Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conheça as 6 melhores plataformas para gestão de processos

Tags: processos

O que não falta no mercado são softwares de low-code ou no-code que nos ajudam a representar graficamente Processos e metodologias. Plataformas que auxiliam de designers a gestores se multiplicam, e fica cada vez mais difícil encontrar a melhor para o seu trabalho. Por isso, separamos as principais plataformas de gestão de processos para gestores.

Essas plataformas são de fácil implementação, podem ser geridas com agilidade e dialogam com as necessidades da sua equipe. Confira abaixo as 5 melhores plataformas para gestão de processos.

Bizagi

O Bizagi é a ferramenta mais completa do mercado, funcionando tanto na versão paga quanto na versão gratuita. Apesar de demandar algum conhecimento com a dinâmica de processos, a plataforma é ótima tanto para o especialista quanto para o leigo.

Isso ocorre pois o software possui uma metodologia de verificação do processo desenhado e da adequação dos elementos. Com um botão chamado “runtime” o programa faz uma verificação se há algum problema nas etapas construídas e o sinaliza para o gestor. O processo pode ser então revisado e revalidado.

Na hora de criar os pools de equipe ou utilizar as setas para indicar as próximas etapas, os membros da equipe vão poder observar como elas devem se comportar no cenário ideal. Ótimo para criar processos e repassar atividades com novos integrantes do time.

Trello

Outra ferramenta gráfica hospedada na nuvem e baseada na metodologia Kanban, o Trello é um queridinho de equipes dinâmicas como programadores, designers e comunicadores. Seu design permite a criação de arrays dinâmicos com tarefas, descrições e designação de responsabilidade.

Além disso, os recursos da plataforma permitem ainda a criação de prazos, datas de entrega e avisos automatizados para o andamento de tarefas. Mais recomendado para o trabalho do dia a dia e o gerenciamento de tarefas, também é possível mapear a efetividade de processos através das estatísticas disponibilizadas na sua versão paga.

BPM Sketch Miner

Menos sofisticado do que o Bizagi, mas ainda amplamente capaz de desenhar processos, esse software/aplicativo atua como uma plataforma no-code para o design de processos de maneira fácil e intuitiva. A começar por ele não permitir que o usuário crie a disposição espacial dos elementos do processo, mas apenas insira, como em linhas de instruções, o que precisa ser feito.

A partir disso ele permite que diversos funcionários da organização – mesmo sem o devido treinamento no desenho de processos – sejam capazes de detalhar o passo a passo de suas atividades no dia a dia.

Um gestor pode encontrar espaço para testar as percepções da sua equipe quanto aos processos e confrontar os processos desenhados por eles com aqueles que realmente deveriam acontecer.

Aris Cloud

A Aris Cloud é uma gigante internacional do trabalho em nuvem que permite a análise de processos e resultados de maneira automatizada e utilizando tecnologia em estado da arte. Fornecedora de grandes empresas, como a Philips e a Vodafone, ela não se limita a analisar o processo criado, mas os papéis desempenhados pelos profissionais ali dentro.

Quando um papel é criado – uma pessoa se torna responsável por uma tarefa ou um cargo precisa performar uma atividade – essa entidade é transformada em um objeto único no sistema. Todas as vezes que um novo processo for criado e esse indivíduo receber uma atribuição, isso ficará em seu histórico, ou perfil.

Com o cruzamento dessas informações a plataforma é capaz de informar com antecedência quando um cargo está acumulando funções, tornando-se pouco eficiente ou agindo como um gargalo na companhia. A partir disso, ela pode sugerir a redistribuição de tarefas e fluxos, analisando dados de tempo de processos em campo.

Appian

Outra que atua com a otimização de processos baseados em dados é o Appian. Uma plataforma no-code de automatização de processos, eles buscam, através da mineração de dados, gerar insights capazes de orientar os próximos processos a serem criados.

É uma solução de inteligência de negócios de ponta a ponta. O serviço conta, desde o primeiro momento, com a armazenagem e análise de dados do cliente, procurando mapear o cenário onde o processo será criado. Então fornece uma ferramenta para construção do workflow por meio de uma interface gráfica amigável. Por fim, ela apresenta os resultados em um software próprio de dashboards de produtividade.

Tendo por clientes a Bayer e a GSK, é uma plataforma e prestadora de serviços que busca se aproximar mais do cliente do que as demais.

Signavio

A Signavio deu um passo distinto da Aris e da Appian: buscando a integração dos processos com o mundo real, desenvolveu uma série de APIs capaz de fazer com que os processos desenhados em sua plataforma sejam diretamente conectados com outras áreas da empresa, como ERPs e CRM.

Com isso os analistas de processos vão ser capazes de testar em tempo real e com o melhor da automatização os processos desenhados com a aplicação real nos softwares de gestão. Desde o disparo de comunicações assíncronas até o start em atividades de background ou o acionamento de equipes podem acontecer de forma automatizada.

Além disso, a plataforma também permite o desenho de processos e a representação gráfica dos resultados na forma de dashboards interativos.

O que você precisa saber para usar uma plataforma de processos

Apesar de em sua maioria as plataformas de processos serem muito intuitivas e gráficas, o conhecimento na lógica de processos é essencial para fazer o melhor uso da maioria. Poucas, como o Trello, possuem usos para além da gestão de processos. Em sua maioria será necessário conjugar duas habilidades para fazer valer o investimento:

  1. Noções formais de processos, que você pode obter em treinamentos de Lean e Seis Sigma, para saber o uso adequado dos símbolos;
  2. Aplicação real de processos, para que você saiba aplicar essas noções em contextos reais – algo passível de se obter com estudos de caso.

Leia mais:

  • O que é qualidade em uma empresa?
  • Gestão de estoque: como o Lean pode otimizar essa tarefa?
  • Kaizen e Lean Six Sigma: qual a relação entre as abordagens?

O post Conheça as 6 melhores plataformas para gestão de processos apareceu primeiro em FM2S.



This post first appeared on Blog Lean Seis Sigma FM2S, please read the originial post: here

Share the post

Conheça as 6 melhores plataformas para gestão de processos

×

Subscribe to Blog Lean Seis Sigma Fm2s

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×