Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Passo a passo para se tornar uma Au Pair na Holanda

Já pensou em morar em um país da Europa legalmente por até 1 ano e adquirir uma experiência internacional no seu currículo? Au Pair na Holanda é a sua oportunidade Um intercâmbio com baixo investimento que vai te oferecer a oportunidade única de vivenciar uma cultura diferente, aprimorar um idioma (inglês), aprender uma nova língua (holandês) e conhecer outros países do continente europeu no seu tempo livre e nas férias.

A Holanda é um país maravilhoso que possui uma alta qualidade de vida e que durante a primavera se transforma com seus campos de tulipas.

Para te inspirar, vou colocar algumas fotos minhas tiradas na Holanda para ilustrar o post.

Inverno na Holanda – neve para deixar o dia mais alegre

Sobre o programa Au Pair

Au pair é um programa de intercâmbio cultural que envolve trabalho e estudos no qual oferece a oportunidade de você morar legalmente no país por 1 ano. A participante(o) irá morar em uma casa de uma família holandesa, e sua principal função será cuidar das crianças da família.

Natal em Amsterdam

Além da Holanda, o Au Pair também existe em outros países da Europa como França, Alemanha, Dinamarca, Noruega, etc. E um dos destinos mais requisitados e famosos é nos Estados Unidos, onde fui au pair por 2 anos (meu primeiro intercâmbio). A experiência foi tão maravilhosa e enriquecedora que resolvi ser au pair novamente e aqui quero passar todas as dicas e informações que tenho sobre este intercâmbio.

Leia também: Guia completo: programa de intercâmbio Au Pair nos Estados Unidos

Vamos lá!! Antes de passar as informações, um pequeno glossário para as palavras em inglês que vou usar aqui que faz parte do vocabulário “aupariano”.

  • host family: essa é família com quem a au pair vai morar, também conhecida como a família anfitriã;
  • match: significa “combinação”, “conexão” em um termo mais literal. E assim como no Tinder, quando você tem um match com uma futura host family, isso significa que tanto a au pair quanto a família se conectaram. Isso geralmente acontece depois dos skypes e entrevistas. Quando uma au pair diz que teve um match, isso quer dizer que ela achou sua host family (o momento mais esperado do processo e o mais angustiante)
Canal em Amsterdam

Pré-requisitos

  • ter entre 18 e 30 anos (obs: a au pair pode embarcar para a Holanda antes de completar 31 anos, este foi meu caso, cheguei no país depois dos trinta).
  • ter inglês ou holandês intermediário;
  • possuir experiência comprovada com crianças (para comprovar a experiência com crianças são aceitos horas como trabalho voluntário, trabalho de babysitting, etc). E se você já foi au pair nos Estados Unidos ou em outro país, as agências requerem a referência da sua antiga host family;
  • ter segundo grau completo;
  • ter disponibilidade de permanência de 12 meses na Holanda;
  • este aqui não é um requisito, mas vale ressaltar que a grande maioria das famílias holandesas usam as bicicletas para levar as crianças para a escola, dito isso, saber andar de bicicleta é um grande diferencial;

Quais são os benefícios do programa?

  • Mesada (em inglês pocket money) entre 300 a 340 euros por mês;
  • 2 dias de folga por semana;
  • 1 final de semana livre por mês, no qual você pode aproveitar para viajar e conhecer lugares novos na Holanda ou um outro país na Europa;
  • 2 semanas de férias remuneradas;
  • Bolsa de estudos em um curso de sua preferência no valor de aproximadamente 320 euros;
  • Acomodação (quarto individual) e alimentação oferecidos pela família durante seu ano como au pair;

Leia também: 15 motivos para ser au pair: o intercâmbio mais barato do mundo

Zaanse Schans – e nos dias de folga eu aproveito para conhecer uma cidade nova na Holanda

Quais são as minhas responsabilidades como au pair?

A principal função de uma au pair é cuidar das crianças, assim como ser responsável pelas atividades de rotina como: alimentação, higiene, atividades sociais e recreativas. Mas vale ressaltar que isso não é uma regra, pois as obrigações da au pair variam de acordo com as necessidades da sua futura Host Family. Tem au pair que não precisa cozinhar, outras as famílias requerem que uma “leve limpeza na casa” faça parte do trabalho (aspirar o chão, colocar as louças no lava louça, fazer a laundry das crianças, deixar a cozinha e quartos das crianças organizados são exemplos de tarefas domésticas leves que uma au pair pode fazer).

Lembre-se que antes de concordar com o match com a família, é de extrema importância que você converse com eles sobre suas responsabilidades.

Importante: na Holanda a au pair pode trabalhar no máximo 30 horas por semana e 8 horas por dia.

Zaandam

Como funciona a inscrição para o programa?

Para você ser au pair na Holanda será obrigatório o intermédio de uma agência que seja reconhecida pelo IND (Serviço de imigração da Holanda). Mas para a alegria nossa, é possível encontrar as famílias por conta própria sem o auxílio da agência. Como faz? Para isso você precisará fazer um perfil bem caprichado (com fotos com crianças ) no aupairworld.com (site super recomendado pelas au pairs que é carinhosamente conhecido como APW. E detalhe, a inscrição é GRATUITA).

