Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Lima: a nova e despojada casa da cozinha peruana no Rio

Uma das cozinhas mais premiadas e difundidas pelo mundo afora, a culinária Peruana caiu de vez no gosto do brasileiro. No Rio de Janeiro, o chef Marco Espinoza está de casa nova para o seu Lima Cocina Peruana, com pratos e drinks típicos do país vizinho.

Quando o chef Marco Espinoza abriu o seu antigo restobar em Botafogo há 5 anos atrás, a aposta na cozinha do seu país cativou diversos cariocas que passaram a ter o local como referência da gastronomia peruana no Rio. Nascido no Peru, Espinoza no início de 2018 resolveu mudar a cara do seu Lima, não só no sobrenome – agora Lima Cocina Peruana – mas também de endereço. Tudo bem que essa mudança física foi para um casarão de quatro andares na mesma rua, a gastronômica Visconde Caravelas.

A intenção foi unificar seu restaurante carioca ao estilo e cardápio das casas em São Paulo e Campinas, que levam o mesmo nome. No novo casarão, dois andares comportam 48 pessoas e em breve um terraço dará ainda mais charme ao ambiente despojado. A decoração é simples, com mobiliário clean revestido por tecidos coloridos no melhor estilo artesanal peruano e com destaque para um grande bar iluminado, com bancos altos para quem quiser aproveitar o balcão.

As mudanças não ficaram apenas no nome e local. O cardápio foi ampliado com pratos da cozinha peruana clássica na ala dos principais, sem deixar de lado as opções para compartilhar, o que achei muito bom. E foi assim que a convite do restaurante, o Maior Viagem conheceu as novidades que saem da cozinha do chef Espinoza. Para acompanhar não poderia faltar um Pisco Sour Clássico e vale o destaque para o novo e apimentado “El Periodista” feito com pisco macerado, frutas vermelhas, suco de cranberry, folha de hortelã, suco de limão e dedo de moça. Quem não for de álcool, pode optar pela refrescante Chicha Frozen feita de chicha morada ou o chá frio natural da casa.

Xodó da culinária peruana, os ceviches não podiam ficar de fora e além das versões individuais, podem ser apreciados na degustação em trio à escolha do cliente, merecendo destaque o adocicado Ceviche do Cerrado feito de salmão, leite de tigre com caju, caju confinado, erva-doce, cebola e castanha do caju; e para quem gosta de algo mais “quente”, o Ceviche Que Arde feito de atum, pepino japonês, cebola, quinoa e creme apimentado com abacate amassado. Para quem curte um tartar como eu, a pedida é o Ceviche Tartar feito de atum e salmão, leite de tigre e abacate.

Para compartilhar, vale a pena experimentar as deliciosas Yuquitas, quatro croquetes de mandioca recheados de queijo Gorgonzola e molho de camarão; e os Anticuchitos de Pulpo – espeto de polvo flambado com pimentas e pisco, chimichurri e batatas salteadas com milho, também servidos em 4 unidades. Em um fusão com a culinária chinesa, o El Duo Tradicional serve seis Harumakis de lomo saltado e de ají de galinha (três de cada) com molhos de rocoto e de azeitonas.

Quem não abre mão de um hambúrguer, a opção é pedir as Hamburguesas de Camarón – hambúrguer de camarão e bacon, alface, tomate e maionese da casa com guacamole apimentado, servidos em quatro unidades. E como diz o cardápio, “por una buena causa” vale pedir a Causa de escabeche com camarões e a Causa de polvo laminado com maionese de azeitonas, todas servidas em duas unidades.

E quem disse que as sobremesas não têm vez na culinária peruana, não experimentou ainda as delícias preparadas pela irmã do chef, Ana Cecília Espinoza. Destaque para os crocantes Churros Morados feitos de farinha de milho roxo acompanhado de copo com três molhos: doce de leite, creme de três leites e mazamorra morada; e para o Fresas Brulée que vem com morangos gratinados com creme de baunilha, suspiros secos e chocolate. Completando, o tradicional Suspiro limeño com redução de leite condensado e leite evaporado com merengues ao vinho do Porto; o Chocolucuma – mousse de lúcuma com bolo de brigadeiro; e o Petit gâteau de frutas vermelhas com sorvete de creme e molho de chocolate ao pisco.

Depois desse percurso pela culinária peruana nos pratos para compartilhar e sobremesas, ficou a vontade de voltar ao Lima para experimentar um dos principais que vão desde atum a cordeiro, passando por pescados e opções de arroz. O Lima Cocina Peruana no Rio funciona de segunda a sexta das 12h às 15h para almoço e das 19h às 23h para jantar; aos sábados de 12h às 16h e das 19h às 00h; e domingos de 12h às 18h.

Endereço: Rua Visconde de Caravelas, 89 – Botafogo – Tel.: (21) 3647-3411

O post Lima: a nova e despojada casa da cozinha peruana no Rio apareceu primeiro em Maior Viagem.



This post first appeared on Maior Viagem, please read the originial post: here

Share the post

Lima: a nova e despojada casa da cozinha peruana no Rio

×

Subscribe to Maior Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×