Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Passeando por uma tarde em Guanajuato


Turismo histórico em Guanajuato é um prato cheio para os amantes de cidades antigas, igrejas, templos e marcos urbanos que diferem este lugar de qualquer outro no planeta. Em nossa última tarde de explorações em uma press trip pelas principais cidades do coração cultural mexicano tivemos a oportunidade de sair pelas ruas e vielas (chamadas de callejones) para descobrir este Patrimônio da Humanidade da melhor forma possível: caminhando tranquilamente contemplando as edificações, conversando com os locais, tomando o tempo necessário para explorar com calma algumas das principais avenidas e centros de comércio desta metrópole de mineiros.

Nosso dia havia começado com um reconhecimento cultural de um belíssimo tempo edificado em homenagem ao padroeiro das escavações em Guanajuato, o Templo de San Cayetano, que possui um dos altares mais impressionantes que já vi em uma igreja com arquitetura colonial; nosso city tour continuou posteriormente quando partimos para um passeio de exploração de algumas das principais minas desta cidade, conhecemos um pouco do trabalho de extração de minérios que foi realizado na Bocamina San Ramón e em El Nopál, que juntas foram responsáveis pela maior produção de prata em todo mundo.


City tour pelo Centro Histórico de Guanajuato

Antes mesmo de partir por uma caminhada pelas principais ruas do coração de Guanajuato, ainda conseguimos ter a oportunidade de visitar o Monumento ao Pípila, lugar onde existe um mirante de onde é possível contemplar a vista clássica, principal cartão postal desta capital histórica. Nós visitamos este mesmo mirante um dia antes por conta própria caminhando pelos callejones e posteriormente subindo as escadarias que nos levaram a outros mirantes espetaculares, você pode conferir esse passeio independente que realizamos clicando neste link: tarde livre para conhecer Guanajuato e Passeio em Guanajuato [parte 2]. Em ambos os passeios e também nos principais mirantes é possível compreender que o principal ponto de encontro neste Centro Histórico está mesmo aos pés do Teatro Juárez, mais especificamente nas imediações da praça chamada Jardín de la Unión, por ali estão alguns dos principais restaurantes, estava também o Edelmira Boutique Hotel em que ficamos hospedados e tantos outros lugares interessantes.


Caminhando por praças, templos, igrejas e callejones

Ali pertinho também estava uma charmosa pracinha chamada Plaza de la Paz, localizada em frente à Basílica Colegiata de Nuestra Señora de Guanajuato, a igreja amarelinha da primeira montagem desta matéria e que apareceu sempre destacada em praticamente todas as fotos registradas nos mirantes que visitamos. Se você quer optar por uma rua para caminhar sem se preocupar com o tempo que passa, eu recomendo que você visite a rua De Sopena; caminhando por aqui é possível conectar-se rapidamente às principais atrações turísticas recomendadas para a visitação em GTO. O grande barato de descobrir esta cidade a pé fica por conta dos momentos de descanso que podem ser desfrutados em qualquer escadaria de grandiosas construções religiosas ou em qualquer chafariz das pracinhas que forem sendo descobertas no caminho, um bom lugar para ter esse momento de descanso mesclado a contemplações está nas escadarias da Universidade de Guanajuato, muito bem localizada no coração do Centro Histórico (está representada na primeira foto da montagem a seguir)


Passeio pelas ruas e marcos urbanos de Guanajuato

Descartamos as grandes avenidas com seu comércio movimentado e tráfego intenso para nos entregarmos a um tipo de turismo onde apenas os pedestres podem se aventurar. Não se engane acreditando que estávamos deixando de lado alguns dos destaque turísticos de Guanajuato presentes em suas grandes avenidas pelo contrário! Uma das principais atividades recomendadas aos turistas que visitam esta cidade está em caminhar por suas vielas estreitas repletas de casinhas coloridas, lendas e histórias de romance, tal como é o "Callejon del Beso".


Famosíssimo "Callejon Del Beso" e outros "Callejones" de Guanajuato

Ilustrado na última foto da montagem anterior, o Callejon del Beso é um dos mais marcantes pontos turísticos que os visitantes podem conhecer nesta cidade. Envolto em contos de amor e lendas de tragédia mesclada a romances proibidos, uma das histórias mais famosas deste lugar conta que Dona Carmen, que era a única filha de um homem violento, foi ameaçada de ser enviada a um convento por seu pai, ao descobrir que tinha um caso de amor secreto com um humilde mineiro chamado Don Luis, que então acabou comprando a preço de ouro a casa vizinha para se encontrarem às escondidas, mas desta vez à altura das janelas de suas casas.

Depois de ficar encantados com todas as histórias de amor e luta e reconhecer as maravilhosas paisagens urbanas que podem ser contempladas enquanto caminhávamos por essas ladeiras estreitas. Finalizamos nosso Passeio Pelas Ruas de Guanajuato ao realizarmos uma breve visita ao Centenário Mercado Hidalgo, um dos lugares mais recomendados para comprar artesanato, presentinhos mexicanos, comidas típicas e explorar um pouco mais as possibilidades do riquíssimo turismo cultural presente tão fortemente na capital deste estado mexicano.


Visita ao Mercado Hidalgo em Guanajuato

Voltamos no final da tarde aos nossos aposentos no Edelmira Hotel Boutique afim de nos prepararmos para uma das mais interessantes manifestações populares que já participei em minhas andanças pelo planeta. Depois de tanto caminhar pelos Callejones de Guanajuato, nós fomos os convidados especiais para um evento tradicional que envolve música, cultura e atividades em grupo, só que este é assunto do próximo post desta série, não vá perder hein! ;)

Luiz Jr. Fernandes viajou para o México a convite da Secretaria de Turismo do estado de Guanajuato - MEXICO



This post first appeared on Blog Boa Viagem / Dirio De Bordo De Luiz Jr. Ferna, please read the originial post: here

Share the post

Passeando por uma tarde em Guanajuato

×

Subscribe to Blog Boa Viagem / Dirio De Bordo De Luiz Jr. Ferna

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×