Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como o conceito aberto pode ampliar um imóvel?

Os imóveis hoje tem um espaço cada vez menor de área útil. Pensando nisso, muitas pessoas têm optado pelo conceito aberto como uma forma de explorar melhor o Ambiente de seus imóveis, ganhando mais espaço e uma sensação de amplitude muito maior.

O Conceito Aberto não é uma tendência relativamente nova, mas acabou ganhando muita força por conta do impacto de seriados e filmes televisivos. A tendência surgiu em Nova York, quando jovens começaram a procurar imóveis para morar.

Por conta do alto custo de imóveis nas cidades, muitas pessoas acabaram indo para áreas industriais mais afastadas, onde alugavam ou compravam espaços comerciais para transformar em casas, precisando apenas de ajustes como reforma elétrica apartamento.

Por que essa prática se tornou tendência nos últimos anos?

Essa tendência começou a se popularizar e hoje é sinônimo de estilo e modernidade. A principal mensagem que o Conceito aberto tenta passar é a de liberdade.

É importante compreender que trata-se de um estilo para quem não gosta de se sentir claustrofóbico dentro de casa, uma vez que este modelo prioriza a ausência de paredes e portas.

Uma de suas principais atribuições é a mobilidade. O conceito aberto tem o objetivo de integrar os cômodos da casa, e por conta disso, a mobilidade se torna muito mais fluida.

Além do mais, como o espaço é mais aberto, o morador consegue decorar com muito mais possibilidades, utilizando uma cortina de tiras de tecido para dar um toque especial ao ambiente.

Diversos modelos de decoração podem se encaixar nesse conceito, desde um ambiente mais rústico ou industrial até apartamentos modernos e luxuosos, com detalhes que podem transformar completamente o imóvel.

Além disso, boa parte da ideia de um conceito aberto inclui o fato de os ambientes poderem interagir entre eles.

Assim, uma pessoa que está na cozinha pode facilmente participar de uma conversa acontecendo na sala, ou uma pessoa pode olhar seus filhos enquanto faz outra atividade.

O conceito aberto é uma ótima pedida para quem deseja ter mais espaço e se sentir confortável em um ambiente maior e mais integrado. Ele também elimina a sensação de solidão, uma vez que não há paredes e portas fechando os ambientes.

Por isso, mesmo pessoas que moram sozinhas acabam se beneficiando desse conceito estético. Até mesmo em ambientes profissionais, o conceito amplo com uma bancada de trabalho com luminaria pode deixar mais confortável o espaço.

Explorando o conceito aberto

Por conta de sua estrutura, você precisa planejar muito bem a forma de decorar um ambiente completamente aberto. A ausência de paredes também indica que não haverá uma limitação de cômodos para que você consiga identificar para fazer a mudança.

Neste caso, aliar funcionalidade e estilo é a regra básica para aproveitar todo o espaço que a casa proporciona, aumentando ainda a quantidade de elementos de decoração que você pode optar.

1 – Ambiente harmônico

Um dos principais pontos para um ambiente em conceito aberto é a harmonia. A decoração deve fazer sentido, como se um ambiente se conectasse com outro. Dessa forma, é possível criar um imóvel muito mais bonito.

Harmonia não significa padronização, e você não precisa utilizar móveis dos mesmos materiais e cores. A ideia é que os estilos utilizados na decoração se suplementam, unindo-se em prol de uma decoração melhor definida.

Para criar um destaque em uma parte específica do ambiente, você pode apostar em detalhes marcantes que sejam impactantes para apresentar um cômodo, e até mesmo explorar uma ambientação 3d.

2 – Uso de tapetes

Os tapetes são uma das formas mais antigas de decoração, e podem ser usados de diversos modelos e cores. Eles são ótimos para delimitar espaço em um apartamento de conceito aberto, uma vez que há possibilidades de criar toda uma estrutura em volta dele.

Dentre os modelos mais comuns, podemos citar:

  • Tapete shaggy;
  • Tapete persa;
  • Fibras naturais;
  • Couro.

Normalmente, para dar a sensação de continuidade no imóvel, os pisos acabam seguindo um mesmo padrão, uma vez que o conceito aberto elimina a ideia de cômodos separados. Entretanto, ao inserir um tapete, você cria uma área de destaque.

Por isso, é possível manter o piso cimento queimado polido e então utilizar o modelo de tapete que considerar mais adequado.

Ainda assim, você possui uma peça discreta no ambiente, que não destoa da ideia principal, delimitando o espaço para uma atividade ou algum elemento específico. Para garantir estilo e elegância em seu ióvel, procure tapetes que conversem entre si.

Embora eles não precisem ser iguais, cores e estampas semelhantes podem fazer uma grande diferença na composição. Portanto, é importante que você saiba onde encontrar os tapetes que deseja e como utilizá-los corretamente.

