Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Com o pé na serra - Atrativos radicais de Nova Friburgo

O Estado do Rio é assim, cheio de praias maravilhosas e famosas, gente hospitaleira, cosmopolita ao extremo. Mas ao lado dessa grandiosidade cinematográfica que principalmente a orla produz, o estado também apresenta uma variedade enorme de ambientes que deixam o visitante encantado.

A região serrana do estado é um desses encantos. Paisagens de um verde impressionante, clima agradável, e o que é muito importante, tudo ali pertinho da capital, afinal as principais cidades serranas não ficam a mais de 1h30 de distância da capital. Esse roteiro há muito foi desvendado pelos imigrantes por conta do clima e solo rico, tornando o local ideal para a agricultura familiar e produção de alimentos de boa qualidade.

Assim é Nova Friburgo, cidade que teve seu início como colônia suíça por volta de 1818 com a vinda de cerca de 100 famílias daquele país para estas bandas. É nela que fica os Três Picos de Salinas – o maior parque do Estado e que cobre 5 municípios. É ali que se encontra o ponto mais alto da Serra do Mar e a conformação geológica é um grande atrativo para quem gosta de escaladas radicais e trilhas deslumbrantes.

Os rios que descem da serra de Friburgo se encontram e formam o Encontro dos Rios, na localidade de Lumiar. Propício para banhos revigorantes, o local também oferece a possibilidade de belas trilhas em meio à natureza rica e encantadora. Fica a 15 minutos do centro de Lumiar.

A Cachoeira Toca da Onça não tem um acesso facilitado, mas vale para conhecer um visual belo e águas convidativas. É possível degustar petiscos em um estabelecimento no local. Fica a 17 km de Lumiar e no local podem ser feitos piqueniques, acampamentos, e é permitida a prática da canoagem.

Rafting: pura adrenalina (Imagem pública)



O cartão postal de esportes radicais da região não poderia ficar de fora. O rafting e a canoagemtêm um potencial reconhecido nacional e internacionalmente, pois a região, por seus inúmeros cursos d’água, forma o ambiente propício para a prática destes esportes super-radicais. Se você é um praticante desses esportes e procura altas doses de adrenalina, não pode deixar de conhecer as corredeiras formadas pelo encontro dos rios Bonito e Macaé em Lumiar. Vale lembrar que Lumiar oferece boa infraestrutura ao visitante, com acomodações e restaurantes.

Pedra do Cão Sentado (Imagem pública)


O Parque Furnas do Catete fica às margens da rodovia Friburgo-Bom Jardim, e proporciona ao visitante a oportunidade de contato com a natureza em todo seu esplendor, além de cativar aos amantes de escaladas e trekking. O passeio não é difícil e conta com banheiros, unidade de primeiros socorros, entre outras facilidades. É nesse parque que se encontra a Pedra do Cão Sentado, na altitude de aproximadamente 1.100 metros. A pedra é muito procurada para escaladas pelos amantes do esporte, mas não é a única para este esporte; existem inúmeros outros locais dentro do parque.  Além disso, no parque podem ser encontrados lagos, grutas e trilhas de fácil acesso. Na entrada existe local para refeições e piqueniques.


Finalizando esse nosso passeio pela serra, De Mala e Cuia traz um roteiro encantador para os amantes de Mountain Bike e Off-Road. Trata-se do trecho entre São Pedro da Serra e o lugarejo chamado Rio Bonito. O acesso é através de Lumiar. Com o rio Macaé ao lado, a trilha percorre locais para deixar os amantes do esporte extasiados. Dica: fique atento para os pontos onde é possível tomar banho de cachoeira.


This post first appeared on De Mala E Cuia, please read the originial post: here

Share the post

Com o pé na serra - Atrativos radicais de Nova Friburgo

×

Subscribe to De Mala E Cuia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×