Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Convivendo com o câncer

Olá :)

Há exatamente quatro meses, descobri que estou com uma doença um pouco que temida por muitas pessoas e da qual jamais imaginaria que iria ter com apenas 28 anos de idade. Descobri que estou com linfoma de hodgkin, um tipo de câncer no sangue, no sistema linfático (Clique aqui para saber mais sobre como descobri a doença). A partir do momento que você ouve do seu médico que você vai ter que se submeter a um tratamento do qual te deixará sem cabelos e com a imunidade baixa, que você vai ter que usar uma máscara quando for sair, que necessitará de cuidados especiais como se fosse um bebê (sim, foi exatamente isso que minha médica me falou), bom, não precisa dizer, minha vida mudou completamente. Meus planos mudaram, a minha rotina mudou, a minha aparência mudou, mas a pessoa que sou hoje mudou também, porém para melhor. Ter câncer não é nada fácil, mas quem disse que a vida é fácil, certo? Sempre digo que tudo na vida tem um sentindo e um propósito, nada vem por acaso. Desde o início do tratamento venho sendo super confiante que tudo dará certo e que esse “câncer” não é nada comparado com a minha vontade de viver e aproveitar a vida junto com as pessoas que me amam. Uma das coisas que mais me deixaram contentes foi ver todo o apoio da minha família e amigos, isso simplesmente não tem preço e nem palavras para descrever como é bom ser amada e receber o carinho das pessoas ao meu redor. Família é tudo <3 E os verdadeiros amigos sempre estaram ao seu lado quando você mais precisar.

Cartões postais e de natal que recebi dos meus amigos que não moram no Brasil. Amigas que foram comigo para comprar meu primeiro lenço

 

Ainda estou na metade do meu tratamento, faço quimioterapia a cada 15 dias em Jaú (SP), que fica 3 horas de carro da minha cidade. Toda vez que faço a quimio, tenho que fazer exames de sangue para ver se minha imunidade está ok para receber a medicação (estou até me acostumando com tanta picadinha de argulha que recebo rs, só rindo para não chorar).

A quimioterapia é a medicação que recebemos para matar as células do câncer, é como se estivesse tomando soro, porém ela é muito forte e a que recebo faz “doer”, doí muito o braço quando a medicação entra na veia. Fico em torno de 3 horas recebendo a medicação, depois disso estou liberada. O problema da quimio é que além dela matar as células ruins, ela mata algumas das células boas também, é por isso que o cabelo cai. Além da queda do cabelo, também tem outros efeitos colaterais como, fadiga, dor, náusea e vômito, infecção, mudança no apetite, etc. Um dos efeitos colaterais que mais me amedronta é a infertilidade, a médica disse que a chance de eu não poder ter filho existe, porém só o tempo irá dizer. Outra coisa que mudou muito foi meu apetite, não sinto fome como antes, tem coisas como batata cozida que antes eu amava, que hoje já não me agrada tanto. Tenho muitas restrições sobre alimentação, pois como minha imunidade é baixa por causa da quimio, tem o risco de pegar uma infecção ou uma bactéria. Não posso comer fora, nada de alcool, não posso comer alimentos crus pois o risco de pegar uma bacteria é alto, porém em relacão a essa restrição, a médica disse que posso comer frutas desde que seja sem casca, por exemplo, um morango não tem casca, ai já não posso comer, a maça tem que ser sem casca. Os legumes, o que faço é deixá-los de molho no vinagre durante uns 30 minutos. Uma das coisas que eu apreendi com câncer foi a reeducação alimentar, fiz muitas pesquisas na internet sobre o que é bom para combater esse “malvado” e desde então tento incluir esses alimentos nas minhas refeições. Hoje em dia não tomo nada refrigerante, suco só natural e sem açucar, nada de frituras e enlatados, tudo que é industrializado tento evitar (é difícil, mas não é impossível). Logo de manhã tomo um suco de couve com laranja (deixo a couve de molho no vinagre também), no almoço sempre tem salada, mesmo sem poder comer alimentos crus, a médica disse que é super importante incluímos os vegetais verdes na refeição, eles são ótimas fontes de vitaminas. Uma das coisas que sinto falta é de comer doce, como chocolate, sorvete, não tenho restrições a respeito de doces, porém pelas minhas pesquisas, por meio de várias fontes, vi que o açucar é um vilão contra o câncer (que o açucar não é bom eu já sabia, mas mesmo assim nunca tinha levado tão a sério).

