Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que é um modelo de excelência de gestão?

O modelo de excelência de gestão, conhecido mais por sua abreviação MEG, é direcionado para posições de liderança, dentro das empresas! Para quem trabalha há anos em cargos de gestão, esse planejamento faz toda diferença. 

Há muitos profissionais que não têm o costume de avaliarem suas funções, por mais que a desempenhem corretamente, seguindo todos os protocolos padrões e orientações, o modelo de excelência de gestão é o pilar principal que mantém todos os outros setores de acordo com o esperado. 

O MEG é seguido por profissionais que buscam o desempenho como um todo, visando melhorias e jamais aceitando o comodismo! Muitas empresas, nos últimos anos, passaram a ser aderentes em todos os setores do mercado de trabalho. 

O que é MEG?

O modelo de excelência de gestão é planejado para atingir objetivos e metas de uma determinada empresa, onde os colaboradores seguem uma nova rota, proposta pelo gestor, daquele setor. 

Partindo do pressuposto de que ótimo, não é excelente, o MEG é o caminho que muitas instituições seguirão para alcançar um maior número de público-alvo, ou a capitalização de novos clientes. 

Para bons profissionais, a excelência é aquilo que se busca, constantemente, em todos os aspectos positivos de suas decisões, seja para o direcionamento de novos objetivos e metas pessoais ou profissionais. 

Desenvolvido, na década de 90, o modelo de excelência de gestão proporciona competitividade e estabilidade, nas empresas que o adotam em sua gestão.

Atualmente, o marketing passou a comandar as mídias sociais, o acesso a muitas informações, tudo de um único momento, fez com que a indústria precisasse renovar-se, constantemente. 

É nesse momento que entra o MEG, pessoas extremamente qualificadas que entendem como o mercado funciona, naquele segmento, proporcionando novas formas de atuação para estratégias.

 Quais são os seus fundamentos?

Os fundamentos do MEG representam alguns fatores que fazem toda a diferença no sistema de uma empresa! Os oitos conceitos do modelo de excelência de gestão são: 

  • Pensamento sistemático;
  • Aprendizado organizacional e inovação;
  • Liderança transformadora; 
  • Comprometimento com as partes interessadas; 
  • Adaptabilidade;
  • Desenvolvimento sustentável;
  • Orientação por processos;
  • Geração de valor. 

Dentre os critérios que formam uma organização de qualidade, o MEG proporciona novas maneiras de olhar o mercado, por meio de outras perspectivas mais ampliadas.  

Visando melhorias para as empresas, o MEG abre um leque de possibilidades, entre cliente e colaboradores, através do treinamento desses profissionais em posições de liderança. 

Como funciona?

O modelo de excelência de gestão tem como princípio capacitar pessoas para que sejam excepcionais em suas funções em uma empresa. Seguindo os fundamentos de MEG, a empresa consegue um suporte mais eficaz, por meio de suas diretrizes. 

Dentro dos critérios da qualidade, o MEG é considerado um material para ajudar com um Modelo de referência, buscando ajudar, da melhor maneira possível, as empresas com resultados excelentes. 

Em suma, o modelo de excelência de gestão é criado através de fundamentos, esses fundamentos são o que possibilita o crescimento operacional como um todo. 

Conforme suas necessidades, o MEG é alterado para priorizar os âmbitos mais importantes em determinada empresa. As modificações são feitas com base em conclusões observadas em todas as peças, gerando conexões. 

Ou seja, cada fundamento sempre terá relação com outro, quando analisado com os dados da mesma empresa, mas em períodos diferentes ou não. 

Outra curiosidade interessante é que, quando esses fundamentos de excelência da gestão são utilizados nas empresas, os resultados sempre serão efetivos e concretos. 

A partir do Tangram padrão do modelo de excelência de gestão encontrará a similaridade dos resultados encontrados. Já que essa é uma das funções dessa forma de análise, que envolve mudanças nesse quebra-cabeça geométrico. 

Com o passar dos anos, os fundamentos foram diminuindo, até chegarem aos oito que conhecemos hoje. 

Por meio de um ciclo de aprendizados permanentes para inovação, a empresa alcançará outro patamar de competência, quanto à competitividade e ao alcance de novas metas. 

Por que você deve utilizá-lo na empresa?

O MEG auxiliará a empresa a usar a experiência de um setor em benefício próprio! No mundo corporativo, há períodos bons e outros nem tanto, consequentemente, as fases ruins vieram como um lembrete. 

Por esse motivo, fazer uso de um modelo de excelência de gestão permitirá que a sua equipe de colaboradores consiga outros níveis, quanto a excelência pedida em uma posição de liderança. 

Orientar, objetificar e encontrar novos meios de abordagem, influenciará nas capacidades administrativas de todo um segmento, já que com a utilização do MEG, todos os funcionários terão conhecimento que as relações da organização também possuem suas interdependências de seu setor. 

Por não ser uma regra pré-definida, igual a uma receita de bolo, por exemplo, o modelo de excelência de gestão é implementado na empresa através de políticas internas que visam o crescimento como todo, sem que mudanças drásticas aconteçam da noite para o dia. 

Aderir o MEG é uma forma de transformação, empregar técnicas mais humanizadas e sustentáveis é a direção que o mercado está seguindo. 

Como a tecnologia pode ajudar nesse processo?

Graças ao grande avanço tecnológico, as empresas são capazes de comprar programas inteligentes para auxiliar na implementação do modelo de excelência de gestão.    

 Não há mais desculpas para a não utilização de novas técnicas eficazes de aprendizado, gestão e inovação. A internet, principalmente, é um fator importante já que, por meio desta, a comunicação tornou-se mais estreita. 

As mídias sociais também foram um ótimo precursor, graças aos acessos diários, empresas são capazes de conseguir novos clientes, através de redes de bato-bato, permitindo que tudo seja mais fácil. 

Para aderir o modelo de excelência de gestão, estudos devem ser feitos sobre seus fundamentos, só então, a migração para tecnologias permitiu que empresas capacitarem seus funcionários para aprenderem a lidar com o MEG e os programas desenvolvidos para isso. 

O mercado de trabalho para profissionais que conhecem o modelo de excelência de gestão

Por estarem em mudanças contínuas para a busca de excelência, as empresas procuram contratar funcionários qualificados e que entendam todo o significado por trás do modelo de excelência de gestão

Essa demanda incessante cresce todos os dias, o que faz profissionais em setores semelhantes buscarem por especializações nessa área, mas ainda assim, continua sendo tudo muito escasso. 

Atualmente, os profissionais que compreendem a excelência de gestão são mais requisitados, porque encontram maneiras diferenciadas para lidar com todos os cenários possíveis. 

Para quem está visando ascensão no mundo corporativo, excelência e remuneração, a forma mais eficaz é seguir as bases impostas pelo MEG! Consequentemente, ampliando todas as possibilidades em suas relações profissionais. 

Por que o MEG é o diferencial para quem deseja crescer? 

Não somente crescer, mas buscar por excelência em seus produtos ou serviços oferecidos, idealizando novas formas de objetivos e metas a serem alcançadas. 

Como dito anteriormente, a excelência deve ser constante, porque a partir do momento de conformismo e estagnação, o retrocesso deixa de ser apenas um pesadelo distante. 

O modelo de excelência de gestão serve para que empresa e funcionários cresçam juntos!

Leia mais:

O porquê da excelência

O que é um cronograma? Saiba como fazer o seu

O post O que é um modelo de excelência de gestão? apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

O que é um modelo de excelência de gestão?

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×