Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

É seguro visitar Israel?

e-seguro-visitar-israel

Os recentes conflitos que estão acontecendo em Jerusalém estão chamando a atenção do mundo, principalmente daqueles que planejavam visitar o país. Tais acontecimentos decorrentes da decisão dos Estados Unidos em reconhecer Jerusalém como capital de Israel estão levantando novamente uma das peguntas que mais escutei desde que visitei o país em fevereiro: É seguro visitar Israel?

Primeiro é preciso entender algumas questões sobre a decisão anunciada por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. Jerusalém já é a capital de Israel, porém como os palestinos reivindicam Jerusalém Oriental como capital do seu futuro Estado, essa é uma das questões centrais de tensão na região e ponto fundamental para um acordo de paz. Para Israel a cidade é indivisível e como a questão ainda não foi solucionada os países optam por ter as suas embaixadas em Tel Aviv. A decisão de Trump, além de levar a embaixada norte-americana para Jerusalém é uma espécie de apoio ao pensamento de Israel de que a cidade por inteiro a pertence. Tal decisão coloca o principal mediador do acordo de paz como a favor de um dos lados envolvidos, o que criou toda a confusão.

Fato é que Jerusalém é uma cidade sagrada para judeus, muçulmanos e cristãos, que vivem de certa forma em harmonia em suas pequenas ruelas do cidade murada. O entorno de Israel, com os assentamentos judaicos e as fronteiras com a Palestina talvez sejam a parte de Israel que mais demonstra essa tensão local. Contudo, em minha visita em janeiro, não me senti em nenhum momento inseguro. Apesar da fronteira com os territórios palestinos ser fortemente vigiadas, o que causa uma certa demora no controle de passagem, em momento algum tive a sensação de que isso estragaria a minha viagem. Existiu até o fato curioso que uma pessoa que estava em uma das day trips passou mal e precisou ser transportada de ambulância até a fronteira onde trocou de ambulância para seguir no território israelense até o hospital em Jerusalém. Tais entraves burocráticos parecem estranhos, mas é uma maneira de manter os dois lados com espaços bem definidos.

Claro que não se fica cego a essas questões locais quando se visita Israel, mas se você estiver apenas querendo conhecer os pontos turísticos e a história local você não terá nenhum tipo de problema, ao contrário. Obviamente que a tensão atual faz de Jerusalém uma cidade que não é dos destinos mais tranquilos para ser visitado nesse momento, mas é fato que antes da decisão de Trump isso não influenciava em nada na visita a essa cidade fascinante. Por todas as ruas a presença de policiamento faziam inclusive uma das cidades mais tranquilas para visitar, como uma boa sensação de segurança.

Isso também vale para o restante do país. Tel Aviv, por exemplo, é certamente uma das metrópoles mundial onde me senti mais seguro. É tranquilo andar a noite pelas ruas, sem nenhum tipo de preocupação com a sua segurança. Até mesmo no norte do país, onde as fronteiras próximas são mais delicadas, em nenhum momento me senti inseguro. Mesmo quando cheguei na divisa com a Síria, que está em guerra civil (clique no link para ler o post a respeito). Uma maneira fácil de explicar isso é, além do policiamento nas cidades, a importante preocupação com a segurança nas fronteiras. Por exemplo, quando você vai pegar o avião para Israel o esquema de segurança nos aeroportos do mundo de onde partem voo para o país é mais rigoroso. Somado ao fato de que alguns lugares de grande aglomeração também existem detectores de metal, isso pode inicialmente causar estranheza. Mas é fato que também garante uma segurança como hoje temos em poucos lugares do mundo.

Por tudo isso, se você me perguntar atualmente se é Seguro Visitar Israel a resposta continuará sendo sim. Mas é claro que eu também falaria para você adiar a visita se puder, afinal Jerusalém é parte importante dessa viagem e a cidade murada, onde no entorno estão acontecendo os protestos e conflitos com a polícia, é onde estão as principais atrações por lá. Se ainda tiver com alguma dúvida, deixe seu comentário aqui que responderei.

O post É seguro visitar Israel? apareceu primeiro em Maior Viagem.



This post first appeared on Maior Viagem, please read the originial post: here

Share the post

É seguro visitar Israel?

×

Subscribe to Maior Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×