Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Ilha Maafushi nas Maldivas: o que fazer, como chegar, dicas de hotel

Maafushi é uma ilha local que cresce em exploração turística a passos largos dia após dia. É o que muitos amigos chamam de “Maldivas Barato”. Ali você encontra hospedagens a custos interessantes e passeios tão espetaculares quanto os que encontraria em uma ilha resort que cobra mil dólares na diária.
A ilha de Maafushi está localizada no Kaafu Atol, sendo a porta de entrada para outras ilhas menores e sem dúvida mais interessantes. É possível chegar nesta ilha em uma viagem desde o aeroporto principal das Maldivas que não vai durar 30 minutos em um “speed boat”.
Barco ancorado próximo a Maafushi
Até acredito ser uma excelente recomendação: ao chegar no aeroporto das Maldivas, não perca um dia em Malé, vá direto ao que interessa e compre um lugar no barco rápido que sai direto do aeroporto onde chegam os voos internacionais, além de economizar uma grana com hospedagem em um lugar “nada a ver” (que seria a ilha principal – Malé, no caso) com a verdadeira Maldivas que você está buscando, conseguirá também maximizar as suas oportunidades de exploração na viagem.

Como chegar na Ilha Maafushi?

E como fazer para chegar em Maafushi. Bem, antes de mais nada é preciso conquistar a viagem internacional completa de ida e volta do seu destino original para as Maldivas. Como eu mencionei antes, todos os voos internacionais com destino às ilhas das Maldivas chegam na realidade no aeroporto MLE da capital das Maldivas, a ilha de Malé.
Acontece que em Malé não dá pra fazer quase nada, a não ser utilizá-la como base para seguir caminho para outras ilhas. Eu aproveitei a minha oportunidade em Malé para seguir adiante e conhecer ilhas em outro arquipélago (você pode ler tudo do começo no post sobre Mahibadhoo: o que fazer na capital do Atol de Ari do Sul.
Uma vez no aeroporto de Malé é possível comprar um ticket de lancha rápida que vai te levar direto para Maafushi. Então se você pensa em focar nas ilhas do Atol Kaafu, não perca tempo indo a Malé, vá pra Maafushi direto do aeroporto (no época que fui o preço era 25 dólares por pessoa por trecho).

O que fazer na Ilha Maafushi?

Uma infinidade de experiências. Para quem vai às Maldivas pela primeira vez pode ser uma excelente experiência – e muito barata também a propósito. Acontece que Maafushi é uma ilha local com o turismo mais desenvolvido do que outras “ilhas locais” (que não possuem resorts com bangalôs nas águas).

Se você busca um contato inicial com as ilhas e o modo de viver a vida por lá, pode ser muito interessante dedicar no mínimo uma semana só nas ilhas do Atol Kaafu. De Maafushi você pode experimentar outros lugares, fazer passeios em lanchas que levam a outras ilhas e até mesmo pode pegar o “slow ferry” (ferry lento) e ir se hospedar em outros lugares.

A seguir eu compartilho algumas das experiências legais que realizei e só foram possíveis pois eu estava na Ilha Maafushi:

Conhecer uma ilha resort (mesmo não se hospedando em uma)

Ilha Resort próximo a Maafushi

Um ponto positivo de ficar hospedado em uma ilha local por conta exclusiva do custo é ter a flexibilidade de passar um dia em uma ilha resort que pratica a modalidade de “day use”. Em alguns casos é possível pagar o preço da lancha e ir parar em um lugar com bangalôs sobre as águas pagando apenas o custo para passar o dia.

Alguns resorts interessantes que praticam essa modalidade “day-use” e estão próximos a Maafushi são os seguintes: Fihalhohi Island Resort, Paradise Island Resort e Adaaran Prestige Vaado, mas essa disponibilidade muda com frequência, então uma vez realizando seu planejamento para as datas escolhidas da viagem, faça as pesquisas em resorts em ilhas próximas a Maafushi e combine o deslocamento conforme a sua disponibilidade.

Fazer um passeio de barco para conhecer Fulidhoo no Atol Vaavu

Fulidhoo nas Maldivas

Outro ponto interessante e super positivo em se hospedar numa ilha como Maafushi é ter a oportunidade de explorar facilmente outros atóis e conhecer ilhas tão incríveis quanto ou até mais paradisíacas que a própria Maafushi.

Como você pode perceber essa ilha funciona super bem como uma base para explorar outros lugares ainda mais bonitos, como por exemplo a fantástica Fulidhoo, ilustrada pela imagem anterior e localizada no Atol Vaavu, vizinho ao Kaafu Atol, onde fica localizada a ilha de Maafushi.

