Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Como surgiu a coxinha?

Olá Mundão, Coxinha é um dos salgados favoritos do brasileiro com ou sem catupiry e com um delicioso recheio de frango. Entre pão de queijo, pásteis, a coxinha é um lanche essencial para quem vem conhecer o Brasil. Hoje vamos contar com ela surgiu. Bora lá ?

Segundo historiadores a coxinha teria sido inspirada em uma Receita francesa. Existem registros na obra do chef de cozinha francês Antonin Carême escrito em 1843 em Paris, receita da coxa creme.



Existem duas versões que explicam como as coxinhas foram preparadas pela primeira vez no Brasil.  A primeira fala que na frente das fabricas em São Paulo em 1920, vendedores ambulantes fritavam pedaços de frango como coxa, sobrecoxa um preço acessível aos trabalhadores que precisavam se alimentar gastando pouco. Daí alguém teve a ideia de desfiar o frango e colocar dentro de uma massa de batata, transformando em um salgado. O sucesso desta receita se espalhou por São Paulo e outras regiões do Brasil.



A outra versão da história conta que a Família Real escondia o filho da princesa Isabel com o conde D’ Eu em Limeira, São Paulo. Pois o menino tinha deficiência mental. Seu prato favorito era coxa de galinha e certa vez por falta de quantidade suficiente para servir, por isso a cozinheira teria criado as coxinhas para render o frango e evitar a gritaria do menino pela falta do alimento. O filho da princesa aprovou o prato a tal ponto que passou a ser refeição diária. E acabou ficando conhecida a receita por todos que passavam por lá. Essa história ficou como lenda, pois diz que nenhum filho dela tinha algum problema e viviam com ela no Rio de Janeiro. Mas hoje tanto faz quem criou, pois os brasileiros são apaixonados por este salgado.

Hoje em dia tem até meme:  “não me traga flores, me traga uma coxinha…”

coxinha

No Brasil o dia 18 de maio é comemorado o dia da coxinha. Legal, né ?

Até a próxima.

Instagram @livialimongi 



O post Como surgiu a coxinha? apareceu primeiro em Olá Mundão.



This post first appeared on Lívia Limongi - Olá Mundão, please read the originial post: here

Share the post

Como surgiu a coxinha?

×

Subscribe to Lívia Limongi - Olá Mundão

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×