Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Giethoorn – a vila sem ruas da Holanda que parece ter saído de um conto de fadas

Bicicletas, canais, casinhas fofas e estilosas, moinhos e flores fazem da Holanda um país para turista nenhum colocar defeito, sim, tem um defeitinho sim, a chuva e tempo nublado hehe. E quer mais um atrativo para você se encantar de vez, pois bem, aqui encontra-se um Vilarejo mega romântico e charmoso que parece ter saído de um livro de conto de fadas. Giethoorn é o nome dessa vila super fotogênica que foi carinhosamente apelidada de a “Veneza holandesa” por conta dos seus vários canais e pelo fato de não ter ruas.

Sobre Giethoorn

Giethoorn é um vilarejo com cerca de 2,5 mil habitantes que fica localizado no leste da Holanda, na província de Overijssel. Uma cidadezinha linda onde os moradores vivem uma vida tranquila rodeada por lagos, canais, fazendas e o que eu mais adorei, não tem circulação de carros nem trânsito.

Segundo nosso amigo Wikipedia, o vilarejo foi fundado lá em meados do século 13 por fugitivos da região do Mediterrâneo. No entanto, Giethoorn só tornou-se famosinha e conhecida em 1959, quando o famoso cineasta holandês Bert Haanstra usou a vila como cenário para o filme Fanfare. Depois de ser vista nas telinhas da TV, o vilarejo acabou se tornando um destino super popular no mundo todo.

Olha que gracinha essa casinha com telhado de palha e o coração na janela

As casinhas do vilarejo ficam situadas em várias ilhas que são conectadas por mais de 170 pontes de madeira. E o que deixa essa cidadezinha mais atraente e o motivo pelo qual ela atrai turistas de várias partes do mundo é que a única forma de circular por lá é por meio de barcos ou a pé mesmo (bicicletas também).

Ao caminhar pelas ruas do vilarejo você vai se deparar com casinhas bem típicas holandesas, com telhado de palha e janelas super estilosas. Até coração na janela você vai ver, deixando a cidade ainda mais romântica do que já é. Com muito capricho e cuidado, a grande maioria das casinhas exibem jardins repletos de flores.

Como chegar?

Carro: a maneira mais prática. De Amsterdã a viagem dura em torno de 1h30.

Transporte público: este foi o meio de locomoção que fiz e recomendo. De Amsterdã a viagem dura em torno de 2 horas e o trajeto é recheado de uma paisagem bem fotogênica ao longo do caminho. Como faz? Da estação central de Amsterdã pegue um trem para Amstersfoort e de lá será necessário fazer uma baldeação na qual você vai pegar mais um trem com destino para Steenwijk. Chegando na cidade pegue um ônibus (o número 70) com destino a Zwartsluis. Terminou? Sim, de Zwartsluis o trajeto dura em torno de 10 minutos e o ponto de parada (onde vai descer) é na Dominee T O Hylkemaweg. De lá é fácil, pois o ponto de ônibus fica de frente onde inicia-se o vilarejo.

Outra opção para os mais aventureiros é que quando você chega em Zwartsluis é possível alugar uma bicicleta para ir até o vilarejo. Não fiz este Passeio mas segundo o blog Trup da Trip vale super a pena. É uma ótima forma do viajante vivenciar como os locais na Holanda fazem para se locomover, pois no país as bicicletas são um dos principais meios de locomoção. Chegando em Giethoorn, a cidade tem algumas trilhas que permitem o passeio de bike, mas por conta do excesso de turistas, acredito que a melhor forma ainda seja explorar o vilarejo a pé ou de barco, ou se quiser, das três maneiras, por que não?

O que fazer em Giethoorn?

– Caminhar

Para aqueles que quiserem ficar longe da água, essa é a maneira ideal para conhecer de perto os canais do vilarejo. Caminhar, cruzar as pontes fofas de madeira, tirar foto na frente do canal e ver como os locais vivem de pertinho. Ande sem pressa e contemple o que Giethoorn tem de melhor, a paz de uma cidadezinha rodeada por várias árvores e canais. Eu fiz tanto o passeio de barco como quis caminhar pela vila, pois ambos os passeios nos oferecem experiências distintas. Recomendo os dois se possível.

– Passeio de barco

Tratando-se de uma vila que ficou famosa por conta dos seus canais, o passeio de barco é uma das atividades de lazer que mais atraem os turistas que visitam Giethoorn. E digo uma coisa, se você tiver a oportunidade, não deixe de fazê-lo, pois a experiência é maravilhosa. Além de vivenciar algo diferente, durante o passeio você vai ter o privilégio de admirar a paisagem ao redor dos canais e as casinhas charmosas, sem contar a presença dos vários patinhos que alegram ainda mais o local.

