Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Curso Superior

Hoje vou falar de um tema que suscita muitas dúvidas por ai (inclusive a mim) : Faculdade!!!

Bem, para quem faz o percurso académico normal ( ensino primário, básico e secundário), o acesso
ao ensino superior faz-se depois de se concluir o 12º ano ( escolhe-se o estabelecimento de ensino, vê-se qual/is a/s disciplina/s especifica/s, faz-se o exame e pufff: faculdade com eles!). Mas, há uns aninhos (hum, não tenho precisão, mas acho que pelo menos há uns 10 anos), alterou-se parte do processo, ou seja, quem não tenha concluído a escolaridade obrigatória (9º ano) ou nem sequer tinha mais que o 4º ano (antigo), propunha-se às Novas Oportunidades e concluído o curso ficava automaticamente com o 12º ano, e podia concorrer à faculdade também ( sistema de maiores de 23).

Sistema de Maiores de 23 (para quem tenha o ensino secundário, ou o equivalente legal e pretenda ingressar sem ter que fazer o exame nacional de acesso à faculdade), em que se inscreve na faculdade e se propõe a um exame e uma entrevista de selecção.Portanto temos duas formas de ingresso na faculdade: exame nacional e maiores de 23.

Eu ingressei pelo sistema "normal", e aqui está a minha dúvida existencial que se arrastaaaa há séculos!!!, primeiro para Direito (FDL- UL), depois uns anos mais tarde para Gestão de Recursos Humanos (ISCSP-UTL), mas ainda tenho o curso pendente (não gostei e deixei umas cadeiras por fazer) e estou num dilema: se acabo o que falta e depois faço um mestrado mais ao meu gosto, ou se mudo de área e começo tudoooo de novo.
O cerne da questão ( na minha modesta opinião) é que não existe uma base de apoio aos estudantes na sua escolha, ou seja, andamos a passear pelo secundário e perto dos exames nacionais é que vamos pesquisar o curso e estabelecimento de ensino (claro que existem "iluminados" que desde tenra idade já saibam que área seguir, mas a generalidade dos mortais pensou como eu), o que por vezes nos leva a "ir com a carneirada".
Perguntam-se vocês: "então porque escolheste Direito? e depois porque foste para Recursos Humanos?
Bem, Direito (na minha altura, sim já sou Dino), era dos cursos com mais estatuto e que a nível de versatilidade e empregabilidade tinha mais probabilidades de se ter sucesso (atenção Direito não é só advocacia e não era essa a minha intenção), mas o curso é extremamente maçudo (ainda apanhei o curso antigo com disciplinas anuais e achei uma seca, e como queria ir trabalha ficou o curso posto de lado). Passado uns anos decidi voltar a (tentar) retomar a formação académica, e decidi-me pelo curso de Gestão de Recursos Humanos (mas sinceramente não gostei do plano de estudos, e decidi anular a matricula).

O meu grande dilema actual é se volto para Direito ou escolho Criminologia, isto porque vou novamente mudar de área de trabalho (yupiiiiiii) (é um projecto em construção, mais tarde quando tiver tudo mais que oficial, vou abordar o tema :) ), mas são dois cursos que estão relacionados com a área (sendo que pretendo progressão na carreira e para tal tenho que ter uma licenciatura), assim como tenho o desejo (secreto hahaha) de ingressar no CEJ (Centro de estudos Jurídicos) e como ainda não sou um Dino caquéctico,  há esperança :D.

O meu conselho: para quem ainda está a caminho da faculdade, pesquisem muito e reflictam sobre os prós e contras de cada curso, por forma a escolherem um curso que realmente vos satisfaça pessoal e profissionalmente (e não andem a saltitar como eu!).
Para quem está na mesma situação que eu, bem reflictam e caso se sinta insatisfeitos, mudem e não tenham medo de arriscar, porque nunca e tarde para mudarmos!!!

Beijocas :)








This post first appeared on A Pequena Sereia Também Se Maquilha, please read the originial post: here

Share the post

Curso Superior

×

Subscribe to A Pequena Sereia Também Se Maquilha

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×