Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Quarto – Versão Caseira !

Hoje vamos falar de um jogo realmente muito interessante: Quarto !
http://ift.tt/1xXqAHn
Quarto foi lançado em 1991 e muito resumidamente, trata-se de uma Versão moderna do nosso já conhecido “Jogo da Velha”, embora em Quarto, as possibilidades são gigantescas e em síntese não lembra nada quanto ao Jogo em sí  do nosso já conhecido “Jogo da Velha”.
Cito “Jogo da Velha”, já que neste jogo o objetivo é conseguir alinhas suas 3 peças, tanto horizontalmente quanto ortogonalmente. No Jogo Quarto, você também tem como objetivo alinhar não 3 peças, mas 4 delas.
O problema começa com as peças, já que são 16 delas com 4 características distintas: Forma, Tamanho, Cor, Superfície (Com furo e sem furo).  Uma vez que você alinhe 4 peças quaisquer com 1 das 4 características, você vence a partida.
Uma característica interessante no Jogo Quarto, é que você escolhe 1 peça qualquer e entrega ao seu oponente, que posicionará esta peça no Tabuleiro. 
Repare que aqui começa o problema principal do Jogo, que é não dar chance do adversário conseguir completar 1 característica e vencer a partida.
Mais que apenas escolher uma peça e entregar ao adversário, você precisa prestar muita atenção nas peças que ainda estão disponíveis para serem escolhidas e se estas possibilidades darão possibilidades futuras de vitória ao adversário ou à você mesmo.
Muitas vezes ocorre de você entregar 1 peça ao adversário e ele não conseguir enxergar que dependendo da posição que será colocada no Tabuleiro, dará a vitória à ele.
Prestar atenção nas 4 características e como elas estão colocadas no Tabuleiro é essencial para a vitória e aí vem um aspecto que realmente consideramos muito interessante neste Jogo, que é saber “ler” o Jogo e ver as possibilidades futuras das peças que ainda não entraram em Jogo.
Parece muito simples escolher 1 peça e entregar ao adversário para que ele posicione no Tabuleiro, mas a escolha tem que ser a que menos possibilidades dê para se completar 1 característica.
Em muitas partidas, esta leitura do Jogo tornou-se complicada, pois existe um “embaralhamento” das características de cada peça e você pode passar por uma jogada que te levaria à vitoria, simplesmente por não prestar atenção em todas as peças do Jogo. Não só as que se encontram no Tabuleiro, como as que se encontram também fora.
Quarto é indicado para idade acima de 6 anos e realmente temos encontrado certa dificuldade de assimilação de como as coisas funcionam. Prestar atenção no Jogo aqui é essencial, pois um descuido seu e a vitória cai no colo do adversário.
Para aqueles que gostam de Jogos abstratos bem elaborados, Quarto é recomendação obrigatória !
Fizemos uma Versão Caseira de Papelão e vão perceber que nas peças, ainda faltou 1 característica, que seriam 2 formas diferentes. Solucionamos este problema simplesmente colocando uma Fita Isolante em volta das peças que seriam de uma determinada forma. Assim, mantivemos o trabalho e não precisamos refazê-lo. Esta Fita Isolante não aparece nas imagens, mas basta colocar 2 peças iguais e em 1 delas, colocar esta Fita, diferenciando as 2.
Colocamos imagens de todo processo de confecção de nossa Versão Caseira, já que utilizamos Caixas  de papelão vazias que seriam jogadas fora.
O resultado ficou bem interessante, embora tivéssemos achado um tanto confuso para um Jogo que exige atenção dos participantes !
Recomendamos !

Blog de Origem: Clube do Tabuleiro de Campinas
Link: http://ift.tt/2yBtB9g
Autor: Wagner




This post first appeared on Joga Brasil | Blog Agregador De Notícias Sobre Jo, please read the originial post: here

Share the post

Quarto – Versão Caseira !

×

Subscribe to Joga Brasil | Blog Agregador De Notícias Sobre Jo

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×