Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Qual é a sua praia?

O Brasil, país de dimensões continentais, Possui uma extensa orla marítima. São centenas de praias com as mais variadas características e belezas.



O “De Mala e Cuia” decidiu fazer uma busca de norte a sul, mostrando algumas praias bem interessantes que você não deve abrir mão em suas próximas programações de viagem. Para isso, alguns amigos do blog forneceram informações valiosas e dicas especiais sobre essas verdadeiras maravilhas, que muitas vezes, passam despercebidas aos nossos olhos.

Começamos pelo estado do Espírito Santo, que possui uma orla marítima maravilhosa, com praias lindas e acolhedoras. A escolha recaiu para a Praia da Curva da Jurema, localizada em Vitória. Prática de esportes náuticos como o stand-up paddle, águas calmas, gente descolada e local de ferveção. Esse é o perfil desta praia capixaba. A dica também é curtir a bela vista da praia a partir de um dos quiosques instalados na orla, onde você pode degustar petiscos saborosos da culinária local. A proximidade com as ilhas do Boi e do Frade conferem ainda mais charme ao local. A praia fica na Avenida Dante Michelini. A referência é a proximidade com o Shopping Vitória.

Praia da Curva da Jurema/ES

Praia da Curva da Jurema/ES



Você sabe onde fica a Praia de Caraíva? Deveria! Trata-se de uma longa extensão de areia na orla baiana. As águas são cristalinas e mornas. Quer coisa melhor? O local é uma joia rústica, já que as ruas não possuem calçamento, o que convida à caminhada a pé pelas ruas de areia do local. Há pouca iluminação artificial (apenas nos bares), sendo as mesas iluminadas à luz de velas. O ar da Vila remete a tempos antigos, já que faz parte da Costa do Descobrimento. O local é tombado pelo Patrimônio Histórico, e possui mais de 470 anos. De um lado, o rio; de outro, o mar cristalino. É esse ambiente encantador que o visitante encontra e fica apaixonado! Dica bacana é conhecer o famoso artesanato Pataxó na Vila. À noite, é possível aproveitar as atrações locais, com música ao vivo e, se a natureza estiver de bom humor (costuma sempre estar!), ver a lua belíssima refletida nas águas. São inúmeras casas, suítes, pousadas disponíveis no local. Você não pode perder essa chance! A referência é a proximidade com Trancoso e Itaquena.



Praia de Caraíva/BA



Pegamos o nosso rumo para o Ceará, mais precisamente, Praia Barra do Cauípe, em Caucaia. Mar tranquilo, excelente para a prática de esportes náuticos, Cauípe possui uma longa extensão de areias douradas e é ainda pouco conhecida dos turistas. Excelente para uma temporada com a família, possui bangalôs e bares para a conveniência dos visitantes. Se sua intenção é momentos de tranquilidade, segurança e distância do agito, esse é o local ideal. Bem próximo de Fortaleza, o local faz parte da orla da cidade de Caucaia, e o acesso se dá pela estrada Garrote Combuco.

Barra do Cauípe/CE



A apenas 37 km de Recife, Calhetas é o que se pode chamar de paraíso da pesca submarina, surfe e mergulho. Tudo por conta de suas águas cristalinas e visual deslumbrante. O acesso um pouco difícil garante a tranquilidade do local. Mesmo assim, em fins de semana ensolarados, a busca é grande por suas águas convidativas e areias que pedem um belo passeio de buggy. O local conta com quiosque para degustação de petiscos da região (o Bar do Arthur já é famoso por lá), e não é incomum ser procurado também para a prática de tirolesa. 


Praia de Calhetas/PE



Saímos do incrível Nordeste e descemos até Santa Catarina, mais precisamente a uma praia que é um dos ícones do naturismo nacional e cujo nome é bem parecido com a praia anterior. A Praia da Galheta, embora reúna adeptos deste estilo de vida, também é frequentada pelos não praticantes. A beleza do local justifica a visita. Faz parte do Parque Natural Municipal de Galheta, é semideserta, de natureza virgem e preservada. Não se pode construir em Galheta e a preservação é garantida por lei. Um dos atrativos do local, além de seu aspecto intocado, são as inúmeras vertentes de água doce vindas do morro do Parque Natural. A fim de que os visitantes fiquem mais à vontade, a Secretaria de Turismo do Município autoriza barracas para venda de bebidas e sanduíches. Nelas, é possível saborear o choripã, uma espécie de sanduíche de linguiça de porco.




