Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Quem vai à União Dos Palmares, uma das cidades mais populosas de Alagoas, situada a 76 quilômetros de Maceió, precisa visitar o Parque Memorial Quilombo Dos Palmares! Se você se interessou pela rica história da Serra da Barriga, vai querer conhecer o parque também.

O Parque Memorial Quilombo dos Palmares tem nove anos de implantação e é o primeiro e único parque temático sobre a cultura negra do Brasil. Foi implantado em uma área plana do alto da Serra da Barriga (até o topo são 6 km de distância), local tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1985, que recria o ambiente da República dos Palmares – o maior, mais duradouro e mais organizado quilombo já implantado nas Américas.

Nesta espécie de maquete viva, em tamanho natural, foram reconstituídas algumas das mais significativas edificações do Quilombo Dos Palmares. Com paredes de pau-a-pique, cobertura vegetal e inscrições em banto e yorubá, avista-se o Onjó de farinha (Casa de farinha), Onjó Cruzambê (Casa do Campo Santo), Oxile das ervas (Terreiro das ervas), Ocas indígenas e Muxima de Palmares (Coração de Palmares). Todas essas construções referenciam o modo de vida daquela comunidade quilombola.

O Memorial dispõe ainda de pontos de áudio com música e textos em quatro idiomas (Português, Inglês, Espanhol e Italiano) que narram aspectos do cotidiano do Quilombo e da cultura negra. São os espaços Acotirene, Quilombo, Ganga-Zumba, Caá-Puêra, Zumbi e Aqualtune. Sem falar das paisagens magníficas de toda a Serra da Barriga que é possível ver dos mirantes espalhados pelo parque, estes são as atalaias de Acaiene, Acaiuba, e Toculo.

Para completar o ciclo das edificações simbólicas e para oferecer mais da cultura africana, o parque dispõe de um restaurante que oferece pratos da culinária afro-brasileira, o Kúuku-Wáana (Banquete familiar), que abre todo dia 20 de Novembro, o dia em que há maior número de visitantes no parque. No restaurante você vai saborear dos quitutes que eram produzidos e consumidos pelos quilombolas quando chegaram à Serra da Barriga. Mais uma viagem ao passado dos nossos ancestrais, e dessa vez através da culinária! E para animar, tem ainda o Batucajé, palco de manifestações artístico-culturais.

Restaurante Kúuku-Wáana (Banquete familiar)

Então, deseja estar mais perto da cultura afro, aprender mais sobre a história dos escravos guerreiros que lutavam em busca de liberdade no Brasil e colocar os pés no local que foi palco da maior batalha pela liberdade do país? Então você não pode deixar de vir conhecer o Parque Memorial Quilombo dos Palmares!

Vista de um dos mirantes da serra.


This post first appeared on Venha Conhecer!, please read the originial post: here

Share the post

Parque Memorial Quilombo dos Palmares

×

Subscribe to Venha Conhecer!

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×