No caso de imóveis pequenos, onde o espaço pode se tornar um problema, o ideal é investir em tapetes de cores claras. Isso ajuda a passar uma sensação de amplitude na casa, permitindo uma melhor sensação.

3 – Melhor movimentação

A movimentação deve ser uma prioridade sempre no caso do conceito amplo. O principal elemento dessa estrutura é justamente a facilidade de circulação, então evite colocar móveis e outros elementos que possam atrapalhar.

A funcionalidade deve ser uma prioridade durante toda a construção do conceito da casa. Por isso, a preparação e o planejamento são pontos muito importantes em qualquer tipo de decoração.

Até mesmo a sonorização de ambientes residenciais muda quando seu espaço é fluido em questão de movimento.

Quando você estipula bem o que deseja fazer com o imóvel, é muito mais fácil tirar do papel e iniciar a transformação do local. Assim, pode-se estipular também os tipos de móveis que deseja comprar, para garantir que eles não atrapalhem a movimentação.

4 – Móveis como divisórias

Os móveis podem ser uma excelente maneira de discretamente utilizar ambientes diferentes dentro do conceito aberto. Você pode criar cômodos simplesmente aproveitando o layout da casa e dispondo os móveis de uma maneira funcional.

A grande vantagem desse modelo é que todas as pessoas poderão continuar suas interações normalmente, independente de onde estejam dentro do imóvel. Além disso, existe a possibilidade de melhorar os espaços criando uma espécie de divisão.

Quanto mais criativo você for para explorar essas variações de cômodos, melhor. Suas possibilidades são impressionantes, uma vez que é possível criar praticamente qualquer elemento dentro de sua residência.

5 – Identifique seus ambientes

Embora o imóvel de conceito aberto não tenha divisórias ou paredes definidas, isso não significa que o imóvel é uma bagunça e você pode fazer qualquer coisa em qualquer lugar. É preciso ter ordem nos ambientes.

A delimitação de um espaço não é um fator problemático em si. Entretanto, você deve se perguntar sobre a possibilidade de explorar melhor todos os espaços disponíveis em seu imóvel, para que você não perca nenhuma área útil.

Em um ambiente que você deseja que se forme uma sala de jantar, por exemplo, é ideal investir em uma mesa e cadeiras confortáveis e elegantes, que combinem com o conceito geral do ambiente.

Já para a cozinha, os eletrodomésticos e bancadas de preparo de alimentos podem fazer o mesmo resultado. Você não precisa ir muito longe para fazer estes modelos, basta aproveitar com qualidade o espaço que você possui.

A iluminação pode ser uma grande aliada neste caso. Com projeções de luz e spots colocados nos lugares certos, você pode aproveitar para delimitar um espaço de maneira discreta e que se misture com o ambiente como um todo.

6 – Ventilação e iluminação

Estes dois elementos são muito importantes no conceito de um imóvel amplo. A iluminação tem parte decisiva na estrutura da casa, principalmente por contar com detalhes importantes sobre a distribuição de cômodos.

Além de luminária led cozinha, é muito comum explorar a luz natural em imóveis de conceito amplo.

Através de janelas grandes, você pode usufruir da luz solar para criar um ambiente mais arejado e com um ar de renovação, o que é ideal para explorar corretamente este tipo de ambiente.

Por outro lado, a ventilação natural também é muito benéfica para a saúde, sobretudo em locais onde o clima é mais quente.

A circulação de ar em um conceito amplo é muito maior, o que permite que você tenha um local mais ventilado sem precisar gastar muito.

Além disso, ferramentas como ventiladores e ar-condicionado costumam funcionar para todo o ambiente, sem que haja necessidade de ter vários equipamentos espalhados pela casa.

Ainda assim, este não deve ser o foco da ventilação em um apartamento neste modelo.  Deixe a circulação natural fazer seu efeito e refrescar o ambiente.

Considerações finais

O conceito amplo é um modelo que tem muita versatilidade, e é ideal para espaços menores. Sua sensação de amplitude permite que você crie excelentes opções de decoração e design, mantendo uma estrutura única.

Para tal, você precisa se atentar se precisar fazer uma demolição de paredes, mas o resultado ficará impressionante.

Por isso, é preciso aproveitar todas as possibilidades para criar um ambiente agradável e especial em seu imóvel, tornando-o um atrativo tanto para você morar como um diferencial se decidir negociar o espaço.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

O post Como o conceito aberto pode ampliar um imóvel? apareceu primeiro em Aloh.in.



This post first appeared on Sites Para Imobiliárias E Corretores De Imóveis Autônomos., please read the originial post: here

Share the post

Como o conceito aberto pode ampliar um imóvel?

×

Subscribe to Sites Para Imobiliárias E Corretores De Imóveis Autônomos.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×