Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Serra da Barriga – Alagoas

Gosta de cultura? De história? Está a fim de um turismo diferente daquele apenas de sol e mar? Alagoas tem! Além de ter sol o ano inteiro, praias simplesmente deslumbrantes e muitos destinos turísticos, Alagoas tem uma rica diversidade cultural. Nosso estado é realmente completo quando se trata de turismo.

Imagem autoral

Hoje viemos apresentar a você, caro leitor, história e cultura, reunidas e localizadas em um só lugar, cerca de 9 km do município de União Dos Palmares, situado a 76 quilômetros de Maceió, capital do estado de Alagoas. Estamos falando da Serra da Barriga, lugar onde milhares de negros escravizados rebelados fugiram durante o período de dominação portuguesa e holandesa e lá viveram, mais de 20 mil pessoas, entre 1597 a 1695.

A Serra da Barriga está a 335 metros acima do nível do mar. Foi tombada em 1935 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e é hoje o maior Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil. Ela se encontra, atualmente, em fase de processo para se tornar Patrimônio do MERCOSUL. Em dias comuns, é possível chegar até a serra de carro ou micro-ônibus, porém no dia 20 de novembro, declarado o dia da Consciência Negra, em homenagem a Zumbi dos Palmares, as pessoas sobem à pé, da mesma forma que no século XVII. A caminhada começa às 3h da manhã. Após as 10h os carros estacionam no pé da serra, pois não podem subir. Até o topo são 6 km de distância. Uma verdadeira caminhada pelo tempo e pela história. O passeio é se dúvida emocionante!

No alto da serra está localizado ainda o Parque Memorial Quilombo Dos Palmares, que foi implantado em 2007, o qual recria o ambiente da República dos Palmares – o maior, mais duradouro e mais organizado quilombo já implantado nas Américas. Nesta espécie de maquete viva, em tamanho natural, foram reconstituídas algumas das mais significativas edificações do Quilombo dos Palmares. Lá você vai conhecer mais a respeito da história dessa época, quem fundou esse refúgio e como Zumbi, símbolo de liberdade conhecido mundialmente, se tornou líder.

Isso aqui não é nem um terço da aventura que te espera na Serra da Barriga. Vale a pena saber mais sobre essa história de força e luta pela liberdade dos negros. Vale a pena pisar no mesmo local em que muitos, séculos passados, desejavam pisar e se sentir livres. Vale a pena viajar até o passado se enriquecendo de cultura e história.

E então, o que está esperando para vir conhecer a Serra da Barriga?



This post first appeared on Venha Conhecer!, please read the originial post: here

Share the post

Serra da Barriga – Alagoas

×

Subscribe to Venha Conhecer!

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×