Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O que fazer em Cusco? Roteiro pela cidade

o-que-fazer-em-cusco

Conhecida como primeira Cidade base para quem vai visitar Machu Picchu, Cusco acaba se revelando para a maioria dos visitantes um destino mais surpreendente do que o esperado. Se a adaptação a altura é o motivo que faz com que muitos optem em ficar um tempo na cidade antes de seguir para o famoso sítio arqueológico, após ler essa matéria sobre o que fazer em Cusco você verá outros bons motivos para ficar um tempo na cidade.

Andar por Cusco é fácil e a maioria das atrações dentro da cidade (os sítios arqueológicos são fora) são facilmente feitas a pé, mesmo com a questão do fôlego por conta da altura. Mas é exatamente por esse efeito em nosso corpo que você deve programar para fazer tudo com calma. Tudo bem, afinal não são tantas coisas e a cidade é cheia de cafés, bares e restaurantes interessantes, perfeitos para uma pausa para recuperar o fôlego.

Tudo começa na Praça das Armas, a mais central de Cusco. Ao seu redor estão hotéis, restaurantes, lojas e algumas das atrações turísticas da cidade. Por ali é possível também ver um pouco do dia a dia da cidade e claro ter que escapar dos vendedores atrás dos turistas. Mas sentar na praça e ficar apreciando o movimento ou, melhor ainda, escolher algum dos bares/restaurantes a seu redor e sentar nas varandas é um programa interessante.

praca-das-armas-cusco

Na praça está a Catedral de Cusco, que levou mais de 100 anos para ser construída. Sua arquitetura mescla os estilos gótico-renascentista e barroco, é composta por três naves e doze capelas em seu interior. Os altares presentes em seu interior são os grandes destaques, além de sua riquíssima coleção de pinturas que inclui uma singular “santa ceia” em que o prato principal servido é o cuy assado, tradicional prato da região feito de porquinho da índia). Outra igreja também na Praça das Armas é a Igreja da Companhia de Jesus. Em 1619 a Congregação dos Jesuítas começou a construção ali do Colégio de São Bernardo. Mas somente após o terremoto de 1650, começa a construção da Capela de Nossa Senhora de Loreto (também conhecida como capela dos índios). O altar maior com folhas de ouro, a imagem da virgem Imaculada Conceição e a tela que representa a Transfiguração de Jesus são os grandes destaques.

Conhecer a cultura local é certamente uma das coisas mais interessantes quando pensamos o que fazer em cusco. A cidade tem diversos museus que mostram a cultura inca e o período da colonização espanhola. Um dos lugares imperdíveis é Qorikancha (Templo do Sol), onde está atualmente o Convento de Santo Domingo. Feito de pedras polidas o local foi construído pelo imperador inca Pachacuti e era considerado sagrado, tanto que só podiam entrar o imperador, os sacerdotes e as virgens do sol. Era ali que os sacerdotes inclusive monitoravam as atividades celestes. Foi destruído pelos colonizadores espanhóis, que ali fizeram o convento e hoje abriga um interessante museu arqueológico (clique no link para saber mais). Outro museu que merece visita é o Museu Inka, instalado em uma das casas mas interessantes de Cusco. Sua coleção apresenta vasos cerimonias esculpidos em madeira, têxteis, objetos de ouro e prata, cerâmicas, armas e ferramentas, além de múmias. É um mergulho na cultura local que te inspira para visitar depois os sítios arqueológicos. O quera a escola dos Inkas, depois passou o Mosteiro de Santa Clara, hoje abriga o interessante Museu de Arte Pré-Colombiana. No seu interior você irá conhecer mais sobre a arte peruana antiga em onze salas separadas por temas que te transportam para uma viagem interessante por toda a cultura do país. Mas existe um pequeno museu que desperta o interesse dos turistas. no Museu da Coca você conhecerá mais sobre as propriedades dessa planta, irá entender melhor como é usada desde os tempos primórdios da civilização inka e ainda conhecerá na loja anexa uma gama de produtos que você jamais imaginaria que poderiam ser feitas com a folha de Coca.

museus-em-cusco

Com essa lista você já consegue ter uma ideia para montar seu roteiro com o que fazer em Cusco. Uma dica é escolher um hotel bem central, próximo a Praça das Armas, que irá facilitar muito. Clique no link e reserve seu hotel com toda a comodidade e garantindo o melhor preço. Não esqueça de comprar seu chip internacional e se manter conectado durante a viagem.

O post O que fazer em Cusco? Roteiro pela cidade apareceu primeiro em Maior Viagem.



This post first appeared on Maior Viagem, please read the originial post: here

Share the post

O que fazer em Cusco? Roteiro pela cidade

×

Subscribe to Maior Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×