Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

De ônibus outra vez! Em excursão, a caminho de Gramado!

O “De Mala e Cuia” aprovou a experiência de sua última ida a São Paulo, e decidiu se divertir em mais uma viagem de ônibus. Desta vez, embarcando em uma excursão do Rio de Janeiro até Gramado (RS).

[Imagem gratuita: Dreamstime.com]


Embora as distâncias tenham sido enormemente reduzidas com as viagens aéreas (e como é bom andar de avião!), às vezes a rapidez não é só o que importa. Principalmente quando o roteiro é “de cair o queixo” como esse que traçamos. Escolhemos uma boa sugestão de excursão, com ônibus confortável, e na companhia de outros que, como nós, estávamos ansiosos por mais aventura, mais deslumbramento com cenários encantadores, e momentos de pura diversão e relaxamento.

Geralmente, as boas excursões contam com um guia para não deixar nada passar em branco, além do cuidado com a escolha dos melhores locais de visitação, alimentação e estadia. Os guias costumam, com justiça, receber agrados de redes hoteleiras, como descontos ou gratuidades; e todo esse cuidado, reverte para o turista sobre rodas.

A distância entre o Rio de Janeiro e Gramado é de 1.558,3 km, e, sem muitas paradas, a viagem costuma ser feita em cerca de 20 horas. Mas, como dissemos antes, esse tipo de aventura é para aqueles que não estão preocupados com o andar dos ponteiros do relógio. São Paulo (de passagem), Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul é a sequência dessa viagem encantadora. Prontos para mais essa aventura? Apertem os cintos, e pé na estrada!


Curitiba [Imagem do autor]



A chegada a São Paulo é feita em meio à agitação da maior metrópole da América do Sul. É preciso paciência até chegar a Régis Bittencourt, que nos levará adiante em direção à nossa primeira grande parada: Curitiba.

A capital do Paraná é tranquila e impressiona pela limpeza em todos os lugares que percorremos. O que enriquece o ar da cidade é, também, a grande quantidade de flores. Com muitos jardins, essa nossa primeira parada nos fez entender que realmente escolhemos um grande roteiro. Não é possível falar em Curitiba sem mencionar a beleza do Ópera de Arame, que é um espaço múltiplo de artes, e está inserido em um contexto rico de imagens, cores e formas, fazendo parte de um complexo que reúne o Parque das Pedreiras e o Espaço Cultural Paulo Leminski. Com estrutura singular feita de armações tubulares, o teatro tem capacidade para 1.572 espectadores e congrega espetáculos clássicos e populares.

Curitiba - Jardim Botânico [Imagens do autor]


Após esta visita, hora de recarregar as energias com um belo almoço, e fomos informados de que no Restaurante Madalossoseria possível experimentar uma comida de ótima qualidade, em um ambiente que lembra tempos antigos por conta de sua arquitetura histórica. O endereço da casa é Avenida Manoel Ribas, 5.875, Santa Felicidade.

Ópera de Arame [Imagens do autor]


Com as energias renovadas, partimos em uma viagem de trem para Paranaguá. É hora de encher os pulmões de ar puro e apreciar o trajeto inserido em um verde intocado e de tirar o chapéu. O trajeto abrange Antes de chegar ao final, o trem passa por Morretes. Se o grupo estiver animado, vale a pena conhecer ambas e se deliciar com comidas típicas e praticar o ecoturismo, já que têm uma natureza privilegiada. Ambas as cidades também oferecem inúmeros eventos, como festas e passeios, todos inclusos no calendário das cidades.



Incrível passeio de trem para Paranaguá [Imagens do autor]


Pé na estrada de novo, e agora o destino é o estado de Santa Catarina, mais precisamente Joinville. A exemplo de Curitiba, aqui também a limpeza e tranquilidade chamam a atenção. Existem inúmeras atrações turísticas, como o Museu do Ferro de Passar, Parque Zoobotânico, entre outros, mas temos que nos lembrar que estamos em grupo e que precisamos agradar a todos e usar o tempo a nosso favor. Assim, decidimos fazer um passeio de barco em direção a São Francisco do Sul. A embarcação (Barco Príncipe) conta com alimentação a bordo, e o trajeto é bastante agradável. Possui bar e condição de navegação mesmo em tempo chuvoso – você não perde nada! Passa pela Baía de Babitonga e o passageiro tem direito à parada em São Francisco do Sul para visitação.




