Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Museu do Ipiranga

        

           O feriado brasileiro mais importante do ano - 7 de Setembro - tem um monumento grandioso dedicado a ele. O Museu do Ipiranga, em São Paulo, foi construído entre 1885 e 1890 para representar o marco simbólico da Independência do Brasil. Está fechado para reforma e restauração desde 2013 e a previsão de reinauguração são as comemorações referentes ao Dia da Independência em setembro de 2022.
            Por ser uma data intensamente comemorada e juntando-se à tendência das visitas virtuais por conta do isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus, o Museu do Ipiranga está oferecendo um tour virtual animado para termos o gostinho de visitá-lo enquanto não reabre ao público.


         Diferente de outros tours em 360º em que há indicações no chão virtual para que se siga uma rota definida, a visita virtual ao Museu do Ipiranga é uma animação - quase um jogo - em que você que lute para encontrar as opções disponíveis no cenário, depois de escolher seu avatar e começar a caminhar a partir do jardim que precisa ser atravessado: 

- Exposição Santos Dumont - em que o visitante sobrevoa os jardins do museu em um balão e durante o passeio vai encontrando informações sobre as invenções voadoras do Pai da Aviação.


- Exposição Personagens de Independência - é preciso 'entrar' no museu para chegar à sala com os retratos das personalidades históricas envolvidas no processo de Independência do Brasil. As pinturas expostas retratam aqueles que ganharam espaço e força no imaginário nacional por estarem presentes na matriz pedagógica da História ensinada nas escolas. O texto alerta discretamente que trata-se de uma narrativa construída privilegiando a elite branca portuguesa ou brasileira da época. Tomara que esse seja mais um dos Ecos em Pílulas que a página do museu em reconstrução tem mostrado e signifique que a história será recontada incluindo personagens negros e índios que até então ficaram injustamente à margem dos fatos mais significativos da história do Brasil.


- Diário de obras - são três vídeos em ordem (primeiro, segundo e terceiro episódios) que contam detalhes de como está sendo feita a restauração, com imagens dos trabalhos e depoimentos de quem está à frente das restaurações.

- Fachada Interativa - ao clicar sobre os pontos destacados na fachada da animação abrem-se fotografias reais com explicações em texto ou em áudio sobre cada ponto.

        Para seguir pelos jardins do museu use as teclas A-W-S-D ou as setas do teclado para mover o personagem. Confesso que minha falta de familiaridade com os games dificultou um pouco o meu trajeto, mas imagino que quem esteja acostumado aos jogos online tire de letra. Com o mouse, controla-se a câmera para que a visão em 360º permita saber para onde se está indo. Quando encontrar uma das opções do passeio aparecerão letras na tela (E para Entrar; M para Menu; T para Texto; N para Narrativa, etc); tecle a letra indicada para abrir ou fechar a opção disponibilizada.
















                Entre outras opções do site do novo Museu do Ipiranga estão alguns filtros de obras de arte para o Instagram para você brincar de ser D. Leopoldina, A Baiana, Tiradentes ou D. Pedro I. Eu brinquei de ser D. Leopoldina na pintura de Domenico Failutti, produzida em 1921:


            A impressão que fica da interação promovida pelo site é que a restauração pela qual passa o Museu do Ipiranga não é apenas física. Embora a história seja a mesma, pode ser contada de outras formas, mais realistas no que se refere aos personagens envolvidos nos fatos históricos e mais dinâmica na apresentação das informações (será que os recursos tecnológicos estarão por lá?). Pelo jeito a aula de História pelas salas e corredores do museu será bem interessante. Vamos aguardar e conferir.


This post first appeared on De Turista A Viajanteturista-viajante-dicas, please read the originial post: here

Share the post

Museu do Ipiranga

×

Subscribe to De Turista A Viajanteturista-viajante-dicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×