Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Saiba porque sua estratégia de marketing digital precisa de um site rápido

É fato: os smartphones e dispositivos móveis estão dominando e modificando hábitos de consumo das pessoas. Segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia, os celulares inteligentes foram responsáveis por 66% do total de acessos à internet em 2015. Apesar da cobertura razoável de internet 4G, que abrange mais da metade do território nacional, a velocidade real do acesso móvel quase nunca é das melhores.

E se abrir um site na tela do celular é Cada Vez Mais normal, a velocidade de abertura da página já impacta tanto quanto ter um site responsivo ou com versão móvel. Cerca de um terço de todas as páginas online no mundo já possui versão móvel ou formato responsivo, preocupação que se justifica, já que os dispositivos móveis representaram 39% do tráfego total da internet em 2014, segundo o estudo Visual Networking Index.

Mas quanto tempo essa página demora para carregar? Imagina um usuário ter que esperar 10 segundos para poder visualizar sua página?! No mundo atual, imediatista, isso é o equivalente a deixar um cliente 10 minutos na frente do balcão esperando por atendimento.

Nesses casos, não há estratégia de marketing digital ou trabalho bem feito da agência digital que possa ajudar seu negócio. A provável reação do internauta será a rejeição da página (quando um usuário a fecha sem interagir com ela).

Segundo o Comitê Gestor de Internet (CGI.br), o Brasil chegou a 50% dos domicílios com acesso à internet em 2015, ou 32,3 milhões de residências. Além disso, 51% da população urbana e 24% da população rural do país com mais de 10 anos acessa a rede por celulares ou dispositivos móveis. Desse bolo, apenas 24% da população urbana e 5% da rural têm internet mais rápida que 8 Mb por segundo.

Então, Seu Site está bonito, funcional, atualizado periodicamente e com conteúdo incrível, mas ninguém tem paciência de esperá-lo abrir pra ler… Se não pudesse piorar, páginas com carregamento lento prejudicam a aparição de seu site nas buscas do Google e até no Google Adwords.

Google e a experiência do usuário móvel

Desde 2015, o Google já considera a experiência dos usuários em dispositivos móveis como um dado relevante para o bom posicionamento das páginas nas buscas e para definir o índice de qualidade de anúncios do Adwords (que impactam no custo do lance por clique).

A empresa não divulga os critérios exatos que seu algoritmo leva em conta, mas é fato que a velocidade de abertura da página (em qualquer dispositivo, principalmente nos mobiles) é um desses critérios. Basta olhar os primeiros resultados em uma busca simples.

Faz sentido, já que, brasileiros compraram 104 smartphones por minuto em 2014, de acordo com o IDC Brasil. Em 2015, apesar da queda de 12,8% nas vendas, a tendência é que cada vez mais consumidores optem por um celular inteligente ao trocar seu aparelho, o que significa mais pessoas com possibilidade de acessar a internet por celular.

A importância da velocidade do site para as classes C, D e E

Muitos empresários não se preocupam tanto com a qualidade do seu site por entenderem que vendem a um público economicamente emergente, formado pelas classes C, D e E. Porém, o CGI.br aponta que 50% das classes D e E e 30% da classe C têm a internet de celular (3G, 4G ou modem mobile) como principal conexão doméstica.

Para essas pessoas, o tempo de abertura de uma página significa mais ou menos dados sendo consumidos. Ou seja, tempo é dinheiro, já que os serviços de banda móvel são cobrados por cotas de megabytes utilizados por mês. Um site lento sempre vai passar a impressão de ser mais pesado e, consequentemente, proibitivo de ser acessado.

Mesmo que o público de sua empresa não seja majoritariamente das classes C, D e E, você conhece seus clientes e potenciais clientes o suficiente para dizer que eles nunca acessarão seu site por um celular ou dispositivo móvel?

O smartphone está se tornando cada vez mais o centro da vida das pessoas, que por ele guardam suas memórias afetivas, se comunicam, pagam contas, resolvem problemas, jogam e, por que não, fazem novas contas, com compras sem sair da frente do aparelho.

Saiba a velocidade de abertura do seu site

A tendência de acessos e tráfego pelos dispositivos móveis é irreversível. Quando o mercado toma o rumo para mudanças, o ideal é se adequar as novas necessidades para não ficar de fora. Pior ainda, não se adequar é o mesmo que não atender às exigências do consumidor. E isso é imperdoável!

Porém, o Google não seria tão cruel assim, simplesmente punindo os sites mais lerdos. A empresa que é sinônimo de internet oferece um teste de velocidade de abertura das páginas na net. Melhor ainda, dá dicas que você pode compartilhar com sua agência digital para tornar seu site mais rápido. Acesse:

https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

Mas se sua agência digital ainda não fez esse trabalho por você, está na hora de pensar em trocar de agência…

Separamos umas dicas para manter seu site sempre veloz, mas só vamos compartilhar na semana que vem. Gostou desse conteúdo e não quer perder nossos novos posts? Cadastre seu nome e e-mail aí embaixo e receba nossas atualizações.

O post Saiba porque sua estratégia de Marketing Digital Precisa de um site rápido apareceu primeiro em ODIG Marketing Digital.



This post first appeared on HOW TO GET MORE TRAFFIC & LEADS WITH PROMETHEUS, please read the originial post: here

Share the post

Saiba porque sua estratégia de marketing digital precisa de um site rápido

×

Subscribe to How To Get More Traffic & Leads With Prometheus

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×