Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Teoria da anulação dos argumentos

Como matemáticos conseguiram comprovar a tese

Matemáticos do IMPA apresentaram hoje a fórmula que atesta a existência da teoria da anulação dos argumentos. “Conseguimos demonstrar que um Fato desastroso pode ser usado como argumento para anular um fatoruim”, declarou Marcelo Viana.
Em seguida, o matemático Fernando Codá foi ao Twitter expor a teoria.
Primeiro ele postou um fato ruim: “Lula pegou carona no jatinho de um empresário”. Em seguida, percebeu o surgimento de uma enxurrada de respostas que se valiam de fatos desastrosos como argumento para anular o fato ruim. Selecionou um deles: “Ricardo Salles esvaziou o Ibama, acabou com a fiscalização, empoderou garimpeiros e terminou investigado por esquema de importação ilegal de madeira”.
Codá então mostrou que novos argumentos giravam em círculos concêntricos de forma infinita até atingir a forma final de duas rosquinhas. “São duas realidades paralelas que se aproximam sem que nunca haja uma interseção. E acabam girando, girando, girando em torno do próprio eixo egocêntrico”, explicou.
Dessa maneira, segundo o matemático, os argumentos acabam se anulando. “O fato ruim e o fato desastroso adquirem relevância zero”, concluiu.
O fenômeno começou a ser estudado pela comunidade científica quando qualquer crítica ao governo Bolsonaro era refutada com a máxima: “E o PT?”. “Notamos a força avassaladora do vetor PT para anular toda sorte assimétrica de discussões. Num gráfico vertiginoso, Codá mostrou como todos esses debates terminavam em rosquinha”, disse Marcelo Viana.
Os matemáticos chegaram a uma fórmula que comprova a anulação do debate independentemente da origem do vetor. “O fato ruim pode vir da esquerda ou da direita. Basta apresentar um fato desastroso do outro lado para anular a discussão”, concluiu Viana.
A fórmula, que aplica o conceito de “MI” para o fato ruim e “MIMI” para o fato desastroso, é a seguinte: MI + MIMI = MIMIMI.
Entusiasmado, Codá apresentou um estudo sobre as variáveis dessa teoria fora do campo das discussões políticas.
“Vamos aplicar o fato ruim: {MI = Filho, você não estudou e vai repetir de ano}.
Estamos pesquisando se ele seria anulado pelo fato desastroso: {MIMI = O Pedrinho do 401 foi expulso da escola, jogou uma bomba na diretoria e foi levado para a delegacia por vender drogas no recreio, mãe! Isso a senhora não vê?!}.
Os estudos ainda são inconclusivos.

Renato Terra
Roteirista e autor de “Diário da Dilma”. Dirigiu o documentário “Uma Noite em 67”.

Share the post

Teoria da anulação dos argumentos

×

Subscribe to Blog Do Mesquita | Opiniões, Arte, Política, Cultura, Comportamento, Tecnologia, Design, Fotografias, Poesias, Publicidade.

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×