Linda Galheta/SC



Voltamos “voando” para o nordeste, a fim de fazer uma bela visita ao estado do Alagoas, mais precisamente, Praia de Maragogi. Já ouviu falar nela, certo? Também conhecida como Costa dos Corais. Por quê? A semelhança com as praias do Caribe é grande. A começar pelas suas águas azul-turquesa, cristalinas, mornas e areias finíssimas e brancas. Possui excelente infraestrutura, contando com inúmeras pousadas e restaurantes, o local requer um tempo extra para que você possa desfrutar de toda sua beleza com calma. Não deixe de fazer um belo passeio de catamarã pelos corais, com direito a paradas nas galés, que são as piscinas de águas naturais e cristalinas. Dica importante: procure saber antes se o período de visitas é na maré baixa, pois na maré alta, o mar fica revolto e perigoso, e as piscinas naturais desaparecem.






Maragogi/AL - de tirar o fôlego!



Que praia é essa, que tem as águas entre as mais cristalinas e puras do Brasil? Sim, fica no Rio de Janeiro, no local conhecido como Região dos Lagos. A Praia do Peró faz parte do município de Cabo Frio, e possui uma longa faixa de areia, onde, na alta estação, cada espaço é disputado por famílias e visitantes de todas as partes do Brasil. A partir de Cabo Frio, o acesso é rápido de carro ou de ônibus, não levando mais de 30 minutos. O local possui inúmeros quiosques que servem de tudo: bebidas, petiscos e pratos à base de frutos do mar. Existe uma área de reserva ambiental bem próxima, o que garante a tranquilidade, mesmo em período de férias. Fora da alta estação, é impagável a caminhada pela orla e assistir o puxar de rede dos pescadores. Inúmeras pousadas oferecem, em sua maioria, meia pensão. A dica é fugir da orla para conseguir preços mais em conta. Outra dica? Visite a Praia das Conchas, que é a continuação do Peró e é igualmente linda! Para quem vai passar uma temporada, uma dica bacana é ir à noite ao pequeno Shopping do Peró para comer uma deliciosa pizza à lenha, ou tomar um saboroso caldo. Mas atenção: jamais estacione seu veículo sobre as dunas, já que possuem vegetação e fauna sensíveis e são legalmente preservadas.


A bela Peró/RJ

...continua até a Praia das Conchas



Permanecemos no Rio e nos dirigimos agora ao sul do estado, já em direção à Sampa, mais precisamente Ilha Grande. Sabe aqueles lugares que parecem não existir, com águas cristalinas e verdejantes, natureza em explosão exuberante, fontes de água doce lentamente desaguando na praia? É assim a Praia do Itaguaçu! Também chamada de Praia do Gaúcho, é um recanto que atrai aqueles que gostam de mergulhar com snorkel para ver as maravilhas da fauna marinha local, e dos apreciadores de trilhas, já que o local é acessível somente a pé. No local existe apenas uma pousada, o que confere todo ar rústico e intocado ao local. O acesso é feito de barco a partir de Angra dos Reis. O cais fica na Praia Vermelha, vizinha, a apenas 500 metros. De lá, uma bela caminhada que não dura mais de uma hora. Em geral, as vilas da Ilha Grande preservam a natureza em seu esplendor, sendo área legalmente protegida do desmatamento e de construções que prejudiquem a vocação de paraíso.



Praia do Itaguaçú/RJ


O “De Mala e Cuia” agradece alguns amigos que, gentilmente, forneceram material, dicase informações sobre suas praias interessantes. São eles: Carlinhos Lopes, Cícero Cavalcante, Miguel dos Anjos, Nadja Rodrigues, Pedro Villaça e Terezinha Aguiar. A vocês, nossa eterna gratidão!


E você? Tem alguma praia preferida ou interessante? Deixe seu recado no espaço abaixo, fazendo seus comentários ou sugestões.


This post first appeared on De Mala E Cuia, please read the originial post: here

Share the post

Qual é a sua praia?

×

Subscribe to De Mala E Cuia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×