Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Quatro perguntas essenciais para seu blog conquistar mais leitores

Desde a popularização do blog, no começo dos anos 2000, cada vez mais pessoas lançam na rede seus próprios conteúdos, tornando a internet um ambiente de altíssima competitividade por audiência. Segundo levantamento do MBA Online, publicado pelo Mashable (em inglês), foram escritos cerca de 2 milhões de posts para blogs POR DIA em 2012.

Blog conquistar mais leitores

Com a alta concorrência, está em vantagem quem segue alguns passos antes de começar a escrever, em busca de fazer seu blog conquistar mais leitores. A palavra-chave é planejamento, pois para se diferenciar, ser relevante na blogosfera e conquistar leitores / consumidores é preciso saber onde quer chegar, para quem quer falar, o que torna seu conteúdo diferente e, principalmente, fazer seu trabalho chegar ao público. Vamos explicar cada um desses passos:

Pra que preciso de um blog?

Um blog é uma ferramenta essencialmente voltada a textos. Se sua praia é vídeo ou podcast, por exemplo, talvez seja melhor pensar em outras ferramentas para publicar seu conteúdo. Tá, mas seu negócio é escrever mesmo, né? Então, é preciso saber por que e sobre o que você quer escrever: atrair mais clientes, compartilhar conhecimento, demonstrar capacidade como especialista ou palestrante sobre determinado assunto, entre outros.

Feito isso, defina metas, números de fácil medição, como aumentar número de seguidores em “x”% até dia “z”, fazer “x” pessoas se cadastrarem para o download de um catálogo de produtos. É importante lembrar que “x” deve ser um número factível, possível de ser atingido em um prazo pré-determinado.

Quem precisa ler meu blog?

Estamos na era da informação e conteúdo é tudo o que as pessoas consomem na internet. Por isso, é impossível querer atingir os mais de 3 BILHÕES de internautas conectados em todo o mundo. A chave do sucesso na rede é a segmentação e, para isso, é preciso conhecer seu público, quem precisa ler Seu Blog. Para isso, é preciso conhecer os leitores em potencial, aqueles que teriam interesse no que você tem a dizer, descobrindo quais são os conteúdos que eles consomem, hábitos de uso da rede e onde estão buscando esse conteúdo.

Vale até mesmo buscar essas informações em concorrentes de sua empresa ou blogs que já abordem assuntos semelhantes. Depois, trace um perfil de quem é este leitor que você quer alcançar, facilita se você personificar o perfil, criar um personagem que tenha as características comuns a este leitor, como faixa etária, situação econômica, temas de interesse. Quando você começar o texto, vai sempre escrever para este personagem.

O que faz do meu blog diferente dos outros?

Lembra que dissemos que a internet tem mais de 2 milhões de posts publicados por dia? A concorrência na internet é alta justamente porque há muita gente escrevendo sobre tudo, o que torna questão de vida ou morte preparar conteúdo relevante e DIFERENTE para atrair audiência. O leitor só vai acessar seu blog se não encontrar o que procura em outra página mais consolidada, já que é natural do ser humano criar o hábito de repetir as experiências positivas.

Lembra também quando sugerimos que você buscasse informações dos concorrentes? É neste momento que você, já sabendo quem é sua audiência e potencial, pode encontrar brechas ou formas diferentes de chegar ao mesmo leitor de seu concorrente. Muitas vezes o diferencial, aquela coisa única que seu blog oferece nem é exatamente o tema, mas sim a abordagem, o jeito de escrever e se relacionar, uma nova visão para o mesmo problema.

Como os leitores vão descobrir meu blog?

Quando você estudou quem é o público-alvo de seu blog, certamente detectou quais redes sociais e ferramentas eles acessam e utilizam, em quais dias da semana e em quais horários. Cada rede tem suas especificidades e cada público a usa de uma forma particular.

Exemplo: se você quer atingir equipes de Recursos Humanos, divulgar seu conteúdo no LinkedIn em horário comercial pode ser uma escolha acertada. Já se sua persona, seu personagem, é uma adolescente, entre os 12 anos e 15 anos, fã de boy bands, seria interessante investir esforços para divulgar seu conteúdo no Twitter. Claro, existem muitas outras opções, como Facebook, Tumblr, YouTube, Instagram, Pinterest, todas com suas características e formas de apresentar conteúdo.

Se você conseguir responder essas quatro perguntas, temos certeza que seu blog já tem meio caminho andado para ser um sucesso na rede. Experimentar novas abordagens, outras formas de propagar seu conteúdo e, claro, ler bastante pode ajudar nessa caminhada para trazer audiência e obter os resultados desejados. E se pintar a dúvida, entre em contato com a gente!

Aproveite para aprender dicas de como deixar seu site otimizado e atraente para os consumidores virtuais.

O post Quatro perguntas essenciais para seu blog Conquistar Mais Leitores apareceu primeiro em ODIG Marketing Digital.



This post first appeared on HOW TO GET MORE TRAFFIC & LEADS WITH PROMETHEUS, please read the originial post: here

Share the post

Quatro perguntas essenciais para seu blog conquistar mais leitores

×

Subscribe to How To Get More Traffic & Leads With Prometheus

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×