Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Tudo que você precisa saber sobre vacina de febre amarela para viagem

Um dos temais mais atuais para os viajantes é sobre a vacinação contra a Febre Amarela e o certificado internacional exigido por alguns países. Apesar da atual correria para os postos de vacinação, por medo de um surto da doença, fato é que diversos países já exigiam aos brasileiros o comprovante internacional da vacina da febre amarela. Isso não mudou, apenas é preciso ficar mais atento ao prazo da sua viagem já que o tempo mínimo exigido entre a vacinação e o embarque é de 10 dias (período em que ela começa a fazer efeito) e com os postos lotados pelo aumento da procura não está sendo fácil conseguir se vacinar. Além disso, outra questão é sobre a dose fracionada, que começar a ser aplicada em alguns estados brasileiros. Pensando nisso, reunimos nessa matéria tudo que você precisa saber sobre a vacina da febre amarela para viagem.

Atualmente o maior questionamento é sobre a dose fracionada. Afinal, tomar a dose fracionada serve para pode viajar? não! Para a emissão do comprovante internacional de vacinação, que será exigido na sua chegada ao país que for viajar é preciso tomar a dose padrão (0,5ml) e não a dose fracionada (0,1ml). Estou indo viajar e sou dos estados que começarão a dar a dose fracionada, o que devo fazer? Nesse caso, ao procurar o posto de vacinação é preciso levar um comprovante da viagem (passagem, por exemplo) para comprovar a necessidade de tomar a dose padrão da vacina da febre amarela para viagem.

Quanto tempo antes da viagem preciso me vacinar? A vacina só começa a fazer efeito 10 dias após ser aplicada. Por isso, os países que exigem o comprovante só autorizam a sua entrada após esse período. Com o aumento da procura pela vacina nesses últimos tempos minha dica é vacine-se o quanto antes. Muitos postos de saúde apresentam filas enormes e vacinam um número limitado de pessoas por dia. Por isso, deixar para fazer perto do prazo limite pode impedir você de viajar caso não consiga ser vacinado. Vale lembrar que comprovar a viagem apenas garante o acesso a dose-padrão, mas não dá direito a preferência na fila para se vacinar.

Já tomei vacina de febre amarela. Preciso tomar novamente? Desde 2017, o Ministério da Saúde adota a resolução da OMS: apenas uma dose é suficiente para proteger durante a vida toda. Com isso, quem já tomou a vacina da febre amarela, mesmo antes de 2017, não precisa de uma nova dose. Vale ressaltar que é preciso guardar bem o seu comprovante para evitar problemas e que não só é desnecessária a nova dose como ao tomar você estará tirando a dose de alguém que realmente precisa. Não lembro se tomei a vacina e não tenho meu comprovante. O que fazer? Nesse caso será necessário tomar a vacina para ter a certeza de que está imune e para poder obter o certificado internacional de vacina da febre amarela para viagem.

 Meu comprovante internacional de vacinação tem prazo de validade. O que devo fazer? Segundo a Anvisa, como a norma da OMS agora é de uma única dose vale para a vida inteira, mesmo os certificados emitidos antes da mudanças são válidos. Muita gente para evitar problemas opta por pedir uma segunda via com a data de validade inexistente, mas na prática ela não é necessária. Tomei agora pela primeira a vacina e vou viajar, o comprovante do posto vale? Isso vai depender de onde você for imunizado. Em alguns locais o comprovante internacional já é emitido no próprio posto, mas na maioria das vezes será necessário caso seja apenas um comprovante nacional solicitar o internacional. Faça o pré-cadastro no site da Anvisa e depois procure o Centro de Orientação Anvisa para a emissão do certificado internacional (clique no link para a lista dos locais).

Existem pessoas que não podem tomar a vacina? Sim! Mulheres grávidas, bebês com idade inferior a 6 meses, maiores de 60 anos, pessoas em tratamento com corticóides, quimioterapia ou radioterapia, pessoas portadoras do vírus HIV ou com doenças hematológicas. Nesses casos, se forem viajar é preciso consultar o seu médico para ver se poderão tomar a vacina. Se ele optar pela não vacinação, baixe o certificado internacional de isenção e leve para o próprio médico assinar e carimbar.

Já viajei muitas vezes para lugares que teoricamente exigem, mas nunca me foi pedido o comprovante. É realmente necessário ter o certificado internacional? Como qualquer exigência para entrar em um país, a comprovação pode ou não ser solicitada na hora que estiver fazendo a imigração. Mas fato é que legalmente você pode ser impedido de entrar no país se não estiver com o comprovante. Eu mesmo tomei a vacina em 2008 para uma viagem à China em que não me foi solicitada. Porém, para entrar nas Maldivas o controle foi bem rígido (clique no link e saiba mais). Por fim, quais os países que exigem o certificado internacional da vacina da febre amarela? De um modo geral são países tropicais, insulares e asiáticos. Mas para ter a certeza clique na matéria que fizemos com a lista completa dos países que exigem o comprovante da vacina de febre amarela. Por fim, vale lembrar que como o Brasil está passando por uma possibilidade de surto é possível que novos países baixem normas temporárias para o acesso. Isso ainda não aconteceu mas poderá vir a acontecer.

Se você ainda tiver alguma dúvida sobre a vacina de febre amarela para viagem deixe nos comentários que responderemos.

O post Tudo que você precisa saber sobre vacina de febre amarela para viagem apareceu primeiro em Maior Viagem.



This post first appeared on Maior Viagem, please read the originial post: here

Share the post

Tudo que você precisa saber sobre vacina de febre amarela para viagem

×

Subscribe to Maior Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×