Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Los 7 Cenotes: o ouro da Península de Yucatán


Hoje estou aqui para documentar uma das mais memoráveis experiências que realizei nos últimos tempos. Recentemente viajei para o México afim de complementar um pouco mais as minhas memórias em outros estados deste tão vasto e maravilhoso país, optei por me hospedar por alguns dias na cidade de Mérida, a capital do estado de Yucatán, uma cidade colonial lindíssima e que funciona perfeitamente como base para que possamos explorar esta região com facilidade.

É realmente muito fácil e apaixonante viajar pelos arredores de Mérida. Além de muito barato, é possível obter inéditas aventuras a cada dia que se renova. Podemos explorar templos e pirâmides maias, fazer caminhadas em trilhas no meio da selva, mergulhar em Cenotes impressionantes e até mesmo dar um pulinho na praia em Progresso. É possível conhecer cidadezinhas históricas no meio do nada onde é possível encontrar cenotes incríveis até mesmo no quintal das casas dos moradores mais antigos. Hoje estamos aqui para descrever a história que obtive junto aos meus amigos Ricardo e Alícia, os responsáveis pela estraordinária experiência chamada Los 7 Cenotes.


Vista inicial dos 7 Cenotes em Yucatán - Mérida

Conheci esse pessoal em minhas pesquisas na internet enquanto planejava meus dias no estado de Yucatán. Encontrei-os na realidade no TripAdvisor. Gosto muito de me informar sobre os novos destinos que visito nesta ferramenta. É muito fácil encontrar pérolas preciosas em novos lugares pesquisando pelas coisas que podemos fazer e lendo os comentários que as visitantes deixam. Em uma dessas pesquisas encontrei uma experiência que parecia ser algo bem diferente dos pacotes triviais de passeios em destinos turísticos. Eu me interessei muito, entrei em contato e foi só simpatia por parte da Alícia.


Los 7 Cenotes - Fazenda SN Geronimo

Eles fizeram de tudo para me mostrar sua propriedade e com grande satisfação me proporcionaram uma experiência de imersão nesses espetaculares cenotes que eles possuem em sua propriedade privada, na fazenda Sn. Geronimo, distante vários quilômetros de Mérida. Combinamos de nos encontrar no Boston's Plaza no Shopping Altabrisa às 7 da manhã, lugar que seria o ponto de partida da nossa viagem.

Levantei muito cedo para conseguir chegar a tempo, este seria um passeio que consumiria todo meu dia e eu estava na expectativa para viver uma experiência verdadeiramente autêntica. Desde o primeiro contato que tive com o pessoal de Los 7 Cenotes, eu sabia que estava lidando com pessoas extremamente cordiais e excepcionalmente apaixonadas por esses incríveis cenotes.


Equipe incrível dos 7 Cenotes - Yucatán

Conversei por todo o caminho com o Ricardo, o dono da propriedade, um cara extremamente amável, um grande sonhador e apaixonado pela natureza desse ambiente. Ele é certamente uma pessoa que ainda tento encontrar palavras que possam descrever sua personalidade e cordialidade. Nossa, que cara amigável, sério mesmo leitor, nunca fui tão bem tratado durante um dia de aventuras. Chegamos na fazenda depois de algumas horas e conhecemos o resto do pessoal que faz o suporte já no destino final.


De bicicleta para explorar os cenotes

Desde o primeiro momento em que nos comunicamos pela internet a Alícia foi muitíssimo atenciosa. Ela me enviou vários e-mails me deixando a par de todo o itinerário que realizaríamos, me colocou a par de todos os itens que eu deveria levar durante o dia de aventuras, me introduziu grandiosamente à expectativa de viver um dia completo imerso na descoberta de uma propriedade rural que acreditamos possuir muito mais do que apenas os 7 cenotes e que não hoje não está aberta ao público. Não tinha como ser ruim, né não?!

E foi inesquecível. Quando chegamos na fazenda conheci os outros integrantes do passeio que nos acompanhariam durante todo o dia. Três casais. Garantia de que não iria topar com milhares de pessoas dentro do cenote né?! Todos com a mesma faixa etária e buscando experiências parecidas com as que eu gostaria de obter. Estávamos de fato buscando algo diferente do que é vendido pelas ruas de Mérida. Queríamos ver o "ouro" desse lugar. Todos no grupo estavam buscando experiências autênticas, únicas, e foi o que encontramos ao lado dos amigos Ricardo e Alícia (Los 7 Cenotes).


