Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Turismo no Rio - O que poucos conhecem?

Que é uma Cidade realmente maravilhosa, hospitaleira e com muitos cartões postais, todos sabem. Afinal, o Rio de Janeiro é daqueles lugares que não pertencem apenas a um único país, tamanha sua fama em todos os cantos do planeta. A cidade é marca registrada do mundo.

Agora, o que muitos visitantes não sabem é que a cidade oferece atrações no mínimo interessantes que não estão, digamos, sob as luzes da ribalta. Pontos que, muitas vezes, nem mesmo o próprio carioca conhece e que certamente valem uma visita.

Então, se você é daqueles que gostam de fugir do trivial, prepare uma roupa confortável e tenha em mãos este pequeno guia, a fim de se divertir e ver o que muitos olhos não conseguem ver.

Localizada bem no centro da cidade, na Praça XV de Novembro, encontramos uma incrível feira de antiguidades. Lá é possível encontrar itens realmente interessantes que irão fazer uma enorme diferença em sua casa. São objetos vintage, fora de linha, curiosos, oferecidos por um bom preço. De quebra, às vezes é possível ouvir ótimas histórias sobre os objetos vendidos. A feira funciona aos sábados, mas a dica é chegar cedo, pois os melhores itens podem desaparecer num passe de mágica.


Igreja da Ordem Terceira (Fonte: Wikipedia)



E aproveitando que estamos no centro da cidade, bem ali perto temos a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência. Esse nome comprido revela uma construção no Largo da Carioca inserida no meio do frenesi de arranha-céus. A importância da igreja é total, pois é um dos maiores marcos nacionais do estilo Barroco. Construída em 1619, o interior da igreja contrasta com sua fachada simples. Sua pintura interna dourada é verdadeiramente deslumbrante, exemplo do melhor da escola barroca. Fique de olho na pintura do teto da nave principal, retratando a apoteose de São Francisco. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta, fechando apenas de meio-dia a uma da tarde.

Seguindo neste roteiro descomplicado, permanecemos no centro do Rio, e nossas atenções agora se voltam para uma igreja que impressiona logo pela fachada. Trata-se da Catedral Imperial, Antiga Sé (oficialmente Igreja de Nossa Senhora do Carmo), localizada na Rua Primeiro de Março, cuja construção teve início em 1761. Tem uma importância histórica grandiosa, uma vez que, por ordem de Dom João VI, foi denominada catedral oficial do império português. O que concorreu para isso foi a sua proximidade com o Paço Imperial, a apenas algumas dezenas de metros de distância. Está localizada na esquina com a Rua Sete de Setembro e encontra-se sempre de portas abertas à visitação.

A Praça XV, por sua importância histórica, congrega coisas muitas vezes esquecidas pelo próprio morador da cidade. E é também neste local que embarcamos (literalmente) para mais um passeio encantador. A partir da estação das barcas, o visitante parte rumo ao fundo da Baía de Guanabara em direção à ilha de Paquetá. Local de refúgio de muitos nobres no período colonial, o local é um recanto de sossego, onde é proibido o uso de veículos motorizados. Muitas construções históricas e praias cheias de histórias e lendas aguardam o visitante, que pode alugar bicicletas para passeios agradáveis por toda ilha; ou charretes, caso prefira apenas apreciar as belezas da ilha sem fazer esforço. O local oferece restaurantes e acomodações para aqueles que desejam pernoitar na ilha. A primeira embarcação parte da estação das barcas às 7 horas da manhã, e a última sai da ilha às 17h.

Se você gosta de praia e quer fugir do burburinho dos locais mais badalados, uma opção excelente é a Praia de Grumari. Possui certo perfil suburbano, apresentando vários quiosques para uma refeição agradável à beira-mar. Com uma grande extensão de areia, fica próxima à área de preservação ambiental. A partir da Barra da Tijuca, siga pela orla direto em direção à Praia do Recreio dos Bandeirantes, pegando o tráfego preferencial. A praia é a última de uma série de belas paisagens.

Fundado em 1590, o Mosteiro de São Bento, no centro da cidade, remete ao período colonial brasileiro e apresenta um contraste fenomenal entre a agitação do centro empresarial, no qual está inserido, com um ambiente relaxante e de reflexão. Dele é possível observar parte da Baía de Guanabara. A visitação, contudo, restringe-se à Igreja Nossa Senhora de Montserrat, anexa. Endereço: Rua Dom Gerardo, 40.


Castelo da Fundação Oswaldo Cruz (Fonte: Catraca Livre)


Finalizando este nosso pequeno roteiro off, seguimos em direção à Fundação Oswaldo Cruz, referência nacional na pesquisa científica e fabricação de medicamentos, o local abriga uma série de atrações em seu grandioso espaço – 270 mil metros quadrados. Algumas dessas atrações são: biblioteca (utilizada por Oswaldo Cruz no passado para discussões científicas), castelo (majestoso, de inspiração europeia e que possui o elevador mais antigo em funcionamento da cidade), parque da ciência, câmara escura, tenda da ciência, entre outros atrativos. Funciona de segunda a sexta apenas com visitação agendada por telefone (2590-6747), ou aos sábados, com visitação livre das 10 às 16h. Localizado na Avenida Brasil, 4365, Manguinhos.


This post first appeared on De Mala E Cuia, please read the originial post: here

Share the post

Turismo no Rio - O que poucos conhecem?

×

Subscribe to De Mala E Cuia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×