Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como o Flywheel Marketing pode te ajudar na estratégia que deu errado

Nossa experiência mostra que o começo de um trabalho de Marketing digital é realmente a parte mais difícil, trabalhosa e, em alguns casos, desmotivadora. É como tentar fazer uma fogueira no meio de uma floresta, sem ter fósforos: serão diversas tentativas golpeando uma pedra contra outra, até que uma pequena faísca finalmente atinja a palha.

Quando a faísca chega à palha, o fogo se espalha de forma natural e crescente, pois a palha estava pronta para ser consumida pelas chamas. O primeiro esforço sempre deverá ser mais intenso, como um carro que precisa do arranque para poder andar. É a isso que o CEO da Moz, Rand Fishkin, chamou de Flywheel Marketing, ou Marketing de Impulso.

Depois do impulso, é só embalo

O romancista francês Abel Bonnard já dizia: “andar para trás? Só se for para pegar impulso”. Pouquíssimos conhecem sua obra, mas sua frase é bem popular e se aplica ao conceito do Flywheel Marketing, ou Marketing de Impulso.

Por mais que sua estratégia de marketing digital esteja bem estruturada, é preciso sempre revisá-la para encontrar oportunidades de melhoria. Nesse processo, é preciso ser persistente, pois o erro carrega um grande aprendizado e pode lhe mostrar novas possibilidades. Não dá para desistir se o resultado alcançado no início não foi o planejado.

Para quem não conhece, a Moz é uma das referências em SEO (Otimização das Ferramentas de Busca). Por isso, o Marketing de Impulso se baseia totalmente no trabalho de otimização e posicionamento nas buscas.

Já falamos um pouco sobre como conseguir bom rankeamento e geração de leads utilizando as técnicas de SEO aliadas ao marketing de conteúdo aqui no blog. Se você ainda não leu, vale a pena se inteirar.

O trabalho inicial normalmente é árduo, pois será realizado com poucos resultados imediatos na maioria dos casos e é necessário fazer investimentos (menores que na mídia tradicional).

Para fazer o trabalho, é preciso ser ou contar com um analista de SEO, profissional especializado no funcionamento de ferramentas de busca como o Google, YouTube e, mais recentemente, o Facebook. Sim, esses dois últimos também são ferramentas de busca. Com os conhecimentos em mãos, o analista de SEO busca as melhores práticas para sempre manter uma empresa bem posicionada nas buscas quando um cliente em potencial consultar o Google, por exemplo.

Como é possível entender, a estratégia de SEO exige muito mais trabalho e dedicação, e certamente investimento financeiro. Porém, os resultados gerados serão mais significativos e duradouros para a empresa, já que serão orgânicos.

As pessoas que chegaram ao site por essa estratégia, o fizeram por iniciativa própria, sem ter um link dizendo “Clique Aqui” ou com alguma oferta imperdível, mas perecível. Chegaram à empresa porque notaram que ela tinha algo a lhes oferecer. E esse é exatamente o impulso que queremos, depois disso, o trabalho embala e começa a crescer.

Você deve estar disposto para aplicar o Flywheel Marketing (Marketing de Impulso)

Em um post, Rand Fishkin explica os conceitos do Marketing de Impulso. O nome “Flywheel” (volante do motor, em português) se refere à ideia de uma roda que precisa de esforço para dar o primeiro giro. Depois, com o mesmo esforço a roda gira cada vez mais rápido até o momento em que consegue se alimentar sozinha do impulso inicial.

Fishkin estabelece três regras para melhorar os resultados de quem se propõe a adotar o Marketing de Impulso:

  1. Disposição para investir mais dinheiro, recursos e tempo em uma tática de Impulso do que em outros tipos de abordagem de marketing digital;
  2. Disposição para experimentar, errar e aprender com os erros, já que é uma estratégia que sempre deve ser aprimorada;
  3. Disposição para compreender os diferentes canais digitais. O Flywheel envolve a experimentação de canais pouco explorados e uma dose de pioneirismo para inovar em frentes menos tradicionais. Se algo der errado, lembrar do item 2.

A ideia, no final das contas, é que sim, a empresa vai gastar muito mais, terá muito mais trabalho e irá dispender de muito mais recursos e tempo para dar o start na estratégia de Marketing de Impulso.

Porém, quando conseguir embalar, ou seja, os resultados planejados começarem a aparecer e serem superados, os custos tendem a diminuir ou serem absorvidos com mais facilidade.

Afinal, a empresa que tinha 100 clientes e gastava um valor “x” para tocar sua estratégia vai conquistar 1.000 clientes e continuar gastando o mesmo valor “x”.

Ficou com alguma dúvida ou tem algo a dizer sobre o Flywheel Marketing? Conte pra gente aí nos comentários. Será um prazer responde-lo.

O post Como o Flywheel Marketing pode te ajudar na estratégia que deu errado apareceu primeiro em ODIG Marketing Digital.



This post first appeared on HOW TO GET MORE TRAFFIC & LEADS WITH PROMETHEUS, please read the originial post: here

Share the post

Como o Flywheel Marketing pode te ajudar na estratégia que deu errado

×

Subscribe to How To Get More Traffic & Leads With Prometheus

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×