Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Feirinha de artesanato e Pinacoteca Benedicto Calixto



       Se você tem um sábado ou domingo livre em Santos fica a dica de aproveitar, além da praia, os jardins da orla, a feirinha de artesanato (FeirArt) e a Pinacoteca Benedicto Calixto. A Feirinha acontece todos os sábados e domingos, a partir das 16h na Praia do Boqueirão e suas barracas se dividem em objetos de artesanato variados (sabonetes, bijuterias, decoração, roupas...) e delícias culinárias das mais variadas: do tradicional pastel de feira ao quibe com diversos recheios, charuto de folha de repolho, acarajé, tapioca, empadinhas e doces, muitas delícias doces.


     Você sabia que os jardins da orla de Santos formam o mais extenso jardim frontal de praia do mundo? São 5335 metros de comprimento onde, além da vegetação bem cuidada se encontram fontes, estátuas, ciclovia, vários monumentos, obras artísticas e tendas onde acontecem aulas de dança, atividades físicas e apresentações musicais. Quem passeia pelos jardins da orla também pode optar por passear de bicicleta com uma das que ficam disponíveis para aluguel.


      Ah, mas feira de artesanato toda cidade tem, principalmente se for turística. É verdade, e eu amo todas elas, coloco no roteiro de todas as viagens, além disso, a feira de artesanato de Santos é considera da primeira feira desse tipo no país, acontece desde 1973, quando os produtos eram expostos sobre esteiras de palha estendidas no chão.
       Outra opção interessante, é passear pela praia e de lá observar os prédios tortos de Santos. São edifícios construídos nas décadas de  50 e 60 que perderam a estabilidade por terem fundação muito rasa e começaram a se inclinar uma década após sua construção. Ainda estão lá, 'quase' em pé, atraindo os olhares de quem passeia pela praia ou pelo calçadão, hoje bem menos tortos que antes de 2014 quando foi concluído um trabalho que os realinhou utilizando macacos hidráulicos. Alguns moradores brincam que se a Torre de Pisa é turística na Itália, porque não os prédios de Santos? Mas na verdade os moradores desses edifícios sofrem tanto com a inclinação quanto com a  desvalorização de seus imóveis.


    Aproximadamente a 300m da FeirArt fica a Pinacoteca Benedicto Calixto, instalada em um casarão construído em 1908, ocupando parte de um terreno de 6.600 metros quadrados. Além de residência de famílias abastadas, o casarão já serviu como Asilo dos Inválidos, pensionato para moças e cortiço, onde viveram cerca de 24 famílias. Em 1986 a prefeitura de Santos decidiu que no imóvel seria instalada a Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto, inaugurada em abril de 1992, após restauros no prédio.
       Além da beleza arquitetônica do casarão histórico, a pinacoteca tem um acervo de 227 telas de vários artistas, além do próprio Benedicto Calixto, de quem também há objetos pessoais e fotografias.



        O artista homenageado com seu nome nesse museu de Arte não nasceu em Santos e sim na vizinha litorânea Itanhaém, mas em Santos consolidou sua carreira participando da ornamentação do Teatro Guarany com trabalhos de entalhe e pinturas. Por conta desse trabalho recebeu uma bolsa para estudar em Paris e... bem a história de Benedicto Calixto pode ser baixada em forma de livro digital no site da pinacoteca que leva seu nome. Clique aqui.
      Além do acervo permanente, a pinacoteca também recebe exposições e eventos temporários. Em seus jardins há um bistrô super charmoso para uma refeição ao ar livre e sala com aulas de piano que podem ser assistidas por todos. Verifique a programação no site.

Serviço:
Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, n.15
Entrada: Gratuita
Horários: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h


Leia também:
- Restaurante - escola Estação Bistrô
- Bonde Turístico de Santos
- Monte Serrat
- Novotel -  Santos


This post first appeared on De Turista A Viajanteturista-viajante-dicas, please read the originial post: here

Share the post

Feirinha de artesanato e Pinacoteca Benedicto Calixto

×

Subscribe to De Turista A Viajanteturista-viajante-dicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×