Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Voltinha pela Rua Oscar Freire

Imagem de Frida Kahlo, em grafite de Sipros

        A Oscar Freire está entre as ruas de lojas mais exclusivas do mundo. Tem para São Paulo a mesma importância comercial que a Madison Avenue ou a Fifth Avenue, em New York; a Rodeo Drive, em Beverly Hills ou a Champs Elysees, em Paris. Não posso afirmar que quem vai aos Estados Unidos ou à França faça questão de conhecer esses fashion points mas, estando em São Paulo, passear pela Oscar Freire é uma boa pedida, mesmo que seja uma única vez para conhecer a rua mais famosa da capital paulista e uma das mais luxuosas do mundo.
Espaço Havaianas
         É um grande shopping a céu aberto com aquelas lojas encontradas nos melhores (e mais caros) espaços de compras. Qual a sua preferida? Roupas da Calvin Klein ou da Brooksfield? Joias H. Stern ou Pandora? Sandálias da Arezzo ou da Melissa? Delícias da Kopenhagen ou da Carlo's Bakery? Estão todas por ali. São caras demais? Também há lojas de departamento mais acessíveis como Riachuello e Forever 21, Havaianas, Lupo e outras cafeterias cheias de delícias para experimentar naquele esquema de 'pelo menos uma vez na vida'. Brincadeira, nós merecemos nos dar a esses luxos vez ou outra. Mesmo porque todos os dias, nem o bolso e nem as calorias permitem.
Kopenhagen
         A rua inteira tem cerca de 2,7km de extensão, mas as grandes marcas e as lojas mais famosas se concentram em cinco ou seis quarteirões, basicamente desde o ponto em que a Oscar Freire cruza com a Av. Rebouças (onde fica a estação de metrô Oscar Freire - Linha 4, Amarela) até a Rua Augusta. Antes da Av. Rebouças é uma rua comum, com muitos prédios residenciais, de escritórios, vários consultórios médicos e estabelecimentos comerciais sem tanto glamour. Depois da Rua Augusta ainda há algumas lojas, cafés e restaurantes que logo começam a rarear para dar lugar a hotéis e prédios residenciais. 
Carlo's Bakery -  Rua Bella Cintra
          Além da própria Oscar Freire, a região toda dos Jardins tem pontos comerciais badalados, principalmente em duas das ruas que a cruzam: a Bella Cintra e a Haddock Lobo. Na Bella Cintra, 2182 (quase esquina com a Oscar Freire), por exemplo, fica a Carlo's Bakery São Paulo, a única loja do Cake Boss Buddy Valastro fora dos Estados Unidos. Leia mais sobre ela aqui. Na região também está o restaurante Arturito, da masterchef argentina Paola Carosella (Rua Artur de Azevedo, 542) e um de seus cafés La Guapa, que serve as famosas empanadas, esse bem pertinho (cerca de duas quadras), na  Alameda Lorena, 1731, dentro da Livraria da Vila (leia mais sobre o La Guapa e suas empanadas).
Galeria Melissa
         Sim, é uma rua de lojas caras, mas nada impede de visitá-la apenas para passear, entrando de loja em loja ou apenas naquelas de suas marcas preferidas. Seja qual for sua opção, duas delas não podem faltar em seu roteiro: a Galeria Melissa (n. 827) e o Espaço Havaianas (n.1116). São lojas-conceito, em que os produtos são dispostos como se fossem obras de arte e a decoração temática sempre muda, com uma roupagem mais linda e surpreendente que a outra. Quando estivemos por lá, a Galeria Melissa estava toda em tons de vermelho e texturas imitando crochê, porém, ela já teve um poodle amarelo de cinco metros, já foi coberta por mais de 350 mil folhinhas de post-it formando desenhos, entre outras instalações e pinturas artísticas que já se alteraram mais de 30 vezes desde 2005 e são sempre motivo de curiosidade.
       No Espaço Havaianas, o pessoal do marketing também trabalha duro para inovar e colocar toda a criatividade em prática. Nós encontramos uma piscina que parecia deliciosa para se refrescar, mas era apenas uma imagem em 3D (veja a segunda foto do post). Os gringos adoram Havaianas, por isso, é muito comum ouvir outros idiomas por ali, aliás, em toda a Oscar Freire é frequente a presença de estrangeiros.
Empanadas de Paola Carosella
          Além dos cenários nas fachadas que são verdadeiras obras de arte, o grafite está presente em vários pontos e várias fotos do Instagram, Pinterest e afins destacam a arte urbana da Oscar Freire. As pinturas mais famosas estão nas lojas Iodice (n.940) e Schutz (944), que ficam uma ao lado da outra. Na Iodice, loja do marido de Adriane Galisteu, o grafite atual do artista Sipros retrata a mexicana Frida Kahlo (primeira foto), símbolo da luta pela igualdade das mulheres. Na Schutz, a parede de 5,5m x 14m apresentou de 2015 ao final de 2018, um dos murais mais fotografados de São Paulo, pintado por Eduardo Kobra, retratando Albert Einstein andando de bicicleta. No início de 2019, foi apagado e em seu lugar surgiu a palavra LOVE escrita em letras garrafais brancas sobre fundo vermelho, que tenho minhas dúvidas se será tão fotografado como o anterior.
          Enfim... na Oscar Freire pode-se passar algumas horas bem interessantes. Eu quero dar uma passadinha sempre que estou em São Paulo. E você, já conhece?
logo mala
Leia também:
- Oscar Freire e seus sabores
- Beco do Batman (grafite na Vila Madalena)


This post first appeared on De Turista A Viajanteturista-viajante-dicas, please read the originial post: here

Share the post

Voltinha pela Rua Oscar Freire

×

Subscribe to De Turista A Viajanteturista-viajante-dicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×