Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Grupos Teatro Fashion Mall - Parem de Falar Mal da Rotina







P A R E M   D E   F A L A R   M A L   D A   R O T I N A
De Elisa Lucinda – 14 anos!

“Parem de Falar Mal da Rotina” não é um espetáculo convencional onde uma história é contada. Este espetáculo é um modo de vida, é uma visão de existência. É a maneira com que Elisa Lucinda, atriz, roteirista e diretora da peça consegue expressar sua urgência e inquietude na busca interminável da liberdade de se poder viver plenamente, sem os famosos cárceres que nós mesmos nos impomos.

A ideia desse espetáculo surgiu quando Elisa participou do Festival Internacional de Teatro em Sitges na Espanha em julho de 2002. Neste primeiro formato, a atriz, entre um poema e outro, conversava e conduzia a platéia, introduzindo uma nova visão do cotidiano e dos personagens que criamos no nosso dia-a-dia. Neste festival, sua atuação foi tão marcante que lhe valeu uma crítica elogiosa no prestigiado jornal espanhol La Vanguardia*. Este modo de interpretar e interagir com a platéia cria uma relação direta e divertida, o que levou o espetáculo a ser carinhosamente chamado pela imprensa de “Cabaret Poético”. A reação da platéia foi o impulso para a efetivação do “Parem...”. Ao chegar ao Brasil, a atriz foi convidada por Amir Haddad, então diretor do teatro Carlos Gomes, a realizar um espetáculo que fortalecesse e produzisse formação de plateia num centro de Rio de Janeiro deserto, que  na época não lembrava em nada a efervescência da Lapa de hoje. Elisa topou e transformou a despretensiosa montagem daquelas terças e quartas às 7 da noite, na praça Tiradentes em multidões que a seguem  pelo Brasil  e pelo mundo. A peça une histórias vividas e ouvidas por Elisa, como observadora do cotidiano, além dos poemas retirados dos livros “O Semelhante”, “Eu teamo e suas estreias” e “A fúria da Beleza”. O resultado é o nascimento impressionista de vários personagens, dos quais ela faz uma mostragem em 2h30 de elogios à rotina, nos obrigando a nos observar de fora. Assim percebemos que “a rotina” é um personagem fictício que criamos, e que NÓS por sermos os sujeitos na ação, temos o poder da mudança; somos os diretores, atores, produtores e protagonistas das nossas próprias vidas.

Em 14 anos de existência, o espetáculo já foi assistido por dois milhões de pessoas. Estreou no Rio de Janeiro, fez uma temporada de 88 apresentações em Barcelona, e faz várias temporadas em várias capitais do Brasil, como Brasília, São Paulo, Salvador e Porto Alegre e Niterói, por exemplo. Sua história de mais de uma década de sucesso coleciona emocionantes momentos e uma história que envolve inesquecíveis apresentações em grandes casos como o Canecão e outras grandes casas do país. Tanto em Portugal quanto na Espanha quanto no Brasil a reação do público é a mesma: quero mais uma dose desse espetáculo, ele melhora a minha vida. 

Devido ao seu inegável aspecto humano, o espetáculo foi sempre solicitado para apresentações em empresas, o que levou Elisa a preparar a versão “pocket” com uma hora de duração. Esta versão vem sendo apresentada, ao longo dos anos, em eventos corporativos de empresas em inúmeras cidades de todo o Brasil: Curitiba, Vila Velha/ES, Goiânia, Brasília, São Paulo, Vitória, Salvador, Rio de Janeiro, Pato Branco/RS etc. E. não conseguimos “parar” com o “Parem...”

         Este é um espetáculo de utilidade pública, interessa a pessoas de qualquer faixa etária e a todas as classes sociais, porque funciona como um espelho da plateia e é isso que a arte é, uma tradução da vida humana. O herói de qualquer história tem a sua trajetória, sonha-a, traça-a e vive a sua dramaturgia. Esse herói é cada um de nós. A peça então aciona, convoca esse “herói” a ser mais sujeito da própria história, uma vez que a sua vida-roteiro é uma obra aberta. Além do que, Elisa Lucinda dança, canta e saracoteia nas asas da palavra e da força cênica, de maneira que cada espetáculo é realmente o único. Todo dia há novas cenas, novas músicas, novos poemas e fabulosos improvisos que ocorrem com a divertida interação da plateia. Por isso, por ser protagonista do espetáculo que propõe a estreia de tudo a cada instante, o Parem de Falar Mal da Rotina atinge o lugar de metalinguagem. Se reinaugura e nunca se repete, o que traz à rotina o mesmo frescor que a vida nos oferece e que muitas vezes nem reparamos. O monólogo com conteúdo poético que dura no mínimo duas horas e meia faz sucesso há treze anos, e parece que não vai parar, é uma prova de que é possível surpreender sempre.

      Parem de Falar Mal da Rotina encanta a todo tipo de gente e agrada palácios e favelas do mesmo modo, muitas cidades continuam esperando a caravana Parem chegar, mas cada um tem as honras: em 2015 foi ao  Imperator, na zona norte carioca, à Vitória do Espírito Santo, terra da artista, gravou DVD no Teatro Municipal de Niterói e entrou 2016 subindo a serra para Petrópolis, simplesmente emocionante, agora é a vez da Zona Oeste do Rio de Janeiro no Teatro Fashion Mall.

       Depois de ter sua edição esgotada do Parem de Falar Mal da Rotina em forma de livro, já está no forno a versão dois da publicação, que é considerado o livro de cabeceira de muitos; tanto os que viram a peça inúmeras vezes quanto os que nunca assistiram.




SERVIÇO:

Local: Teatro Fashion Mall – Sala I - Estrada da Gávea 899, São Conrado, Shopping Fashion Mall – Tel.: 2422 9800
Horário da Bilheteria: de terça a domingo a partir das 15h até 20h
Horário: Sexta e Sábados às 21h30m e Domingos às 20h.
Ingresso: Sexta R$ 70,00.  Sábados e Domingos: R$ 80,00
Classificação: 12 anos           
Duração: 60 min
Gênero: Comédia
Capacidade: 450 lugares. 

Produção Executiva: Emilene Lima – 21 998054904 [email protected]

Ficha Técnica
Atuação, roteiro e direção: Elisa Lucinda
Assistente de Direção: Geovana Pires
Cenografia: Gisele  Licht
Iluminação: Djalma Amaral
Figurinos: Christina Cordeiro
Projeto Gráfico: Tangerina Designer
Realização do projeto: CasaPoema
Produção Executiva: Emilene Lima



Cineplaneta o seu canal cultural..


This post first appeared on Cine Planeta, please read the originial post: here

Share the post

Grupos Teatro Fashion Mall - Parem de Falar Mal da Rotina

×

Subscribe to Cine Planeta

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×