Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Diferenças entre Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e Geração de Leads

Entre as principais correntes do Marketing digital estão os termos inbound marketing, marketing de conteúdo e geração de leads. É importante saber, porém, que esses termos não são a mesma coisa, mas podem ser perfeitamente relacionados na estratégia de uma empresa.

Vamos explicar o que significa cada um deles:

Geração de Leads

Geração de Leads pode ser definido como os meios, ações e iniciativas tomadas para gerar mais contatos para uma empresa, resultando em pedidos de cadastro em listas de e-mail marketing, aproximação de um cliente com uma empresa etc. O objetivo da geração de leads é propiciar oportunidades de contato para vender e gerar receitas. É o resultado da estratégia e não uma forma de alcançá-lo.

Exemplos de ações para geração de leads: produção de conteúdo rico em um site, períodos de teste e versões demonstrativas, anúncios em campanhas do Google Adwords etc

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é o método de propagar uma empresa, seus produtos e serviços por meio de conteúdos ricos que interessem a um determinado grupo de leitores. Apesar de as definições de marketing de conteúdo datarem do começo do século XXI, é possível dizer que muitas empresas já faziam esse trabalho bem antes, como é o caso dos populares livros de receitas da Leite Moça ou os guias de cuidados com bebês do segmento de fraldas da Johnson & Johnson, muito populares antes do surgimento da internet.

O que mudou com a popularização da internet foi a possibilidade de acompanhar e mensurar cada passo do consumidor de conteúdo de uma empresa. Um blog de receitas de uma marca de leite condensado hoje pode oferecer mais links, materiais interessantes e receitas em vídeo, para manter o visitante cativo no site da marca.

Exemplos de ações de marketing de conteúdo: blogs com atualização frequente, vídeos, e-books, whitepapers, modelos de projeto, palestras, webinars etc

Inbound Marketing

Já Inbound Marketing é um conceito mais amplo, recente e pode ser definido como marketing de aproximação ou de interesse. “Inbound” significa algo como “vir para dentro” em inglês, e essa forma de promover um produto ou empresa consiste exatamente nisso: o cliente vai até seu negócio. O objetivo é ser encontrado na rede.

É importante entender a diferença entre trazer um cliente e ele vir até seu negócio por vontade própria. Quando a empresa traz o cliente, normalmente é por meio de uma ação proativa, seja ela uma promoção, anúncio ou qualquer outro meio de buscar clientes. Vale lembrar que ambas as formas são importantes e adequadas, o que muda é o tipo de negócio a ser promovido.

Já quando o cliente vem até a empresa – “ser encontrado”, ele está buscando algo que seu negócio pode oferecer. O inbound marketing é o conjunto de ações para se aproximar do cliente, de fazê-lo buscar a empresa por iniciativa dele, de se tornar familiar a ele. Entre as ações do inbound marketing estão o marketing de conteúdo, as palestras e cursos, avaliações e análises de pontos críticos, períodos de teste, entre outras formas de fazer o cliente buscar a empresa.

Relação entre Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e Geração de Leads

Se são conceitos diferentes, na prática se inter-relacionam. Vale como exemplo entender que uma das formas mais eficazes de se fazer inbound marketing é utilizar conteúdo em todas as formas possíveis (marketing de conteúdo), visando a geração de leads, em busca do objetivo maior de qualquer empresa, que é gerar receita.

Isso aqui é apenas uma breve explicação, mas deixe suas dúvidas aí nos comentários que será um prazer respondê-las!

 

Ah, e não deixe de complementar a leitura com nosso e-book gratuito para iniciantes no marketing digital.

O post Diferenças entre Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e Geração de Leads apareceu primeiro em ODIG Marketing Digital.



This post first appeared on HOW TO GET MORE TRAFFIC & LEADS WITH PROMETHEUS, please read the originial post: here

Share the post

Diferenças entre Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo e Geração de Leads

×

Subscribe to How To Get More Traffic & Leads With Prometheus

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×