Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Guarapari: Saúde e Diversão!

O lugar, apelidado de “cidade saúde”, oferece muito aos visitantes que se dirigem àquela região do Estado do Espírito Santo. Praias encantadoras, gente hospitaleira, ótima infraestrutura. Vamos conhecer o que espera aqueles que querem momentos de tranquilidade, lazer e diversão em Guarapari.

Vista Aérea da Orla [Imagem Pública]


O nome, de origem indígena, refere-se a uma ave outrora abundante na região, o guará; e ‘pari’ refere-se à forma com que essas aves eram caçadas pelos indígenas. Localizada a 51 quilômetros de Vitória, a capital do estado, Guarapari encanta o viajante desde sua chegada.

É difícil apontar os pontos altos da cidade, uma vez que são inúmeras as atrações. Uma visita à cidade fica incompleta se não conhecermos o artesanato local (o artesanato de conhas é famoso), que pode ser apreciado, por exemplo, na feirinha hippie da Praia da Areia Preta todas as noites.

A cidade também oferece excelente infraestrutura hoteleira, com possibilidades para todos os bolsos. Assim também as opções gastronômicas são diversificadas, e nesse quesito, se você procura uma bela moqueca capixaba ou a famosa torta capixaba, pode experimentar a do Restaurante Gaeta. A casa, localizada na Avenida Beira-Mar, 45, Meaípe, tem um alto conceito no site Trip Advisor.

A ideia de que Guarapari, por ser uma cidade litorânea, não possua muitos atrativos cai por terra quando percebemos que existe opção para aqueles que querem aproveitar as altitudes. A chamada zona rural da cidade, localizada na serra de Guarapari, encanta por sua diversidade. A cachoeira de Buenos Aires atrai os visitantes com suas águas maravilhosas que convidam a um belo mergulho. Na mesma região, a Pedra do Elefante surge majestosa, olhando a cidade ao longe.

Se a intenção é deixar um pouco as praias de lado, a cidade tem a opção do AcquaMania, parque aquático com opções para toda família. O parque fica localizado na rodovia ES 477, Km 20, na Comunidade da Lagoa Dourada.

Agora, começa nosso roteiro histórico, e escolhemos para isso a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída em 1585 pelo Padre José de Anchieta. Localizada na parte alta da cidade, é patrimônio histórico nacional e tem seu acesso controlado por conta de sua importância histórica. Conta-se que a figura em sua fachada, representando o Padre Anchieta, é a única representação verdadeira das feições do personagem histórico. Como curiosidade, a igreja teve outra construção iniciada na Avenida do Contorno e, embora tenha sido construída em 1677, nunca foi inaugurada.

Em seguida, temos o Poço da Fonte, construído em pedras, sendo o único poço remanescente construído pelos jesuítas no estado do Espírito Santo. O poço cobre uma nascente que, em tempos antigos, abastecia a cidade em momentos de escassez.

O Poço dos Jesuítasé mais um marco da influência religiosa no local. Localizado no Morro do Atalaia, suas águas, segundo lendas, possuem poderes curativos. Construído em 1585 pelos jesuítas.

A Pedra Rolouaguça a curiosidade dos visitantes, uma vez que, segundo relatos, bloqueava a saída do túnel que ligava a Igreja de Nossa Senhora da Conceição ao Morro do Atalaia. Conta-se que os jesuítas fugiram por este túnel e, como não pudessem levar consigo os tesouros da igreja, enterraram as relíquias na entrada do túnel.

Chegamos às praias, cartão postal de Guarapari. E começamos com a Praia da Areia Preta, localizada no centro da cidade. Notabilizada por possuir areias monazíticas (que dão a tonalidade escura) com elementos radioativos comprovadamente benéficos para o tratamento da artrite, artrose e bursite (a busca pelos elementos salutares desta praia motivou o apelido de “Cidade Saúde” conferido à Guarapari).


Praia do Morro [Imagem Pública]



Ainda para os amantes de praias, a Praia do Morro sobressai por conta de sua beleza e extensão. A 4 km do centro, a praia é point de encontro de pessoas de todas as idades, com diversos quiosques à beira-mar, quadras esportivas, reunindo famílias, surfistas, gente de bem com a vida.

O Parque Estadual Paulo César Vinha está localizado em Setiba, possuindo florestas, ilhas, praias, lagoas e dunas. A ideia foi proteger os diversos ecossistemas do local, ameaçados pelo desmatamento. Nele o visitante encontra um contato precioso com a natureza e é excelente para observar animais silvestres. Possui horário para visitação.

Passeios de escuna– É possível conhecer a beleza da orla a bordo de uma escuna, com direito à parada para um delicioso mergulho. As saídas ocorrem no canal e as viagens custam em média R$ 25,00, durando cerca de 2 horas.

Momentos radicais e emocionantes aguardam o visitante com o Passeio de Caiaque. Na verdade, o serviço é oferecido dentro do Parque Estadual Paulo César Vinha, e é composto de um tour por ambientes deslumbrantes que só podem ser vivenciados por caiaque. O passeio percorre a Praia de Caraís (Coca-Cola), conduzindo o visitante por cerca de 3 horas ao que de melhor o parque possui. Os caiaques são duplos e o passeio dá direito a paradas na Praia de Caraís e Mirante do Sambaqui. Ingressos individuais a R$30,00.

A cidade conta com uma rede hoteleira diversificada e de qualidade. Separamos abaixo uma dica interessante, retratando uma experiência deste autor.

Aqui, uma dica preciosa para aqueles que querem guardar o dinheiro para a diversão nas praias e pontos turísticos. É possível se hospedar na cidade em um estabelecimento com localização privilegiada, próximo às principais praias do centro, pagando um preço justo. Estou falando da Pousada Roma Antiga, que oferece atendimento acolhedor feito pelos proprietários, sempre atenciosos e gentis. Possui acomodações simples, mas impecáveis, oferecendo um café da manhã sem sofisticação, porém de bom gosto. Estive hospedado lá e fiquei encantado com a simpatia e limpeza do local. Não por acaso, a pousada recebe muitos elogios dos clientes. Possui estacionamento próprio e oferece wi-fi aos hóspedes. A pousada fica localizada na Avenida Trajano Lino Gonçalves, 84.


As atrações são inúmeras, mas para terminarmos esse nosso pequeno roteiro, voltamos à orla com a Praia de Setiba. Excelente local para eliminar o estresse do dia a dia, a praia possui águas calmas e propícias para adultos e crianças. De fácil acesso, conta com inúmeros quiosques na orla para não deixar o visitante sem provar os deliciosos petiscos à beira mar.


This post first appeared on De Mala E Cuia, please read the originial post: here

Share the post

Guarapari: Saúde e Diversão!

×

Subscribe to De Mala E Cuia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×