Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que fazer em São Luís do Maranhão

Antes de tudo, a história da cidade de São Luís já faz dela um local ímpar. Essa é a única cidade brasileira que foi fundada por franceses, e ainda possui antigos casarões preservados abertos a visitação. Além da variedade de passeios culturais, a vida noturna em São Luis é igualmente animada, trazendo o clima moderno ao ambiente.

De antemão, mesmo um breve passeios pelas ruas de São Luís já permite que sejamos transportados para o período colonial. Afinal, os Casarões antigos possuem os famosos azulejos advindos de Portugal, e traços da influência dos demais povos, como os franceses, africanos e indígenas.

Por isso, esses antigos casarões são tombados pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional, e constituem o chamado centro Antigo de São Luis.

Vai conhecer o Maranhão?! Conheça os Hotéis em São Luís 

Caminhe pelo Centro Antigo

Dessa forma, a caminhada pelo centro antigo da cidade não pode faltar na sua lista do que fazer em São Luís do Maranhão. A cidade orgulha-se de possuir a maior coleção de azulejos portugueses da américa Latina.

Dentre as principais construções que merecem fazer parte do seu roteiro ao centro antigo da cidade estão: Igreja da Sé, Igreja do Rosário, Igreja dos Remédios, o convento das mercês, casa das minas entre outros.

Visite a curiosa Casa das tulhas 

Esse é o verdadeiro mercado do centro histórico. O local é amplo, ocupando um quarteirão inteiro. Dessa maneira, lá é possível encontrarmos itens comuns de mercado como peixes, carnes, frutas, especiarias, e também as feirinhas onde diversos itens típicos do artesanato local estão disponíveis para os turistas comprarem como souvenir. Portanto, nesse local é possível encontrar os itens típicos da região, como a tiquira – aguardente de mandioca; doce de espécie; e as singulares garrafas de cachaça que possuem um caranguejo em seu interior.

Conheça o Palácio dos Leões

Outro passeio que deve fazer parte da sua lista do que fazer em São Luís do Maranhão, é a visita ao Palácio dos Leões.

Esta é a sede do governo do Estado, e faz parte da fortaleza de São Luís que foi construída durante as invasões francesas. Embora a construção original seja datada de 1612, nada restou dela, pois o palácio foi reconstruído, ampliado e reformado muitas vezes.

Além de conhecer um pouco mais sobre a história nacional, o visitante encontra no acervo do Palácio móveis, quadros, esculturas e pratarias.

Divirta-se no Museu do Reggae

Este museu é uma das novidades presentes no centro histórico, afinal foi aberto recentemente, em 2018. Embora o museu seja pequeno, narra a história da conquista do Maranhão através dos sons da Jamaica. Entre os itens que constituem o acervo do local encontramos discos raros, objetos religiosos, e também uma réplica da radiola Voz de Ouro Canarinho, que foi uma das primeiras a tocarem reggae para os maranhenses dançarem, a dois, tal como dançamos o forró.

Surpreenda-se com a Casa do Maranhão

Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a cultura local este estabelecimento não pode faltar na sua lista do que fazer em São Luís do Maranhão. Afinal, devido a sua grande extensão a casa expõe grandes obras e instalações, tal como a réplica de um Boi gigante.

Aproveite e faça uma visita a Casa de Nhozinho

Mestre Nhozinho é um grande artista popular maranhense que, mesmo ao adoecer continuou produzindo as suas obras. Por isso, este casarão de 4 andares, localizado próximo a casa do Maranhão, se dedica a destacar e compartilhar a relevância desse legado artístico para a região.

Passeie pelas praias mais visitadas 

Embora a maior parte das praias em São Luís estejam impróprias para o banho durante o ano inteiro, é possível, no entanto, caminhar pela areia, ou pela orla e aproveitar a beleza de suas paisagens. 

Entre as praias mais visitadas da capital estão: Praia do Calhau, Ponta D’Areia e Praia do Araçagi.

Além disso, é possível ainda desfrutar de agradáveis refeições nos quiosques encontrados nesses locais.

Aprenda a dançar com o agito noturno de São Luís

O ritmo musical predominante em São Luís é o Reggae. Por isso, na sua lista do que fazer na cidade não poderia faltar conhecer as baladas especializadas nesse estilo. Então, busque pelos bares localizados na Avenida dos Holandeses e Lagoa da Iansen. Durante a noite esses são os lugares mais frequentados pelos que querem conhecer o Reggae do Maranhão.

Faça uma breve viagem até Alcantara

Se você gosta de aventura reserve algumas horas dentro do seu roteiro para desbravar a região de Alcantara. Antes de mais nada, só o passeio de barco de um pouco mais de 1 hora até o local, já é um desafio, devido as águas turbulentas. Além disso, ao chegar nesse ponto turístico, o visitante é surpreendido por ruínas lindíssimas que conservam com perfeição a história local.

Se puder, aproveite a festa do bumba-meu-boi

Esta é sem dúvida uma típica celebração de Maranhão, e portanto, se você visitar a cidade de São Luís do Maranhão em junho não deixe de participar dessa festa.

O bumba-meu-boi é uma festa junina, e sua temporada tem início em maio, e termina em julho, quando ocorre o enterro dos bois. 

Porém, em São Luís as apresentações dos bois ocorrem na segunda quinzena de junho, quando inúmeros arraias são organizados pela cidade. 

Diante disso, os bois são apresentados em palcos, tal como em um show. Todos os participantes do show desempenham papéis e seguem uma coreografia prévia. Dessa forma, podemos nos deparar com os caboclos de fita, vaqueiros, índios. Toda a trama é rica em detalhes e simbologia, portanto, evite piscar para que não perca nem um minuto sequer desse belo show.

Aproveite a proximidade e visita os Lençois Maranhenses

Antes de mais nada, não poderíamos deixar de mencionar um dos principais pontos turísticos do Brasil. Os lençóis Maranhenses são visitados por turistas do mundo inteiro, e definitivamente não pode estar de fora da sua lista do que fazer em São Luís do Maranhão.

Diante disso, inúmeros visitantes são atraídos pelas lagoas de água doce, rodeadas por dunas naturais, que tem cores deslumbrantes. Afinal, a paisagem parece de fato, ter saído dos nossos mais lindos sonhos.

No entanto, para tirar o maior proveito de seu passeio, opte por visitar a região entre os meses de abril e agosto, quando as lagoas ficam cheias devido as chuvas. Mas nada impede que você visite a região em outra época, e desfrute dos passeios das dunas que estão sempre mudando de posição.Porém, não deixe para fazer esse passeio aos lençóis maranhenses por um dia apenas. Do centro da cidade leva-se 4 horas para chegar até a região. Portanto, o desgaste do deslocamento e a abundância de beleza e atrativos pedem por uma estadia mais longa no local. 

The post O que fazer em São Luís do Maranhão appeared first on Viagem e Cura.



This post first appeared on Viagem E Cura, please read the originial post: here

Share the post

O que fazer em São Luís do Maranhão

×

Subscribe to Viagem E Cura

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×