Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Bonde Turístico de Santos

Clique nas imagens para ampliá-las.
        O passeio pelo Centro Histórico de Santos é uma volta no tempo, um Museu a céu aberto em uma das cidades mais antigas do Brasil: a Vila de Santos foi fundada em 1546. O bonde sai da Estação do Valongo, região restaurada no centro da cidade, que abriga também o Museu Pelé, o restaurante-escola Estação Bistrô e  fica ao lado  do Santuário de Santo Antônio do Valongo.  Ou seja, há muito para se ver por ali.
         

      A principal atração é justamente o bonde que faz a rota pelo antigo centro mostrando aproximadamente 40 pontos de construções históricas. A história começa a ser resgatada já na estação, construída em 1867, como parte da primeira ferrovia paulista. Os bondes, que fazem o trajeto de 5km pelo centro histórico, são originais dos séculos 19 e 20. O motorneiro (que movimenta o bonde) e seu auxiliar, o condutor (que coordena as partidas e as paradas para embarque e desembarque) usam trajes de época, tudo para criar o clima de volta no tempo.


       Essa preparação antes de se inserir na história de Santos, do ciclo do café e do próprio Brasil é importante para que os passageiros entrem no clima do passeio. No entanto, o cuidado da Estação do Valongo não se estende a todos os prédios que serão vistos no trajeto. Embora sejam obras arquitetônicas do período colonial, podem não se parecer exatamente com obras de arte. A maioria das construções não está restaurada, embora a prefeitura busque incentivos da iniciativa privada para isso, dessa forma muito do que se vê durante o passeio é original e com aspecto de abandono. Ouvi de um morador (taxista) que ele acha um absurdo que esse passeio leve os turistas para verem a parte mais feia de Santos. Embora, ele não esteja considerando o valor histórico do passeio, não está de todo errado. O que se vê são mais prédios abandonados que restaurados, por outro lado, o que estamos vendo são as primeiras construções do Brasil da forma como chegaram aos dias atuais. Isso é história.


       Vamos ao passeio em si. O bonde sai a cada meia hora e os ingressos (R$7) são comprados na bilheteria do Museu Pelé com o horário especificado de cada saída, o que evita as filas eternas. Só entra na fila quem tem o ingresso para a próxima saída. Assim que chegar ao local faça a compra o mais breve possível, se quiser garantir seu lugar no próximo bonde ou será preciso esperar no mínimo mais meia hora. Se acontecer de 'perder o bonde', enquanto aguarda o próximo, aproveite o tempo para visitar o Santuário de Santo Antônio do Valongo, que fica ao lado da Estação. O Museu Pelé merece uma visita mais tranquila.
       O bonde é acompanhado por um guia que vai identificando para os passageiros as construções por onde passa em português e inglês (sofrível!!). Quando está quase voltando à Estação Valongo faz uma parada na Praça Mauá, para quem quiser se desligar do passeio e dali seguir para o Museu do Café (bem pertinho) que é imperdível.

Foto de época mostrando o bonde. Acervo do Museu da Pesca, em Santos-SP.
        Se quiser aproveitar e evitar uma caminhada mais longa até o Museu do Café, organize-se para visitar o Santuário e o Museu Pelé, antes de embarcar. Nós preferimos voltar ao ponto inicial para almoçar no Estação Bistrô e depois pretendíamos ter seguido a pé para o Museu do Café, mas como o sol estava muito quente, um Uber foi bem vindo.
        O ideal é fazer o passeio completo com o bonde e depois voltar aos pontos abertos à visitação que despertaram maior interesse. Pontos que podem ser visitados no Centro Histórico de Santos:
- Museu do Café
- Monte Serrat
- Casa do trem bélico
- Pantheon dos Andrada
- Museu de Arte Sacra
- Santuário de Santo Antônio

Serviço

- Endereço: Largo Marquês de Monte Alegre nº 2, Valongo - Centro Histórico
- Horários: Circula de terça a domingo das 11h às 17h (última saída)
- Valor: R$7, com meia entrada para estudantes 
- Para quem visita a cidade em escala de navio, a Estação do Valongo fica a aproximadamente 7km do terminal de passageiros do Porto de Santos.

Leia também
- Santos em escala de Cruzeiro
- Novotel Santos



This post first appeared on De Turista A Viajanteturista-viajante-dicas, please read the originial post: here

Share the post

Bonde Turístico de Santos

×

Subscribe to De Turista A Viajanteturista-viajante-dicas

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×