Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

UNITA “indignada” com morte à entrada de hospital angolano pede demissão da ministra

A UNITA, oposição angolana, pediu hoje a demissão da ministra da Saúde de Angola e do diretor do Hospital Américo Boavida (HAB), manifestando “repulsa” pela morte de um cidadão, à porta daquela unidade hospitalar de Luanda, por “negligência médica”.

O grupo parlamentar da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA, maior partido na oposição) diz que foi com “enorme repulsa, indignação e preocupação” que tomou conhecimento da morte, na terça-feira, de um jovem de 25 anos, à porta do HAB, “por lhe ter sido negada a entrada e assistência médica e medicamentosa”.

Em nota, o grupo parlamentar da UNITA refere que os incidentes reiterados como esse acontecem pelas unidades hospitalares, porque o Serviço Nacional de Saúde apresenta “graves debilidades estruturais e, sobretudo, não coloca a vida da pessoa humana no centro das atenções”.

“Estranhamente, este incidente tem lugar numa altura em que o executivo angolano apregoa melhorias no setor da saúde, quando afinal, algumas unidades de referência só atendem pacientes com casos específicos”, refere o partido.

O partido político considera “inaceitável” que mais mortes por negligência médica continuem a registar-se e lembra que o objetivo de um hospital, “que se preze”, é dar os primeiros socorros e prestar cuidados de saúde.

Recorda também que a Constituição angolana estabelece o respeito e proteção à vida humana, “que é inviolável”, e “convida”, por isso, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, e o diretor geral do HAB a “assumirem atitudes de elevação moral e ética” e colocarem os seus lugares à disposição.

A direção do HAB anunciou a suspensão da equipa médica, na sequência deste incidente, e participou a ocorrência, por suposta negligência da equipa médica em serviço, junto do Serviço de Investigação Criminal.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o cadáver de um jovem no chão na parte exterior do HAB, localizado no Distrito Urbano do Rangel.

De acordo com a UNITA, que insta a Procuradoria-Geral da República, a identificar os autores de mais uma ação criminosa para a consequente responsabilização, a defesa da vida e o dever de servir não se compadecem com meros discursos e desculpas públicas.

“Pois, é inaceitável, injustificável e inexplicável a ocorrência reiterada dessas situações que nos diminuem como povo e nação com vocação de solidariedade”, observou ainda a UNITA.

Casos de negligência médica, muitos dos quais resultam em mortes nos hospitais públicos angolanos, têm sido relatados por vários cidadãos.



This post first appeared on Hold On Angola, please read the originial post: here

Share the post

UNITA “indignada” com morte à entrada de hospital angolano pede demissão da ministra

×

Subscribe to Hold On Angola

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×