Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Usina de Itaipu - A maior geradora de energia limpa e renovável do mundo!

  
“Itaipu – A pedra que canta e encanta”

Assim é conhecida e divulgada a maior Usina geradora de energia limpa e renovável do mundo. A Usina de Itaipu é uma das Maravilhas do Mundo Moderno e em um acordo binacional, é administrada por dois países, o Brasil e o Paraguai. Esse acordo firmado lá em 1973, estabeleceu que toda a energia produzida pelo aproveitamento hidrelétrico dos recursos hídricos do Rio Paraná, fosse dividido igualmente entre ambos os países.
 
 Você sabia que que de toda a energia produzida pela Usina de Itaipu, o Paraguai utiliza apenas 10%, ficando os outros 90% para utilização do Brasil? Isso mesmo, o Brasil compra o equivalente na divisão da produção de energia, 40% da energia não utilizada pelo Paraguai.

A construção da Usina de Itaipu foi uma obra tão gigantesca que só começou a ser construída no ano de 1975 e foi entrar em operação em maio de 1984, quando sua primeira unidade geradora entrou em operação de fato. E 7 anos depois, em abril de 1991, a 18ª turbina entrou em funcionamento, permitindo a Usina atingir uma capacidade de geração de energia de mais de 12 mil Megawatts.

Ductos por onde passam a água que vai alimentar as turbinas geradoras de energia
Para a construção da Usina de Itaipu foi preciso a utilização de milhares de trabalhadores que vieram de várias partes do Brasil, principalmente do Nordeste e de várias cidades do Paraguai. Muitos deixaram suas famílias e foram se aventurar na construção daquela que seria a maior Usina Hidrelétrica do Mundo. Uma coisa legal na Usina de Itaipu, é que todo trabalhador com mais de 10 anos de trabalho na Usina, planta uma árvore no chamado Bosque do Trabalhador.

Bosque do Trabalhador da Usina de Itaipu
Você sabia que para alimentar todos os barrageiros, eram consumidos toneladas de alimentos diariamente e que teve um dia que foram servidos mais de 1 milhão e 300 mil refeições? É refeição que não acaba mais né?!

A estrutura da Usina de Itaipu é gigantesca e dá um certo medo de se deparar com toda aquela imensidão de concreto represando toda uma quantidade de água 40 vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu bem na nossa frente. 

Vertedouro jorrando sua água e dando um espetáculo! (vista de cima)
Só o vertedouro que possui 483 metros de comprimento e 362 metros de largura, já faz qualquer um ficar com medo de passar debaixo de toda aquela água jorrando por cima de nós na Visita Panorâmica pela Usina de Itaipu. Imagina passar por cima de nossas cabeças toda a água de muitas Cataratas do Iguaçu? É de deixar qualquer um com aquele cagaço né!

Vertedouro vista de outro ângulo
Ficou curioso para saber mais sobre a Usina de Itaipu Binacional? Acompanhe aqui no Blog a nossa Série do Projeto Morador Turista, onde a cada fim de semana mostraremos um pouco mais sobre esse gigante do mundo moderno!

Gostou do Post? Comente, Compartilhe, deixe sua sugestão, críticas... 

Siga a gente nas Redes Sociais!

Na Fanpage do Blog da Mochila
No Instagram
No Twitter
No Youtube
No Pinterest


This post first appeared on Um Mundo Em Uma Mochila, please read the originial post: here

Share the post

Usina de Itaipu - A maior geradora de energia limpa e renovável do mundo!

×

Subscribe to Um Mundo Em Uma Mochila

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×