Visual do primeiro cenote que visitamos

Munidos de bicicletas fomos introduzidos ao passeio. Nós conheceríamos primeiramente o Cenote chamado Mariposa Azul. Dá pra entender os motivos desse nome né? Parece que tem uma borboleta com as asas azuis no fundo do cenote, efeito especial que engana a nossa visão, provocado exclusivamente pelos raios de luz solar que adentram as cavidades expostas deste cenote semi aberto.


Cenote Mariposa Azul na propriedade Sn Geronimo - Yucatán - México

Se você não sabe, no México existem mais de 6.000 cenotes e praticamente todos estão concentrados em dois estados mexicanos, Yucatán e Quintana Roo. Eles podem ser de 3 tipos básicos: abertos, semi-abertos e completamente fechados. Essas são verdadeiras obras primas da natureza, cavidades naturais que se conectam com a superfície e regiões subterrâneas alagadas. Nós já visitamos (e inclusive mergulhamos) no Cenote Dos Ojos, um dos mais famosos da Península de Yucatán.

O Dós Ojos foi a inspiração original para esse meu desejo por conhecer um pouco mais sobre essas cavernas naufragadas. Esses tons de azul intenso que acabaram ficando eternizados em minha memória me motivaram a conhecer um pouco mais disso e foi daí que surgiram essas pessoas que complementaram brilhantemente o meu conhecimento em Cenotes.


Exuberância do primeiro cenote que conhecemos

O ponto forte do passeio é a tranquilidade na qual Alícia convida a todos para adentrar esse submundo maia ao qual tento introduzi-lo com tamanha descrição. Acontece que não existem palavras em meu vocabulário que podem expressar com total transparência a completa realidade dos sentimentos que obtive enquanto caminhava rumo ao mergulho inicial. É um ambiente tão excepcional que até mesmo conseguir chegar na água é uma grande vitória, afinal de contas seus olhos querem consumir todos os detalhes, é impossível ir direto ao mergulho sem antes contemplar um pouco de todo aquele azul.


Raízes de um árvore na superfície tenta encontrar as águas cristalinas do cenote

Os requisitos para o passeio são tão simples: levar roupa leve para banho, roupa para se trocar no final do dia, toalha não muito volumosa, óculos escuros e boné (para se proteger do sol forte de Yucatán) e é claro, uma câmera a prova dágua para eternizar esses momentos. Veja a intensidade do azul da próxima foto! Não parece que tem uma borboleta desenhada pelos raios de luz solar?! Eu fiquei por vários minutos contemplando perplexo essa paisagem espetacular.


Cenote Mariposa Azul - Como uma borboleta com as asas azuis

Aos poucos fui convidado pela Alícia para adentrar o cenote. Como uma embaixadora das profundezas iucatécas, a excelente guia que nos acompanhou ao longo do trajeto fez questão de adentrar primeiramente as águas translúcidas do cenote e cordialmente convidou a cada um para adentrar aquelas águas. Eu achei isso um charme por parte dela. Em qualquer outro passeio você estaria sozinho e não teria o suporte dessas pessoas. Além do vasto conhecimento sobre cenotes, ela fazia sempre questão de chamar cada um pelo nome, transmitindo máxima segurança para todos do grupo.

É claro que não pensei duas vezes e mais do que imediatamente me lancei àquele verdadeiro espetáculo de luzes!


Mergulho em um espetáculo de luzes

Adentrei com muito respeito naquelas águas refrescantes e completamente translucidas. Eu tentava compreender um pouco mais das particularidades deste ambiente tão único e intocado, completamente limpo, não havia qualquer tipo de poluição tanto nas águas quanto nos arredores do cenote, 100% preservado. A propósito um dos pontos positivos a serem mencionados neste passeio é ver a impecável conservação da natureza em toda propriedade.


Efeito de catedral na superfície das águas do cenote

O grande barato é ficar mergulhando e brincando com os efeitos provocados pela luz solar rompendo o nível das águas desta piscina natural. Quanto mais mergulhava maior contato e intimidade ia desenvolvendo com o ambiente. Era notório a diferença da preservação de um cenote como esse, principalmente se compararmos com os outros mais famosos que podem ser visitados em Yucatán. Perceba que este lugar, por receber menos pessoas tende a ser mais intocado!? Não dá para comparar, por exemplo, com os cenotes nas proximidades de Chichén Itzá, que recebem milhares de pessoas mensalmente.