Passeio de lancha para mergulhar com tubarões

Passeio de lancha para ver tubarões em Maafushi

Outra atividade interessante que pode ser realizada partindo de Maafushi com a iCom Tours é o passeio que leva para mergulhar com os tubarões lixa (“nurse sharks“). Esse é de longe um dos melhores passeios que eu fiz nas Maldivas. E vou te contar por que:

  • tempo livre para mergulhar com os tubarões sem desespero pra ir embora;
  • animais super tranquilos, dóceis e que costumam ficar quase sempre parados, amontoados em baixo de algum deck;
  • profundidade razoável e turistas bem espalhados na água;
  • suporte profissional da equipe do passeio, que esteve na água o tempo todo, fotografando, filmando e orientando os turistas.

Caminhar pela ilha para conhecer as praias locais de Maafushi

Uma vez em Maafushi né, bora conhecer o lugar. É uma ilha super pequenina, com chão de areia da praia, com algumas alternativas para fazer compras (como pequenos supermercados, mercearias) e repleta de opções para se hospedar e comer.

Tanto faz o lugar que você vai ficar hospedado em Maafushi. Eu não gastaria mais do que 100 dólares por uma diária nesse lugar. Pegue uma pousadinha mais barata no booking ou hoteis.com e manda ver seu dinheiro todo para as experiências e oportunidades de passeios que podem ser oferecidos por ali.

Fazer snorkel com tubarão baleia em Dhigurah no Atol Alif Dhaal

Ilhas Maldivas – Dhigurah

Como Maafushi está em uma região previlegiada, localizada entre atóis incríveis, pode ser interessante tirar um tempo para conhecer outros lugares mais distantes.

Me lembro que dali era possível contratar um passeio de dia inteiro que fazia o deslocamento entre Maafushi e Dhigurah, lugar reconhecidamente espetacular para praticar snorkel com tubarão baleia.

Conhecer outras ilhas do Atol Kaafu como Gulhi, Thulusdhoo ou Dhiffushi

Ilhas locais nas Maldivas

E se você tiver tempo de sobra, não deixe de conhecer também outras ilhas de atóis vizinhos à Maafushi. Eu não perderia uma oportunidade de dormir um par de noites em Gulhi ou Thulusdhoo em minha próxima oportunidade.

Acontece que a gente vê o tanto que são caras algumas ilhas e pensa assim: “meu Deus, como eu vou bancar tudo isso” quando na realidade se focarmos a viagem em “ilhas locais” o custo das hospedagens e atrações cai consideravelmente, viabilizando assim viagens de médio/longo prazo.

Parte ruim da Ilha Maafushi

Como tudo que é bom também acaba tendo um lado ruim, Maafushi não é diferente. Da parte mais ruim que eu achei mesmo foi com relação ao sistema de tratamento de esgoto e lixo. Ali tem um lixão no fundo da ilha que fica em contato com o mar, dá um desânimo visitar essa parte.

Lixão de Maafushi

Também não gostei tanto assim da forma de desenvolvimento do turismo de massa. Penso que Maafushi deveria ter sido uma ilha incrível uns 5 a 10 anos atrás. Agora está cada vez mais desenvolvida e tudo isso traz impactos negativos para o ecossistema e ambiente de natureza exuberante nas redondezas.

Concluindo

Voltaria pra Maafushi alguma vez na vida?! Tooooda hora meu amigo(a). É o tipo de lugar que tendo a oportunidade eu volto e fico até mais do que uma semana. Se eu pudesse ter a oportunidade de voltar ao Atol Kaafu, sem dúvidas reservaria mais tempo para passar dias tranquilos e lentos hospedado em outras ilhas próximas, tal como Fulidhoo e Gulhi, que são bem menores e acredito serem parecidas com o que foi Maafushi anos atrás.

Maafushi, chegando na ilha

Bom, você já visitou esse lugar?! Tem vontade de conhecer?! Está planejando uma viagem para lá agora?! Poxa vida, então siga adiante e compartilhe suas impressões e opiniões conosco na caixa de comentários que vem logo à seguir, será um grande prazer conversar mais com você sobre essa ilha paradisíaca das Maldivas.

O post Ilha Maafushi nas Maldivas: o que fazer, como chegar, dicas de hotel apareceu primeiro em Boa Viagem.



This post first appeared on Blog Boa Viagem / Dirio De Bordo De Luiz Jr. Ferna, please read the originial post: here

Share the post

Ilha Maafushi nas Maldivas: o que fazer, como chegar, dicas de hotel

×

Subscribe to Blog Boa Viagem / Dirio De Bordo De Luiz Jr. Ferna

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×