Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como poupar: energia, água e em produtos de limpeza | parte 2

Já falamos na parte 1 como poupar na cozinha, gás, compras, comida, etc. Agora vamos às dicas de como poupar energia e água em todos os demais serviços da casa.

Energia

- Tirar coisas da tomada que não estão sendo usadas, principalmente durante a noite.

- Trocar as lâmpadas para LED e apagar sempre que não estiver no ambiente.  Abra as janelas e use a luz natural.

- Mudar a temperatura da geladeira. Se o clima estiver mais frio, ou a geladeira estiver mais vazia ela não precisa estar no máximo. Também é bom lembrar de não ficar abrindo toda a hora e verificar se as borrachasestão vedando bem. Outro detalhe é não deixar juntar muito gelo, isso força o equipamento para manter a temperatura e consome mais energia. Se puder, substitua por uma frost free, facilita demais a vida!

- Verifique as borrachas do forno também!

- Na hora de passar as roupas, ligue o ferro para passar uma quantidade de roupa de uma vez, vá aumentando a temperatura gradativamente, começando das peças mais finas, para as mais grossas. Eu estou sem ferro e não tenho sentido falta. Poucas peças precisam mesmo passar, se você tirá-las da máquina assim que o ciclo terminar e pendurar em cabides no varal não deixará marcas. 

 Confiram aqui também mais truques para agilizar a faxina.


Água

É comum no Brasil usar muita água na limpeza. As vezes é uma questão de mudar os sistemas que estamos habituados, pensar em fazer as mesmas coisas, mas de uma maneira diferente.

- Tirar o pó com pano de microfibra. Não é necessáriomolhar ou usar produtos, funciona a seco e depois é só dar uma sacudida. Isso vale para o chão e para os móveis.

- Utilizar um aspirador também evita ter que passar pano com água e produtos toda hora. E que tal investir em um aspirador vertical? É super prático para a limpeza do dia a dia.

- Utilize menos produtos que não necessitem de enxaguecomo sabão e água sanitária. Com álcool, detergente, vinagre e bicarbonato já conseguimos ressorver a maior parte da limpeza. Colocar tudo em vidros de spray também ajuda a economizar produto.

- Utilize lenço umedecido. Você pode fazer um caseiro ou comprar pronto. É prático para limpar sola dos sapatos por exemplo, algo que caiu no chão, banheiro, bancada da cozinha, etc.

- Na hora de lavar a louça deixe de molho em uma bacia ou numa das cubas com detergente e vinagre.

- Já para lavar roupa ligue a máquina menos vezes, deixe juntar uma quantidade de peças para não ligar toda hora, mas lembre de separar roupas de cama, banho e roupas de uso pessoal, não misture. Se a roupa estiver pouco suja, use o ciclo rápido para não perder tanta água. Reaproveite a água para lavar o banheiro, colocar os panos de molho, lavar quintal, etc.

- Nem toda roupa precisa ser lavada. Se usou pouco, utilize um desodorante para roupas , deixe arejando e guarde para usar mais vezes antes de ir para a máquina.

- Verifique sempre se não há torneiras pingando

- E no banheiro, cuidado com a descarga. Coloque um pouco de produto quando fizer só o número 1, não precisa deixar tanta água rolar. Outra dica é reduzir a temperatura do chuveiro nos dias mais quentes, faz bem pra pele e força menos o equipamento!

 

Gostaram dessas dicas? O que mais você faz para poupar?

Eu me lembrei que passei um tempo com uma amiga e ela ficou muito inspirada na forma como eu fazia as coisas. As vezes fazemos sempre da mesma maneira, mas sempre podemos aprender mais com outros! Quais tem sido suas inspirações? Elas tem te levado a crescer, otimizar seu tempo, ou não?

Uma das melhores referências que podemos ter é essa:

“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.” Efesios 5:1-2

Então, procurem boas referências para imitarem e não digo nem imitar, mas se inspirar e acrescentar sua essência naquilo em que for fazer, desde arrumar a casa, organizar sua rotina, etc. E procure ser uma referência para outros também!

 



This post first appeared on NaMedida, please read the originial post: here

Share the post

Como poupar: energia, água e em produtos de limpeza | parte 2

×

Subscribe to Namedida

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×