Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como encontrar a decoração perfeita para um imóvel?

Quando pensamos ou falamos em decoração, logo nos vem à mente maneiras de dispor os móveis, objetos decorativos e tudo o que compõe uma casa, com o intuito de decorá-la.

Só que a decoração não tem como objetivo única e exclusivamente preencher um cômodo, ela vai muito além disso. Tanto que podemos escolher entre diferentes estilos decorativos e adaptá-lo às nossas necessidades e rotinas.

Pensando por esse ângulo, o conceito de decorar está relacionado a tornar o imóvel ainda mais útil ao nosso dia a dia, respeitando cada estilo de vida e o ritmo do cotidiano.

A partir dessa linha de raciocínio, começamos a compreender que ela desempenha um papel muito importante em nossas vidas. É por conta da decoração que nossa casa supre nossas necessidades e que o mercado moveleiro vem inovando.

Ele tem trazido até nós novas soluções que, além de decorar melhor o imóvel, permite mais praticidade e conforto no dia a dia. No entanto, nem sempre é fácil encontrar a decoração perfeita para um imóvel.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar seu conceito, importância e como fazer para encontrar a mais adequada às suas necessidades. Acompanhe a leitura!

Decoração: conceito

A definição de decoração está atrelada a um conjunto de técnicas cenográficas e visuais, que tem como objetivo compor e ornamentar espaços como:

  • Residências;
  • Escritórios;
  • Lojas;
  • Shoppings;
  • Entre diversos outros ambientes.

Tudo o que estiver presente visualmente nesses e em outros espaços tem a ver com decoração. Nisso podemos incluir a cor das paredes, mobília, objetos decorativos, cortinas, tapetes, eletrônicos, entre demais itens.

Até mesmo componentes da própria estrutura do projeto feitos com o auxílio de uma escada tipo plataforma, como colocação de luminárias, ajudam a formar a decoração.

Em vista disso, eliminamos a ideia de que decorar é uma atividade simples, muito pelo contrário. Para ser perfeita, é necessário ter muito conhecimento sobre o assunto. É exatamente por isso que os decoradores são profissionais tão fundamentais.

O design de interiores é uma prática que planeja cuidadosamente cada ambiente, independentemente de comporem construções residenciais ou comerciais. É com isso que eles se tornam agradáveis, bonitos e úteis para o dia a dia.

Durante esse planejamento, vários aspectos são levados em conta, como acessibilidade, iluminação, conforto térmico, acústica, capacidade de organização e praticidade.

Se você colocar tudo na ponta do lápis, vai perceber o quanto pode ser complexa essa decisão, e a partir disso, é possível compreender a importância de espaços bem decorados.

Importância da decoração

A decoração vai muito além de escolher alguns móveis e objetos decorativos e espalhá-los pelos cômodos. Um ambiente bem decorado não é apenas bonito, visto que algumas práticas, como a raspagem de taco traz harmonia e equilíbrio.

Até mesmo os nossos sentidos são afetados, o que nos remete à qualidade de vida, pois se você se sente bem dentro de um ambiente, pode ter certeza de que a decoração dele está interferindo diretamente nessa sensação.

Trata-se de uma forma de tornar cada cômodo mais prático e confortável, e isso em nada tem a ver com beleza. Às vezes, uma linda e enorme mesa de jantar está desproporcional ao tamanho da sala, o que pode causar desconforto.

Por isso, levamos em conta o tamanho da mobília e dos objetos, espaços mínimos requeridos, formas, texturas, tecidos, revestimentos, iluminação, entre outras características primordiais.

A decoração deve ser vista como uma atividade que alimenta os sentidos dos moradores, e conforme a maneira como foi criada, vai transmitir sensações diferentes.

Por exemplo, ao fazer reformas de casas, os quartos devem ser pensados para transmitir aconchego, o escritório deve ser decorado de modo a aumentar a produtividade, a sala de estar para os momentos de lazer, e assim por diante.

Decorar também considera aspectos relacionados à saúde dos usuários. Quando escolhemos a cadeira do escritório, é necessário pensar no tamanho e no peso de quem vai usar.

A iluminação é outro exemplo, já que ela é fundamental para garantir produtividade e concentração nos ambientes de trabalho, ou tranquilidade na hora do sono. Mesmo porque, ambientes mal iluminados podem ocasionar problemas de visão.

Outro componente importante da decoração são as cores, visto que elas são capazes de influenciar nosso ânimo. Algumas são mais alegres, outras são mais neutras, e o equilíbrio entre elas é o que determina a sensação das pessoas no ambiente.

Existem muitos fatores que ajudam a compor a decoração, e todos eles devem ser levados em conta para criar a atmosfera que você deseja para a sua casa.

