Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Espírito Santo e Bahia: Partiu moqueca!

Dez entre dez pessoas apreciam a moqueca, um prato típico brasileiro e que faz fama em dois estados do Brasil: Espírito Santo e Bahia. Vale lembrar que o prato não é exclusivo desses dois estados; Pará e Pernambuco têm suas moquecas. Mas o De Mala e Cuia de hoje irá saber “o que é que a moqueca tem”(uma brincadeira com a famosa música de Dorival Caymmi) e onde comer as melhores na Bahia e no Espírito Santo.

[Fonte: Free Image]


A iguaria tem versões diferentes nos dois estados, e tanto pode ser feita com peixe, frango, camarão, como na forma vegana. Na baiana, o uso do leite de coco e do azeite de dendê é primordial; ao passo que na capixaba, esses elementos são substituídos pelo azeite doce, tomate bem maduro – tudo devidamente eternizado nas famosas panelas de barro do estado. Aliás, essas panelas são tingidas com produtos oriundos dos manguezais. Mas, vamos aos principais locais para degustar essa delícia?

No Espírito Santo, quase 90% dos restaurantes servem a moqueca, o que torna muito difícil o trabalho de escolher os melhores locais. Localizado na grande Vitória, o Pirãoé considerado um expert na iguaria. Sua moqueca é muito apreciada, além de um atendimento de primeira linha. O local costuma receber gente famosa, em busca do prato capixaba. Dica: Peça uns pasteizinhos de siri como entrada. O estabelecimento fica na Rua Joaquim Lino, 753, Praia do Canto.

O Cantinho do Curuca é daquelas casas antigas e espaçosas, com muitas mesas para receber aqueles que já conhecem a boa fama do estabelecimento. Não é possível fazer outra coisa senão bater palmas para a sua moqueca de badejo com molho de camarão ou a moqueca de banana! Antes de pedir o prato principal, peça uma porção de casquinhas de siri acompanhada de uma deliciosa caipirinha. Endereço: Avenida Santana, 96, Praia do Meaípe, Guarapari.


[Fonte: Free Image]



Depois de visitarmos a Cidade Saúde, retornamos à capital para mais um endereço de bom gosto da moqueca capixaba. O São Pedro une a tradição, tranquilidade e qualidade, oferecendo uma moqueca tida por muitos como a melhor do estado. Fundado em 1952, a casa é espaçosa e conta com parte do ambiente imerso no verde. Sua famosa moqueca pode receber como entrada deliciosos bolinhos de bacalhau. Fica na Rua Ferreira Coelho, 98, Vitória.

Deixando de lado as delícias capixabas, vamos em direção à terrinha para nos esbaldarmos com o prato baiano. E o Boca de Galinha não faz feio, pois seus donos acompanham pessoalmente a compra dos pescados, a fim de garantir um alimento fresco e de excelente qualidade. Não deixe de provar a moqueca de camarão, e se permita o pavê de chocolate como sobremesa. A casa fica na Rua dos Ferroviários, 58, Salvador.

O Ki-Mukeka é outro restaurante da capital que não “desafina” com relação ao famoso prato. Os pedidos demoram um pouco para serem servidos, mas tudo isso para que o resultado satisfaça ao cliente exigente. Sua moqueca de camarão (enorme) representa tudo o que a culinária baiana pode fazer em seu esplendor. Endereço: Rua Praia do Barão 70, Vilas do Atlântico, Salvador.

{Fonte: Public Domain Pictures]


Concorridíssimo nos finais de semana, vale a pena enfrentar fila para apreciar a especialidade do Donana: a moqueca de camarão, com peças extravagantes do fruto do mar. A casa já recebeu prêmios por sua culinária, e espera o visitante na Avenida Teixeira Barros, Brotas, Centro Comercial, Conjunto dos Comerciários, Box 1 e 2.


Terminamos essas dicas deliciosas saindo do óbvio e partindo para o sul do estado da Bahia. Nas praias de Trancoso encontramos a Barraca do Jonas e suas famosas moquecas de camarão com polvo, e peixe. O Jonas escolhe pessoalmente o pescado diretamente das mãos dos pescadores das praias de Trancoso. Melhor que isso, impossível. A barraca fica na Praia dos Coqueiros.


This post first appeared on De Mala E Cuia, please read the originial post: here

Share the post

Espírito Santo e Bahia: Partiu moqueca!

×

Subscribe to De Mala E Cuia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×