Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Diceland

Sinopse:

Os jogadores têm que ir marcando cruzes no seu tabuleiro até conseguir Marcar 9 cruzes em casas com estrelas (tesouro) e terem todas as casas de uma cor marcadas com uma cruz.

Como se joga:

⇒ Setup

Cada jogador recebe um tabuleiro e um marcador.

Define-se um jogador inicial que recebe também todos os Dados (6 no total).

⇒ Desenvolvimento

O jogador ativo completa sempre duas fases:

  • Fase 1 – Lançamento de dados
  • Fase 2 – Marcar cruzes

Na fase 1, o jogador ativo lança os dados e em seguida reserva todos os dados de uma cor que lhe interesse marcar na fase 2. Em seguida pode optar por passar imediatamente para a fase 2 ou voltar a lançar todos os dados que não tenha reservado anteriormente.

Se optar por voltar a lançar os dados, após fazê-lo, verifica se tem algum dado com a cor dos dados reservados no primeiro lançamento e reserva-os junto dos primeiros, ou, caso não tenha lançado nenhum nessa cor, passa imediatamente para a fase 2.

No caso de ter conseguido reservar pelo menos 1 dado, pode optar por continuar a lançar até ao momento em que decida parar e passar para a fase 2 ou após o lançamento não ter dados na cor dos dados já reservados anteriormente.

Na fase 2, o jogador ativo marca tantas cruzes como o número de dados reservados na respetiva cor. Os outros jogadores pode optar por uma das cores não reservadas para marcar cruz. Por exemplo, o Tó reservou 3 dados azuis e deixou ficar 1 vermelho e 2 verdes. Depois de marcar as 3 cruzes azuis, a Ana marcou uma cruz numa casa vermelha e a Mia optou por fechar um território verde com as duas cruzes dos dados verdes.

Regras para marcar cruzes:

  • Os jogadores têm de usar a totalidade dos dados da cor escolhida;
  • Os jogadores têm de terminar o território de uma cor para poder começar um novo território nessa cor;
  • Se o número de dados de uma determinada cor for maior que o número de casas que o jogador tem que marcar, o jogador não marca casa nenhuma;
  • Sempre que um jogador marca uma casa com uma estrela, deve marcar na margem inferior do seu tabuleiro, a respetiva estrela dessa cor;
  • Sempre que um jogador marca a última casa de um determinada cor, pode marcar também a casa do canto inferior esquerdo (1x multicor)

⇒ Fim do jogo 

O jogo termina imediatamente após um jogador conseguir concluir as duas condições:

  1. Marcar nove cruzes sobre casas de estrelas (tesouros); e
  2. Marcar todas as casas de uma cor.

O vencedor é o primeiro a conseguir alcançar estes dois objetivos cumulativos!

Avaliação:

Diceland é um jogo da dupla Andreas Spies (Tembo) e Reinhard Staupe (David & Goliath, Twenty One, Dom Quixote) editado pela NSV, que de uns tempos a esta parte nos tem brindado com interessantíssimos filler games baseados no mecanismo de marcação de cruzes (Träxx, Qwixx…).

Desta vez Diceland usa novamente os dados de cores para nos colocar o desafio de conseguir ser o primeiro a marcar todas as casas de uma determinada cor e novo cruzes que representam tesouros e que estão espalhados pelo tabuleiro. À primeira vista nada de novo, e na verdade não há aqui grande novidade, o que nos prende é o fun factor do jogo, que nos envolve e nos faz mergulhar durante cerca de 20 minutos numa tentadora aventura de ser o primeiro a conseguir o duplo objetivo!

Em termos de materiais, a editora alemã não deixou nada os créditos em mãos alheias e decidiu “embalar” o jogo numa caixa quadrada de baixo perfil, onde colocou 4 mini tabuleiros plastificados, 4 bons marcadores e 6 dados de madeira muito agradáveis ao tato. A tampa da caixa é revestida com um feltro que serve como recipiente para lançar os dados! Tudo de excelente qualidade.

As regras do jogo são muito fáceis, e é daqueles jogos que em poucos minutos estamos a jogar. O livro de regras traz vários exemplos para acompanhar as regras e só e necessário nas primeiras partidas.

Para terminar diria que Diceland tem inúmeros concorrentes de valia neste nicho dos jogos de dados com marcadores (como já referi anteriormente), e por isso, se o que procuramos é a novidade de mecanismos, podemos ficar algo desconsolados, porque neste jogo não há realmente nenhuma singularidade, trata-se “apenas” de um jogo muito bem testado, uma ideia simples, bem concretizada e muito bem produzida. Um produto de diversão seguro, que agradará sobretudo a todos aqueles que ainda não tenham nada dentro do género ou a individuos como o tipo que escreveu esta crítica que é um ludo-adito sem remissão.

Ligações:

Site da NSV → AQUI

Ficha BGG → AQUI

Resumo em português  AQUI

Comprar:

Bücher  AQUI

Blog de Origem: JogoEu
Link: https://ift.tt/2tOxZAn
Autor: abruk



This post first appeared on Joga Brasil | Blog Agregador De Notícias Sobre Jo, please read the originial post: here

Subscribe to Joga Brasil | Blog Agregador De Notícias Sobre Jo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×