Barco Príncipe na Baía de Babitonga [Imagens do autor]


Nosso passeio não seria o mesmo se não fizéssemos uma visita ao Beto Carrero World. O maior parque temático da América Latina já fez história, e congrega gente de todos os lugares do Brasil, em busca de diversão e emoção. O parque é múltiplo, e conta com inúmeras atrações, como o show medieval “Excalibur”. Esteja pronto para desfrutar das atrações do parque, se você tiver fôlego para isso! Felizes e encantados, tomamos de novo a estrada a caminho de Caxias do Sul, já no estado do Rio Grande do Sul.






Pura emoção no Beto Carrero World [Imagens do autor]


Neste momento, boa parte de nosso tempo de diversão já havia sido usado, mas estávamos todos eufóricos para o “gran finale”. Caxias é, sob todos os aspectos, encantadora, com sua forte influência europeia, visível por onde quer que você ande na cidade. Estivemos durante a Festa da Uva, um evento já nacionalmente famoso. A festa é magistral, com distribuição de uvas e demonstração de trajes típicos. É simplesmente impossível não se render aos encantos das inúmeras vinícolas da região, com visitas interessantíssimas, farta informação sobre o processo de fabricação dos compostos da preciosa uva. Dica: a Festa da Uva ocorre em anos pares nos meses de fevereiro; portanto, programe-se corretamente. Existe um enorme Pavilhãoque congrega todo tipo de produto da região. Essa grande estrutura fica aberta durante todo ano.




A beleza e alegria da Festa da Uva [Imagens do autor]

Vinhedos de Garibaldi [Imagem do autor]



O grupo partiu para Bento Gonçalves, informado de que existe uma viagem de trem (mais uma) das mais interessantes. O trajeto liga Bento Gonçalves a Garibaldi, e conta com teatro, cantorias e outras atrações a bordo – pura alegria, fazendo o grupo se esbaldar! Em Garibaldi fizemos outras visitas a vinícolas com direito a mais degustações. Ficamos conhecendo os diferentes tipos de uvas e a fabricação de vinhos e espumantes.

Queimando o asfalto mais uma vez, desta vez chegamos ao nosso destino, aquela que, ao simples mencionar do nome, já deixa os visitantes eufóricos. Gramadodesponta como um dos maiores polos turísticos, recebendo anualmente milhares de visitantes de todo mundo. E não é para menos, pois possui inúmeros pontos turísticos obrigatórios, como a Casa do Colono, e os seus produtos coloniais, Greenland, com suas opções de ecoturismo, e suas igrejas, inspiradas na colonização italiana e alemã.




Passeio de teleférico com a beleza da Cascata do Caracol ao fundo [Imagens do autor]


O grupo decidiu conhecer a Fábrica de Chocolates, pois afinal, não são poucos os amantes da guloseima. Fizemos também um passeio de pedalinho pelo Lago Negro, com suas águas escuras e tranquilas, cercado por jardins de azaleias e hortênsias. Uma das maiores atrações de Gramado é a Cascata do Caracol, em Canelas, com sua queda de tirar o fôlego. Por conta de exigir um bom preparo físico para descer suas encostas, decidimos fazer um sobrevoo da região através de um teleférico instalado no local. Assim, foi possível desfrutar do visual deslumbrante a partir do alto, fazendo valer cada minuto gasto no Parque da Serra, nome oficial da atração.  



Minimundo fantástico! [Imagens do autor]


Uma menção especial para o Minimundo, que é uma espécie de réplica em tamanho minúsculo de cidades europeias. Impressiona a precisão das dimensões e dos detalhes. Você não pode deixar de visitar a atração! Castelos, carros, pessoas – está tudo ali, com riqueza e perfeição.
E já que estamos na serra gaúcha, vale lembrar que, conforme a disposição dos amigos de excursão, e do período de visita, é possível fazer um percurso que envolva cidades que marcam a forte influência italiana e alemã na região, sem mencionar as já famosas temperaturas baixíssimas no inverno. Cambará e Nova Petrópolis são desses locais que, certamente, deixarão o visitante firmemente decidido a retornar com mais, muito mais tempo para desfrutar as belezas do local.

Com um enorme pesar e dor no coração, o “De Mala e Cuia”, juntamente com seus amigos de viagem, deixa as terras do sul de volta ao Rio de janeiro, tendo a absoluta certeza de que viajar de ônibus em excursão traz enorme satisfação. Fizemos amigos, conhecemos novas culturas e, sobretudo, voltamos convictos de que pouca coisa pode se comparar ao turismo bem planejado. E já estamos com saudades da estrada! Quem sabe, na próxima vez com novos rumos traçados, ganhando o chão, fazendo um turismo de pura satisfação...de ônibus!


This post first appeared on De Mala E Cuia, please read the originial post: here

Share the post

De ônibus outra vez! Em excursão, a caminho de Gramado!

×

Subscribe to De Mala E Cuia

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×