Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Bota Restaurante: Italiano com gostinho da fazenda

bota-resturante-italiano-rio

O clima a beira mar em um deck debruçado sobre a Marina da Glória foi a inspiração certa para buscar na culinária mediterrânea os ingredientes para a crianção do Bota Restaurante. Mas o nome em homenagem ao formato do país já denuncia que o novo espaço gastronômico da Marina se intitula um restaurante italiano. Para completar esse receita que promete ser sucesso, o chef Joca Mesquita levou ainda seus truques de família, apresentados por sua mãe e seu tio, com gostinho da fazenda onde foi criado para finalizar o sugestivo restaurante. Dessa combinação de ingredientes surgiu o Bota Restaurante, tanto no menu oferecido quanto no conceito da casa.

O espaço não podia ser melhor. Como cariocas e turistas que passam pela cidade adoram, o restaurante oferece uma linda vista. Seja na deliciosa varanda externa, ou no salão interno com seus paredões de vidro, acompanhar o dia é um charme a mais servido pelo Bota. O clima é acompanhado no menu que apresenta uma versão mais descontraída, focada principalmente em tapas e comidinhas, para quem optou pela área externa e uma outra versão mais completa para o salão, com pratos maiores para quem busca uma refeição mais completa. Na dúvida de qual escolher, sem problemas, como disse o chef quando nos recebeu no local, o cliente pode escolher o que quiser e pedir qualquer um dos pratos nos dois ambientes. O que existe é apenas uma sugestão para completar o clima em que cada espaço foi pensado.

Há dez anos trabalhando como consultor de restaurantes e bares, Joca Mesquita aceitou o desafio de ser sócio em seu primeiro restaurante. Para pensar no menu decidiu que o Bota aposta da culinária italiana com influência mediterrânea. Mas para não se tornar apenas mais um restaurante italiano no Rio investiu em reinvenções e “ousadias” em clássica receitas da  Itália. Trouxe sua experiência de chef consultor, mas somou receitas e dicas aprendidas em família. Além disso, sua infância na fazenda também inspirou o uso de produtos sazonais, oriundos de pequenos produtores próximos, experimentando novos ingredientes, sempre preocupado em oferecer uma alimentação de qualidade associada a preocupação do produto que está sendo consumido. É o agora chamado “farm to table”, já proposta por Joca há bastante tempo.

bota-resturante-marina-da-gloria

Talvez a melhor tradução da proposta do Bota Restaurante esteja já na entrada principal. A Dalla Fattoria é uma tábua de queijos e curados artesanais, com inspiração italiana mas produção no interior do Estado do Rio de Janeiro, com torradas e grissinis feitos na casa. Na entrada Coure di Palma alla Modenese (espetos de coração de pupunha com geleia de balsâmico e cebola roxa) fica claro o uso de ingredientes frescos e de qualidade vindos da fazenda, enquanto na Crocchetta di Gamberi (croquete de camarão) fica clara a ousadia de misturar “novos” ingredientes para acentuar o paladar como o molho apimentado de sriracha. O pastel de costela com molho de tomate mezzo secco e manjericão é outra ótima pedida para começar ou para acompanhar uns drinks ou um vinho da excelente carta do Bota na varanda. Claro que as comidinhas e antipastis não param por aí, mas era tanta opção deliciosa que tivemos que escolher apenas algumas para experimentar dessa vez (fica um ótimo motivo para voltar).

bota-restaurante-italiano

Para os pratos principais, em porções para uma pessoa bem servidos, existem diferentes opções também. Claro que o destaque ficam por conta de receitas italianas, com a maioria das massas feitas no próprio Bota Restaurante. Experimentamos na mesa a Lasagna que o chef Joca apresenta com ragu de carne e embutidos artesanais; o Tortelone recheado com rabada e fonduta de meia cura; e o Fettucine com cogumelos portobelo e paris em creme de berinjela defumada. Ainda experimentamos o Risotto Bota, apresentado pelo chef como um ristoso com estilo de paeja (com camarões, cogumelos, legumes grelhados, embutidos artesanais e cebola crocante) e o Ossobuco alla Maria Bonita (com risoto de abóbora, queijo azul e telha de coalho). Para finalizar uma nova mostra da ousadia do chef sobre clássicos da gastronomia italiana. O Tiramisù do Bota Restaurante é feito com genoise de fubá, café coado e paçoca da casa.

Bota Restaurante

Endereço: Av Infante Dom Henrique s\nº  Marina da Gloria

Telefone: (21) 2225-9418

Horário de atendimento: segunda a sábado (11h30 às 00h) e domingo (11h30 às 20h)

O post Bota Restaurante: Italiano com gostinho da fazenda apareceu primeiro em Maior Viagem.



This post first appeared on Maior Viagem, please read the originial post: here

Share the post

Bota Restaurante: Italiano com gostinho da fazenda

×

Subscribe to Maior Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×