Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Mau estado da via de acesso ao Hospital Municipal do Cazenga preocupa pacientes, equipa médica e moradores - Ratos e mosquitos tomaram de assalto a unidade de saúde devido às águas paradas e pestilentas


Chegar ao Hospital Municipal do Cazenga, também conhecido como hospital da "Somague", tornou-se insuportável e irritante devido ao mau estado das vias de acesso. Vários pacientes graves são transportados ao colo para chegar àquela unidade hospitalar porque os buracos e as águas paradas na via impedem o acesso de viaturas e motorizadas, soube o Novo Jornal no local.

A situação crítica daquele troço já dura há mais de seis meses: buracos, lixo e charcos de águas nauseabundas fazem parte do cenário do troço degradado.

A administração Municipal do Cazenga tem conhecimento da situação e promete intervir, "oportunamente", naquele troço. Enquanto a intervenção não é feita, os utentes e funcionários do Hospital têm sérias dificuldades para aceder àquela unidade sanitária.

O Novo Jornal deslocou-se até ao hospital esta manhã e apurou a situação difícil pela qual utentes e funcionários passam para aceder à instituição pública de saúde.

Segundo os moradores, que se mostram preocupados devido à aproximação das chuvas, o troço precisa urgentemente de ser intervencionado para evitar o pior.

"Estamos mal. Ainda não começou a chover e parece que já estamos em época chuvosa. Esse é um Hospital Municipal, está assim, imaginemos se fosse um posto médico... Estaria no esquecimento", disse ao Novo Jornal Victória António, moradora.

Fátima Viegas de Assunção, uma paciente que o Novo Jornal encontrou na "Somague", contou estar muito triste com o que vê à porta do Hospital Municipal do Cazenga.

"Águas nauseabundas e lixo em frente a um hospital central e ninguém faz nada. É o cúmulo. É até falta de humanidade por parte de quem dirige o município", desabafou.

Segundo os moradores, várias cartas a reportar a situação já foram enviadas à administração municipal do Cazenga para que intervencione o acesso ao hospital, mas nunca viram a qualquer preocupação da administração para atenuar a situação.

O Novo Jornal constatou que para chegar à porta do hospital da "Somague" o utente deve fazê-lo a pé, e com muito cuidado, para não pisar a água ali parada e suja.

Entretanto, ratos e mosquitos tomaram de "assalto" o Hospital Municipal do Cazenga devido às águas paradas.

Funcionários do hospital, que preferiram anonimato, por falta de autorização, contam que para além dos pacientes e utentes, eles também sofrem para chegar ao serviço.

Segundo estes funcionários, médicos e de outros trabalhadores são forçadas a deixar as viaturas longe devido à degradação do troço.

Os funcionários e pacientes contam que devido às águas paradas junto à porta do hospital, os mosquitos tornaram-se também um problema.

Conforme os funcionários, a ambulância do hospital é o único transporte que se arrisca a passar pelo troço degradado, mas com muita dificuldade.

"A ambulância é que por vezes nos tem acudido, mas quando fica impossibilitada passamos mal. É melhor que resolvam isto o quanto antes", desabafam os técnicos de saúde que também temem pelo início das chuvas.

Já Madalena Fernando, a administradora adjunta para a área técnica da administração municipal do Cazenga, disse que a administração já fez o levantamento do troço degradado e que "oportunamente" vai intervencioná-la.

Segundo a administradora adjunta, a equipa técnica da administração já visitou o local e estudos prosseguem para que se faça um trabalho definitivo.

A administradora reconheceu que o trabalho a ser feito no troço do Hospital Municipal do Cazenga deve ser profundo e definitivo.

Enquanto aquele troço não é intervencionado, pacientes e utentes, assim como os funcionários, continuam a circular com muita dificuldade para aceder ao hospital. NJ


This post first appeared on Hold On Angola, please read the originial post: here

Share the post

Mau estado da via de acesso ao Hospital Municipal do Cazenga preocupa pacientes, equipa médica e moradores - Ratos e mosquitos tomaram de assalto a unidade de saúde devido às águas paradas e pestilentas

×

Subscribe to Hold On Angola

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×