Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Basílica de Guadalupe na Cidade do México


Poderia ter visitado inúmeros lugares turísticos nos arredores da gigantesca Cidade do México, porém nenhum deles conseguiria me levar a conhecer tão profundamente as expressões de religiosidade, fé e devoção que encontrei ao conhecer a mais famosa construção religiosa presente em terras mexicanas, a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, principal santuário católico nacional.

Este é o tipo de passeio que se faz praticamente obrigatório a todos aqueles que desejam verdadeiramente complementar a experiência mexicana conhecendo não somente os pontos mais famosos no Centro Histórico (Zocalo) dessa metrópole, bem como estendendo a absorção cultural ao âmbito religioso. Estamos aqui relatando uma visita a um dos principais templos católicos existentes em nosso planeta. A Basílica de Guadalupe recebe nada menos do que 20 milhões de romeiros, turistas e visitantes ao longo do ano, mas os números se fazem realmente impressionantes quando descobrimos que esta basílica é o destino de inúmeras peregrinações, com certeza tantas quantas as que são realizadas até a Basílica de São Pedro no Vaticano.


A velha Basílica da Nossa Senhora de Guadalupe

Considerada Santuário Nacional do México, a Basílica de Guadalupe tornou-se um dos primeiros santuários sagrado no continente Americano, se transformando imediatamente em um dos principais marcos católicos que orientam os caminhos dos filhos de Deus por este mundo ate a casa do Pai. O acesso à Basílica acontece através de uma rua chamada “La Villa de Guadalupe”, ou também conhecida por “La Villita”, foi bem interessante chegar até os portões desta igreja contemplando o movimento do povo e do comércio local (especificamente vendendo mercadorias "santas"). Ao adentrar os grandes portões que nesta oportunidade estavam especialmente adornados para a recepção de mais uma peregrinação religiosa, parti em busca dos melhores lugares para registrar a magnitude desses dois templos reconhecidos pela devoção de seus fiéis.


Detalhes na arquitetura da Igreja de Guadalupe - Cidade do México

Na montagem anterior é possível contemplar Alguns Dos Pontos da arquitetura do templo antigo que saltam ao olhar de qualquer visitante que contemple a grandiosidade desta edificação. Investi boa parte do tempo que reservei para esse passeio contemplando as imagens e pequeninos detalhes talhados em pedra presentes na fachada da Antiga Basílica. Ainda nos anos 70 descobriram que o terreno onde fora construída esta edificação estava afundando. Foi assim que iniciaram-se os trabalhos de edificação da Basílica Nova, enquanto era executado o trabalho arqueológico de restauração do terreno. Tanto o trabalho da restauração quanto a construção da nova Basílica foram entregues ainda no ano 2000 e ambas celebram o Santíssimo Sacramento diariamente.


Turismo de fé na Cidade do México

Outros lugares interessantes que podem ser visitados em um passeio como esse seriam as dependências da Nova Basílica, a Capilla del Cerrito (Tepeyac), o Panteón del Tepeyac, o Templo del Pocito, o convento e templo de las Capuchinas e há ainda o Museu da Basílica de Guadalupe, inaugurado ainda em 1941 e que conta com mais de 4000 bens culturais. A parte mais emocionante do meu passeio ficou para o finalzinho do dia, quando já havia começado meu retorno à zona mais central da Cidade do México. Me deparei com uma procissão gigantesca que chegava até a Basílica de Guadalupe. Me emocionei com as expressões de fé e tremenda disposição de uma verdadeira multidão caminhando rumo ao altar da Virgem de Guadalupe entoando orações fervorosas e cânticos católicos carismáticos.


Belíssima manifestação de fé popular na Cidade do México

Então anote aí no seu caderninho de viagens: uma visita à capital mexicana não estará completa sem um passeio tranquilo nos arredores destes templos, experiência esta capaz de nos agregar com um pouco da fé e do amor dos ávidos romeiros que passam por essa via diariamente. Na próxima matéria sobre a Cidade do México vou fazer você passear por alguns dos pontos turísticos mais famosos no Centro Histórico dessa megalópole, não vá perder hein!



This post first appeared on Blog Boa Viagem / Dirio De Bordo De Luiz Jr. Ferna, please read the originial post: here

Share the post

Basílica de Guadalupe na Cidade do México

×

Subscribe to Blog Boa Viagem / Dirio De Bordo De Luiz Jr. Ferna

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×