que foram detidos, esses activistas até à data presente não tiveram a oportunidade de ingerirem algum alimento, mesmo no dia da audiência, nada se fez e até agora não chegou a eles alimento, muito menos, também se criou condições para que lhes cheguem com segurança, lamentou Zola Mbambi.

Em resposta, Menezes Cassoma, porta-voz do Serviço Prisional, diz não ser verdade acusações do advogado, alegando que são os familiares dos jovens que se recusam a depositar a comida no guiché da instituição, para posterior distribuição, uma vez que é proibida a entrega direita de comida aos reclusos.  

O que se passa é que os parentes queriam entregar de forma direita e as normas rezam que nós temos um guiché, onde é depositada a alimentação com as coordenadas do recluso e local onde ele está internado. Não há proibição na entrega de alimentação, há sim, autorização da entrega de alimentação, esclareceu o oficial superior do Serviço Prisional angolano.

O porta-voz Menezes Cassoma entende que é falta de colaboração dos familiares dos activistas com os agentes em serviço no estabelecimento prisional de Viana, que tentam ignorar as normas existentes em todas as cadeias do país. In RFI



This post first appeared on Hold On Angola, please read the originial post: here

Share the post

Angola: activistas estão sem comida na cadeia mas serviço prisional desmente

×

Subscribe to Hold On Angola

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×