Passeio de barco no canal de Giethoorn

Como fazer o passeio de barco? Ao chegar na cidade é possível alugar os barcos nas próprias locadoras que ficam na rua Dominee T.O. Hylkemaweg. O turista vai ter várias opções de escolha como: barcos de motor, caiaques e até barcos à remo. E detalhe, você não precisa ser nenhum expert no volante para pilotar os barcos. Na hora da locação não é necessário apresentar nenhum tipo de documento que comprove que você sabe dirigir um barco motorizado. Simples né?

Paisagem durante o passeio de barco em Giethoorn – parte menos turística do vilarejo

Os valores dos passeios de barcos variam de acordo com o modelo de barco de escolha e a rota que deseja percorrer. Por exemplo, existem três tipos de rotas que variam de acordo com o tempo de duração. Tem a rota mais longa que demora 4 horas, a de 2 horas e a de 1 hora na qual é a mais básica e onde só é possível conhecer a parte mais turística de Giethoorn.

Se você quiser conhecer um pouco mais da parte menos turística do vilarejo, sugiro o de 2 horas, já que é um passeio que envolve mais natureza (vi vários patinhos ao longo do caminho). Claro que isso tudo depende do tempo que você tem disponível, analise a rota que se encaixe mais com você.

Família de patinhos – essa paisagem faz parte da rota de barco com duração de 2 horas

Alugando o barco, você receberá um mapinha onde mostra os tipos de rotas, é através dele que será feito o passeio, já que será necessário seguir a rota escolhida (as rotas são mostradas por cores).

Como foi minha experiência com o passeio de barco? Ameiii demais. Foi um dos dias que mais me divertir aqui na Holanda, um domingo em pleno outono onde o sol brilhou o tempo todo (algo raro por aqui). Estava com 10 amigas e por isso optamos em alugar um barco para 12 pessoas, o aluguel saiu 80 euros (para a rota de 2 horas).

Vale mencionar que como o dia estava quente e com sol, a cidade estava lotada de turistas e por isso até os canais estavam cheios de barcos, o que acabou dificultando o passeio já que nenhuma das minhas amigas tinham experiência em pilotar barcos. Resumindo: batermos nosso barco em vários outros barquinhos e quase ficamos no prejuízo. Dito isso, vale ressaltar que pilotar um barco motorizado não é uma tarefa difícil, mas requer um pouco de cautela e paciência.

Barco para 12 pessoas que alugamos e vista linda do lago cuja a àgua estava com um azul lindo

Se você se interessou em fazer o passeio de barco, confira aqui este site para ver os valores e ter uma estimativa dos modelos dos barcos disponíveis para aluguel em Giethoorn.

O passeio de barco me rendeu várias fotos ⇓

-Museus

Para quem curte visitar museus, no vilarejo tem algumas opções como: o Gloria Maris (de conchas), o Olde Maat Uus (uma fazenda do século 19 que foi restaurada para se transformar em um museu, um passeio interessante para quem tem curiosidade em saber como viviam os fazendeiros do vilarejo) e o De Oude Aarde (de minerais e cristais).

E no vilarejo você também encontrará algumas lojinhas de artesanatos, restaurantes, cafés e até bares.

Restaurante Fratelli em Giethoorn

Quando visitar Giethoorn? 

A melhor época para visitar o vilarejo é sem dúvida nos meses onde o frio está menos rigoroso na Holanda, como no verão. Segundo pesquisas, outros blogs citam os meses de março a junho, ou seja, época ideal para ver Giethoorn toda florida e romântica. E até no inverno é possível, já que os canais ficam congelados e acabam virando pistas de patinação.

Conta para mim, já esteve em alguma cidade que lembra um conto de fadas?


***Receba mais dicas de viagens***

  • Curta nossa página no Facebook

  • Siga nosso Instagram Pinterest


***Confira outros posts da Holanda***

  • O que fazer na cidade de Naarden


Gostou do post? Se sim, aproveita para ajudar essa turista que tanta ama viajar a manter o blog e continuar dando dicas de viagens e muito mais. É bem simples Para reservar qualquer hotel com vários destinos ao redor do mundo, a dica é o Booking.com. Ao fazer sua reserva por um dos banners do blog ou por este link abaixo, você não gasta nenhum centavinho a mais por isso e ainda me ajuda com uma pequena comissão. Abraços e até a próxima Josiane Bravo



Booking.com

// ]]>

O post Giethoorn – a vila sem ruas da Holanda que parece ter saído de um conto de fadas apareceu primeiro em Uma Turista Nas Nuvens.



This post first appeared on Uma Turista Nas Nuvens | O Seu Blog De Viagem, please read the originial post: here

Share the post

Giethoorn – a vila sem ruas da Holanda que parece ter saído de um conto de fadas

×

Subscribe to Uma Turista Nas Nuvens | O Seu Blog De Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×