Se você deu sorte e conseguiu encontrar uma família holandesa através do aupairworld, é hora da agência entrar em cena para dar entrada no processo. Geralmente as famílias que estão inscritas no site já têm uma agência em mente, as agências servem como intermédio para a parte mais chatinha do processo, como a burocracia da documentação e visto.

Ah Josy, mas tenho medo de me inscrever no APW e acabar perdendo tempo e não achar família, posso me inscrever diretamente na agência para iniciar o processo? Sim, claro que pode, no item a seguir vou falar mais sobre elas.

Curtindo o tempo livre com as amigas

E qual agência escolher?

Essa foi uma das fases que mais me dediquei para fazer minhas pesquisas. Pesquisei no google, nos grupos de au pairs no facebook, referências de amigas que já foram au pairs na Holanda, até que decidi pela HBN (Huisje Boompje Nanny), uma agência holandesa que opera no Brasil por intermédio de duas agentes brasileiras que são super atenciosas, a Nadja e a Aluá. Todo o processo é feito online por e-mail. Você pode entrar em contato com eles através deste e-mail: [email protected].

Apenas um exemplo de como são as etapas para o processo da HBN, agência que mais recomendo.

  • Preenchimento do dossiê (o famoso application em inglês), envio de fotos e pagamento da taxa de inscrição (34 euros);
  • Envio de documentos (passaporte, referências das famílias, antecedentes criminais entre outras papeladas que você vai ter que assinar como o agreement). Obs: todos os documentos são escaneados e enviados por e-mail.
  • Entrevista com as agentes no Brasil (via Skype);
  • Entrevista com os agentes na Holanda;
  • Sendo aprovada nas 2 entrevistas (obs: corre o risco da agência te recusar, a parte chata que não gostei na agência, pois fiquei morrendo de medo de ser  reprovada e acabar perdendo os meus 34 euros da inscrição) + a futura au pair tem que efetuar o pagamento da taxa de 100 euros de adiantamento, referente à passagem aérea;
  • Envio do atestado médico e por essa agência a au pair vai ter que fazer os seguintes exames: tuberculose, Hepatite A e B, HIV e gravidez;
  • A futura au pair ficará online (ou seja, disponível para conversas com famílias via Skype);
  • Match e pagamento de 600 euros (referentes a contribuição da passagem aérea);
  • Visto e viagem à Holanda;

A escolha da agência não é uma tarefa fácil e é difícil dizer qual é a melhor já que cada uma tem seus pros e contras como atendimento e tempo de espera para o tão sonhado match. Além da HBN que indico, tem as seguintes agências que conheço:

  • House of Orange: uma das maiores agências holandesas que trabalham com o au pair. Entre em contato pelo e-mail: [email protected]
  • Triple C: agência holandesa. Você pode entrar em contato através do site ou pelo e-mail [email protected]. A Rovena é uma agente brasileira que ajuda no processo para se tornar au pair por essa agência, super atenciosa
  • Intercultural: agência brasileira. Entre em contato através do site da agência ou indo no local se você mora em uma região que fica próxima.
  • World Study: agência brasileira. Entre em contato pelo próprio site da agência ou indo até uma das agências no Brasil.
Noruega, viagem de férias

Quanto custa o programa Au Pair na Holanda?

O máximo que uma agência pode cobrar de acordo com a lei na Holanda é 34 euros. Ou seja, é este o valor de inscrição que as agências cobram. Mas os gastos não param por aí, este é só o valor que você vai pagar para a agência, segue os outros custos que serão arcados pela futura au pair:

  • passaporte
  • locomoção para o consulado holandês (se você mora longe, considere os gastos com transporte, pois para tirar o visto será necessário comparecer no consulado holandês que fica em São Paulo). Além dos gastos com correio para enviar o passaporte até sua casa depois que estiver pronto.
  • tradução da certidão de nascimento (isso varia de acordo com o tradutor, a minha ficou em torno de 140 reais, fiz com um tradutor juramentado que mora na Holanda).
  • Apostilamento de Haia da sua certidão (isso também varia de acordo com cada estado do Brasil, por exemplo, na cidade onde moro em São Paulo o cartório cobrou 107 reais, uma facada né, já minha amiga que mora em Minas Gerais pagou menos de 50 reais, vai entender né).
  • passagem aérea para a Holanda (obs: tem famílias que ajudam com os gastos para a passagem, por exemplo, a minha host family comprou a passagem de ida e eu comprarei a passagem de volta para o Brasil).

Obs: a agência HBN cobra 700 euros que são referentes a contribuição para a passagem aérea. Por este motivo, a futura au pair não precisa se preocupar com as passagens nem de ida nem de volta (Brasil-Holanda).

