Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que sua agência digital não te falou sobre as métricas de vaidade

Tem muita agência Digital por aí oferecendo mais curtidas na fan page do Facebook, mais seguidores no Instagram corporativo e mais tráfego no site. Esse é o compromisso deles: gerar números de curtidas, compartilhamentos, seguidores, tráfego maior.

Mas qual a utilidade de ser o site mais acessado ou o perfil mais curtido se sua empresa não ganhar um centavo com isso? Isso é o que chamamos de “métricas de vaidade”.

Métricas de vaidade

A vaidade é faz parte da natureza humana desde que este tomou consciência sobre si mesmo, e levou à morte o Narcísio na Mitologia Grega e Dorian à decadência pessoal em “O Retrato de Dorian Grey”, clássico de Oscar Wilde.

Com a popularização da internet e redes sociais, a vaidade potencializou o “eu me amo, não posso mais viver sem mim”.

Essa obsessão atingiu em cheio as empresas, principalmente em canais onde alguns números estão disponíveis para os usuários, como os curtidores do Facebook ou os seguidores do Twitter, Instagram e YouTube.

Alguns negócios chegam a investir SOMENTE na expectativa de estimular as interações e curtidas. Ou seja, além de não monetizar a presença digital, ainda estão perdendo dinheiro e recursos para conseguir “mostrar” que são empresas amadas.

Prova Social

Não há problema em querer expor que as pessoas (clientes e sociedade) amam seu empreendimento e sua marca. Isso oferece prova social de que sua empresa presta um serviço relevante a muitos, oferece um bom produto e uma boa experiência de compra.

É o que chamamos de prova social: as pessoas se baseiam nas opiniões de outros para avaliar se algo é bom ou não. É como aquele vendedor bem avaliado no MercadoLivre. Desperta segurança comprar após ler as avaliações positivas que ele recebeu.

Efeito Manada

Sabe o “Maria vai com as outras”, aquela estranha mania de querer entrar justamente na casa noturna com mais fila que encontramos ou no restaurante mais cheio? Característica típica do que os estudiosos chamam de “efeito manada”.

O conceito traça um paralelo com os grandes grupos de animais irracionais, que se movem juntos pela segurança contra os predadores e garantia de alimento e abrigo para todos. O ser humano também se sente seguro na companhia de semelhantes, por isso também adota o comportamento de manada.

Friedrich Nietzsche dizia em sua obra que o homem moderno não tem padrões próprios e, por isso, busca referência em grupos. Assim, fica fácil entender como surgem as modas e o porquê da prova social ser importante para a estratégia de presença digital de uma empresa.

Estratégia de Marketing Digital

Essa é justamente a diferença entre simplesmente buscar atingir métricas de vaidade e usá-las a favor de sua marca para viabilizar negócios e faturamento para a empresa. É crucial ter uma estratégia bem definida para saber o que fazer com esses números bonitos.

Uma é só vaidade. Fica bonito de ver no relatório entregue pela agência digital (mais curtidas, mais acessos, mais tráfego), assim como Dorian Grey gostava de ver frente ao espelho que os anos passavam, mas ele continuava jovem e atraente.

Quem usa esses números — as métricas de vaidade — a favor da estratégia consegue responder qual o impacto das curtidas e cliques no link de um post no Facebook, quanto isso gerou em volume de negócios para a empresa.

Não é fácil, mas com uma estratégia de Marketing Digital bem desenhada e o planejamento definido, a empresa vai investir recursos e esforços orientados ao objetivo, ao resultado.

O texto, a imagem ou vídeo serão escolhidos não pelo acaso, por serem mais bonitos ou gerarem mais cliques, mas sim por trazerem interação que realmente interessam ao sucesso do negócio.

De que adianta uma página de uma rede de hotéis conseguir 500 curtidas em um post com uma bela citação do Caio Fernando Abreu ou Clarice Lispector, se dessas, apenas uma ou duas pessoas tem alguma chance de se hospedar um dia?

Presença digital rentável

Não há uma regra e nem um livro ou cartilha que garanta isso. Não acredite em quem te diz “aumentamos suas vendas em 1000% usando a internet”, pois simplesmente é impossível de prever.

No marketing digital, trabalhamos com números reais, palpáveis, com o sucesso de experiências anteriores e com 110% de dedicação para superar as estimativas. O que vem depois disso são os louros de uma estratégia perfeita, muito bem contextualizada.

Mas ter uma presença digital rentável exige algo crucial, obrigatório, indispensável: planejamento estratégico. Não tem como pular essa primeira etapa, ela é indispensável. Temos até um modelo de Planejamento de Marketing Digital gratuito para você começar a planejar as ações de sua empresa e construir uma presença digital.

No planejamento, preveja testes A/B principalmente nas redes sociais, com duas postagens diferentes em dias e horários diferentes sobre um mesmo assunto e estabeleça uma meta (mais cliques no link para uma landing page, por exemplo). O post que trazer mais resultados já traz algumas informações do que mais agrada seu público.

Existem outros macetes que você pode conhecer ao baixar mais um material gratuito, nosso e-book com o passo a passo completo de Marketing Digital para iniciantes. Mesmo se você não for tão iniciante assim, vale o download. Temos certeza de que vai encontrar coisas novas!

E, claro, qualquer dúvida, deixe seu comentário ou envie um e-mail para [email protected], que será um prazer responder!

O post O que sua agência digital não te falou sobre as métricas de vaidade apareceu primeiro em ODIG Marketing Digital.



This post first appeared on HOW TO GET MORE TRAFFIC & LEADS WITH PROMETHEUS, please read the originial post: here

Share the post

O que sua agência digital não te falou sobre as métricas de vaidade

×

Subscribe to How To Get More Traffic & Leads With Prometheus

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×