Transparência impressionante das águas deste cenote

Sinta a transparência! As águas são excepcionalmente transparentes! Brinquei por vários minutos entre as raízes da árvore, me diverti mergulhando livremente nas águas transparentes. Percebi que enquanto mergulhava, parecia que a "borboleta" batia suas asas, vagarosamente, conforme os raios de luz mudavam de lugar. Uma paisagem para ficar eternizada na memória sem sobra de dúvidas.


Raios de luz solar adentram a escuridão da piscina natural

Estas piscinas naturais são o resultado da deterioração de várias camadas de rocha calcária, fenômeno este que acaba por construir este mundo paralelo de água limpíssima! Alguns cenotes que estão próximos ao oceano, mais especificamente os de Quintana Roo, possuem conexões com o oceano, fazendo com que suas águas sejam salobras, levemente salgadas. Já os que visitamos nesta propriedade possuem água límpida, fresca e filtrada pela terra, entretanto não é aconselhável beber a água do cenote devido à alta concentração de sais minerais ali existentes. De tão limpa, era possível ver carduminhos de peixeis entre as raízes e ao lado das margens deste cenote.


Mergulhando entre as raízes de uma árvore no cenote Mariposa Azul

Grande parte do espetáculo fica por conta do show de luzes. Os feixes de raios solares fazem com que esta experiência se transforme em algo que vai além do trivial. Ficamos por vários minutos mergulhando, pulando e nadando. Ninguém queria ir embora, afinal de contas para quê sair de um lugar tão espetacular?! Pois é, mas eram "7 cenotes", lembra?! E este era apenas o primeiro deles.


Mergulhando no cenote Mariposa Azul próximo a Mérida

Sem querer sair, mais sabendo da necessidade que tínhamos em ir embora, Alícia nos convidou a seguir o passeio, deixando para trás um dos lugares mais bonitos que já visitei na vida. Enquanto subia vagarosamente as escadas eu ficava perplexo olhando para trás, parecendo que estava me despedindo de um grande amigo :)


Vista parcial do cenote Mariposa Azul

Quando chegamos no topo das escadas, lá estava Jaime e seu companheiro com várias frutas frescas, bebidas (inclusive alcoólicas), ostentando um cordial sorriso que estapava seu rosto. Comemos um pouco enquanto comentávamos sobre o que tinhamos acabado de viver. Um MIX de sentimentos que iam da excitação ao receio ao explorar algo novo, todos mesclados com a forte adrenalina que pulsava por todos os poros do meu organismo. Eu queria mais e estava pronto para o próximo!


Frutas frescas e bebidas geladas após o primeiro banho de cenote

Registrei mais algumas fotos enquanto todos já se aprontavam para seguir com as bicicletas até o próximo cenote. Eu poderia viver facilmente como a Alicia, em frequente conexão com as belezas naturais existentes na propriedade rural Sn. Geronimo, terra onde estão alguns dos tesouros mais escondidos presentes na Península de Yucatán.


Caminhando por uma trilha rumo ao segundo cenote em Yucatán

Lhe convido a acompanhar os próximos episódios dessa aventura acompanhando todas as nossas atualizações. No post seguinte desta série, você conhecerá os outros cenotes e acompanhará a evolução desta experiência que adquirimos em Yucatán. Os próximos cenotes são ainda mais incríveis! Abração e até a próxima :)


Los 7 Cenotes

Serviço

Los 7 Cenotes
Site: xperiencia7cenotes.com / E-mail:[email protected]
Facebook: www.facebook.com/los7cenotes
Endereço: Calle 22 #98 por 15 y 17, Itzimna, 97100 Mérida, YUC, México
Whatsapp: (+52) 9996 455722 / Loja Física: (+52) 926 2949
Luiz Jr. Fernandes realizou esta experiência em uma parceria celebrada entre ambas as partes sem custos agregados, entretanto isso não influencia na transparência sobre este relato.



This post first appeared on Blog Boa Viagem / Dirio De Bordo De Luiz Jr. Ferna, please read the originial post: here

Share the post

Los 7 Cenotes: o ouro da Península de Yucatán

×

Subscribe to Blog Boa Viagem / Dirio De Bordo De Luiz Jr. Ferna

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×