Leia também: Quanto custa o intercâmbio Au Pair nos Estados Unidos

Conheci Copenhagem em uma viagem de final de semana

Visto e documentação

Depois de todo o processo que citei, ufaaa, se você já tem tudo organizado com a agência e data confirmada para o seu sonhado embarque para a Holanda, é hora da agência dar entrada no seu processo do visto. Essa parte é fácil, pois não existe aquele medo do visto ser negado como nos Estados Unidos.

É para essa fase que a agência é fundamental, pois é ela quem faz todo o envio da documentação para o IND para solicitar seu visto. E detalhe, é a família quem paga o alto custo do visto. Depois da confirmação que seu visto foi aprovado, a agência te enviará um e-mail com a confirmação e a próxima etapa será o agendamento da entrevista para o visto, que será no consulado holandês em São Paulo.

Além disso também é exigido que você tenha uma certidão de nascimento atualizada (será necessário solicitar uma segunda via no cartório). Depois disso você terá que apostilar sua certidão em um cartório que faça o “Apostilamento de Haia” (um documento que autentica a origem de um Documento Público) . Entre aqui para se informar mais sobre o apostilamento. Obs: este documento é necessário para você se registrar na prefeitura quando chegar na Holanda.

Veneza

Como foi o meu processo – um breve resumo

Eu fiz todo o processo pela HBN e no final acabei achando uma família por recomendação de uma amiga que conheci quando fui au pair nos Estados Unidos. Pois é, já estava na fase de fazer os exames médicos que a HBN solicita quando uma amiga me falou que seu ano estava acabando e que sua host family estava procurando a futura au pair pelo APW (lembra do site que indiquei?). Minha amiga passou meu perfil do Aupairworld para a família e assim começamos a trocar mensagens e por fim, fizemos vários skypes até que eles pediram o sonhado match

Com o pre-match (essa é a palavra em inglês que usamos quando achamos uma host family por conta própria), foi necessário entrar com a agência para iniciar o processo burocrático. Aí foi a parte que não gostei, pois a família já tinha uma agência que eles gostavam que não era a HBN. Por este motivo, tive que mudar de agência e fiz basicamente todas as etapas de enviar documentos, etc para a Triple C. A parte boa é que essa agência não cobra taxa de inscrição

Em Giethoorn – vilarejo sem ruas (Holanda)

E por fim, como sobreviver com apenas 340 euros mensais na Holanda?

Acho que este é um dos fatores que mais atormentam as futuras au pairs e confesso que também tinha uma certa preocupação se conseguiria viver com apenas 340 euros por mês em um país que não é nada barato.

Diferente dos Estados Unidos onde eu ganhava quase 800 dólares por mês e abusava na hora das compras, aqui a realidade é diferente, dá sim para ter uma vida digna e viajar pela Europa durante o seu ano, mas não dá para ter uma vida de princesa e sair esbanjando com roupas e o luxo de comer fora Eu mesma, com 5 meses aqui já visitei 4 países até agora (Noruega, Alemanha, Itália e Dinamarca) e em breve vou para Londres. Bom, mas este é outro assunto que merece um próximo post (exclusivo sobre como economizar durante o seu ano como au pair).

Buckelist: Oktoberfest . . O copo de cerveja mais caro que já paguei (só 11 eurinhos). Ir ao Oktoberfest em Monique foi demais. Só fiquei triste porque o efeito das acabaram me fazendo perder 50 euros . . . . #europe #europa #dametraveler #glt #darlingescapes #travelblogger #munich #alemanha #oktoberfest #germany #liveauthentic #munique #blogueirodeviagem #beautifuldestinations #vscocam #inspiredbyyou #braziIovers #thenetherlands #wonderful_worldshots #blogueirorbbv

Uma publicação compartilhada por Josiane Bravo (@umaturistanasnuvens) em

Qualquer dúvida sobre o programa, dá um alô nos comentários

Abraços



***Leia também***

  • Giethoorn – a vila sem ruas da Holanda que parece ter saído de um conto de fadas

  • O que fazer na cidade de Naarden na Holanda



***Receba mais dicas de viagens***

  • Curta nossa página no Facebook

  • Siga nosso Instagram e Pinterest


Gostou do post? Se sim, aproveita para ajudar essa turista que tanta ama viajar a manter o blog e continuar dando dicas de viagens e muito mais. É bem simples Para reservar qualquer hotel com vários destinos ao redor do mundo, a dica é o Booking.com. Ao fazer sua reserva por um dos banners do blog ou por este link abaixo, você não gasta nenhum centavinho a mais por isso e ainda me ajuda com uma pequena comissão. Abraços e até a próxima Josiane Bravo



Booking.com

O post Passo a passo para se tornar uma Au Pair na Holanda apareceu primeiro em Uma Turista Nas Nuvens.



This post first appeared on Uma Turista Nas Nuvens | O Seu Blog De Viagem, please read the originial post: here

Share the post

Passo a passo para se tornar uma Au Pair na Holanda

×

Subscribe to Uma Turista Nas Nuvens | O Seu Blog De Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×