Só que pensar em tudo, desde a calha de alumínio até as cores das almofadas pode ser uma tarefa difícil, ainda mais quando nos deparamos com tantos estilos disponíveis.

Para te ajudar nessa empreitada, no próximo tópico, trouxemos sugestões de como encontrar a decoração ideal para o seu imóvel.

Dicas para fazer uma boa composição de ambientes

Para decorar a sua casa do jeito certo, existem algumas estratégias que são infalíveis, independentemente do estilo que você escolheu. São elas:

1 – Escolher um sofá do tamanho ideal

O sofá é uma das principais mobílias e o móvel que mais vai chamar a atenção na sala de estar. Além disso, é ele quem vai garantir todo o conforto na hora de assistir a TV ou receber as visitas.

Só que conforto não se atrela a tamanho, sendo assim, se você contratou uma empresa de demolição de casas para depois construir um imóvel menor, considere o tamanho do cômodo na hora de fazer sua escolha.

É melhor comprar um sofá menor e compor o ambiente com uma poltrona do que restringir o espaço de circulação.

2 – Reserve espaços para circulação

Já que mencionamos esse quesito no item anterior, é fundamental dispor espaços confortáveis para a circulação de pessoas. Para isso, deixe uma distância mínima de 90 cm entre móveis e paredes.

Para ficar mais fácil, faça um rascunho em menor escala para simular os espaços, e não se esqueça de conversar com o vendedor ou profissional que possa te orientar.

3 – Dividir os espaços de maneira inteligente

Se o seu quarto é muito grande, pode usar uma divisória de gesso para quarto para dividi-lo, por exemplo, entre o local da cama e o espaço que você vai usar para trabalhar.

Essas divisórias evitam que você precise construir uma parede inteira, o que acaba por gerar resíduos e até prejudicar a estrutura do imóvel.

4 – Valorizar a iluminação natural

A iluminação natural é muito importante, tanto para proporcionar acolhimento quanto para garantir a nossa saúde (vitamina D), e de quebra economizar energia.

Por meio dela, você garante cômodos arejados e sensação de amplitude. Se for usar uma divisória de granito para banheiro, prefira tons claros. A mesma situação se aplica aos pisos, principalmente em imóveis menores.

Para quebrar a neutralidade, você pode optar por algumas peças decorativas coloridas, como almofadas e tapetes. Ademais, jamais permita que um móvel, como um guarda-roupas, cubra parte da janela.

5 – Equilibrar a quantidade de objetos

Os objetos de decoração embelezam o lar e sem dúvidas fazem muita diferença, mas não se empolgue e compra apenas o necessário.

O excesso pode prejudicar o visual do cômodo e fazê-lo parecer menor. Para acomodar os enfeites, uma boa dica é investir em prateleiras ou nichos, principalmente na sala e nos quartos.

6 – Investir em espelhos

Os espelhos são ótimos itens de decoração, principalmente para imóveis menores, como os apartamentos modernos lançados mais recentemente.

Um espelho decorativo para sala de jantar, por exemplo, é ótimo para causar sensação de amplitude no ambiente e colabora com a iluminação natural.

O único segredo ao usar esse item é saber onde posicioná-lo. O espelho não deve refletir partes da casa como banheiro ou cozinha. O ideal é que ele esteja voltado para a parede da frente, refletindo apenas o ambiente onde está inserido.

7 – Selecionar uma mesa de tamanho adequado

Assim como o sofá, a mesa da cozinha ou da sala de jantar deve ter um tamanho adequado ao cômodo e, claro, às suas necessidades.

A quantidade de lugares também deve ser compatível com a quantidade de moradores. Sendo assim, uma família de 4 pessoas pode comprar uma mesa de, no máximo, 6 lugares, para os dias em que receber visitas.

Conclusão

A decoração é fundamental para que você se sinta bem dentro da sua própria casa. Mais do que isso, ela vai garantir que você possa realizar todas as atividades pertinentes ao seu dia a dia com conforto e segurança.

Neste artigo, você compreendeu um pouco mais sobre sua importância e teve acesso a dicas para não errar na escolha, independentemente do estilo de decoração que escolher. Com certeza, seu lar vai ficar muito mais bonito e funcional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O post Como encontrar a decoração perfeita para um imóvel? apareceu primeiro em Aloh.in.



This post first appeared on Sites Para Imobiliárias E Corretores De Imóveis Autônomos., please read the originial post: here

Share the post

Como encontrar a decoração perfeita para um imóvel?

×

Subscribe to Sites Para Imobiliárias E Corretores De Imóveis Autônomos.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×