Um outro efeito colateral, o temido de todos que têm câncer, é a queda de cabelo :( Dependendo do tipo de medicação que você recebe, os cabelos não chegam a cair, porém a que recebo é a ABDV (sigla das medicações que recebo), e nela tem a medicação VERMELHA, que é a que faz a queda dos cabelos. A partir da minha segunda quimio os meus cabelos começaram a cair muito, não quis raspá-los, pois tinha esperança que não iria cair tudo (vi muitas pessoas das quais não perderam o cabelo completamente com essa quimio). Para aliviar a dor de ter que raspar tudo, optei em apenas cortá-lo curtinho, na altura dos ombros. Mesmo cortando, aos poucos fui perdendo muito cabelo, já fiz 5 quimioterapia e até hoje ainda não tive coragem te raspá-los. Estou basicamente careca, com apenas alguns fios de cabelo, dá para ver todo meu coro cabeludo. Estou tentando criar coragem para tirá-los de vez, mas não sei explicar como doí pensar que vou ficar totalmente sem cabelo. Com certeza a perda de cabelo é o que mais me deixa triste, só que sei que isso faz parte da minha cura e não posso reclamar, afinal cabelo cresce de novo, porém a minha vida não. Já estou usando lenços quando saio, pois como disse, não tenho quase nada de cabelo, aos poucos estou me acostumando, mas confesso que ainda não me sinto bem quando saio nas ruas e vejo que as pessoas olham para mim. Bom, não quero ficar triste, e mais uma aprendizagem que essa doença esta me ensinando, não ligar para o que os outros pensam ou dizem ;) A auto estima fica muito baixa, mas  aprendemos que a aparência não é tudo, que o que vale é o que somos por dentro <3 Não pedi a vaidade, mas o meu foco é na minha cura agora. E aproveitando que estou falando sobre vaidade, tem outra coisa que não posso fazer, que são as unhas. E também não posso ficar no sol, pois a quimioterapia faz com que a pele fique manchada.

A primeira foto sou eu antes de fazer a quimio, depois com meu primeiro lenço azul que comprei, já com os cabelos curtos.

Além da reeducação alimentar, também aprendi sobre a importância da atividade fisíca. Como a quimio deixa a pessoa sem energia, não será possível pegar pesado na academia, nem correr. Conversei com minha médica e ela me liberou para fazer YOGA, o que está me ajudando muito, algo que eu super recomendo. O yoga me deixa mais feliz, me faz relaxar e esquecer dos problemas da vida, me faz BEM :) :)

Bom é difícil explicar como é ter essa doença, mas posso te dizer que conviver com o câncer é conviver com o novo, se redescobrir, é ver o mundo com outros olhos, é  aceitar a mudança, a viver intensamente sem pensar no amanhã, é CARPE DIEM, é ter OTIMISMO, é dá valor a vida e as pessoas ao nosso redor, é ser PACIENTE e ACREDITAR que você é mais forte que a doença, é ter FÉ e nunca DESISTIR.

Por último, para terminar este post, aprendi a ser GRATA com tudo que tenho, ao invés de reclamar da vida, termos que aprender a ter GRATIDÃO e agradecer por tudo que Deus nos deu <3

“QUE SEU SORRISO SEJA MAIS FORTE QUE SEUS PROBLEMAS”

Abraços <3

 




This post first appeared on Uma Turista Nas Nuvens | O Seu Blog De Viagem, please read the originial post: here

Share the post

Convivendo com o câncer

×

Subscribe to Uma Turista Nas Nuvens | O Seu Blog De Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×