Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Você conseguirá escapar de Alcatraz?

como-visitar-alcatraz

Umas das prisões mais famosas do mundo é também um dos pontos turísticos mais visitados de San Francisco. Alcatraz desperta o interesse dos viajantes por sua localização estratégica, com uma vista única da cidade, mas também por usas histórias imortalizadas em lendas e até nas telas do cinema. Por isso é quase impossível visitar San Francisco sem incluir no roteiro uma ida até a famosa ilha-prisão, que hoje abriga um parque nacional. Resta saber se você conseguirá fazer o tour em pouco tempo ou ficará preso em Alcatraz com tanta coisa interessante para ver por lá.

Mal chegamos em San Francisco e Alcatraz já despertou nossa atenção. Do nosso hotel, o Fairmont Heritage Place Ghirardelli Square, uma vista de tirar o fôlego (principalmente no sunset) tem a famosa ilha como pano de fundo. Acordar e ter essa paisagem só aumentou nossa curiosidade em conhecer o local. O San Francisco Travel nos convidou para visitar a ilha através do Alcatraz Cruises, o concessionário oficial do Serviço de Parque Nacional Norte-Americano. Por ser a única empresa que pode levar os visitantes até Alcatraz, e por este passeio ser um dos mais procurados pelos turistas, é importante reservar a sua viagem para evitar estar cheio quando você chegar por lá. Fique atento para chegar também com antecedência de 30 minutos para o embarque. Isso é importante na ida, mesmo com horário marcado, para garantir um bom lugar no navio que te levará e conseguir tirar lindas fotos (fique do lado esquerdo do navio na área externa, assim você terá a vista de San Francisco), e principalmente na volta. Como não tem horário marcado, você poderá enfrentar uma fila grande para embarcar e até mesmo ter que esperar o barco seguinte (que parte de Alcatraz de 30 em 30 minutos).

vista-de-san-francisco

A primeira parte do passeio é o caminho até a ilha, que dura cerca de 15 minutos, mas é a oportunidade certa para você fazer fotos lindas de San Francisco a partir da baia, além de registrar Alcatraz por inteiro. Por isso mesmo a dica de procurar um bom lugar no barco é interessante, caso contrário você irá apenas esperar o tempo até chegar ao destino.

Uma vez em Alcatraz existe muita coisa para fazer por lá. Além do mapa (vendido a 1 dólar), é comum ter visitas guiadas, além do audioguide que é oferecido no prédio da prisão em si. Fizemos um tour inspirado em Al Capone, o prisioneiro mais famoso de Alcatraz, é foi bem interessante percorrer alguns pontos da ilha entendendo melhor sobre cada um deles e escutando a estória desse criminoso famoso. O tour termina justamente na entrada do prédio da prisão, onde o audioguide te guiará posteriormente. Existe a opção em diversos idiomas, mas a dica é pegar o em inglês mesmo. As vozes que te guiarão serão de agentes penitenciários que trabalharam no local, além dos sons que te transportam para a época em que a prisão ainda funcionava.

Apesar de ter se tornado famoso por conta da prisão federal, Alcatraz foi originalmente uma base militar (1850-1930), época inclusive em que foi construído o Farol da Ilha (1854). Apesar de ainda ser um dos pontos de interesse, o original foi destruído em um terremoto (1906) e o atual foi construído apenas em 1963. A ideia inicial era usar a ilha como uma fortaleza de defesa, mas a vocação do local parece já ter falado mais alto, por isso Alcatraz foi uma prisão militar durante a Guerra Civíl. Só em 1934 é que virou uma Prisão Federal, e se tornou casa de alguns dos principais criminosos dos Estados Unidos, como Al Capone, Robert Franklin, Alvin Karpis e Frank Morris. A prisão foi fechada em 1963, oficialmente pelo alto custo de manutenção, mas reza a lenda que uma fuga bem-sucedida foi o motivo real do fechamento.

prisao-de-alcatraz

Aliás, além dos prisioneiros famosos, as tentativas de fuga de Alcatraz provavelmente foi que fizeram dessa prisão tão famosa. A forte correnteza, a água muito fria e a distância até San Francisco fizeram de Alcatraz uma prisão impossível de fugir, ou pelo menos assim se achava. Há quatorze tentativas de fuga registradas, envolvendo trinta e seis presos. Vinte e três foram recapturados, oito morreram na tentativa e outros cinco são listados como “desaparecidos e presumidamente afogados”. Em 1962 ocorreu a mais famosa das tentativas. Frank Lee Morris, John e Clarence Anglin usaram colheres para cavar um túnel e escapar de suas celas. O caso é tão famoso que existe uma demonstração durante o tour do presídio. Apesar de oficialmente não se saber se eles escaparam, a jangada usada na fuga foi encontrada, mas sem vestígios dos prisioneiros. É considerado por muitos a única fuga bem-sucedida de Alcatraz, já que apesar de estarem oficialmente “desaparecidos”, os três teriam sobrevivido, mantido contato com seus familiares e, segundo o canal History, fugido para o Brasil.

Mas não só os prisioneiros viviam em Alcatraz. Guardas e seus familiares também viveram no local. Ao todo, cerca de 300 civis viveram na ilha, incluindo crianças e mulheres. Apesar de poder circular livremente até o continente, através dos barcos que chegavam a ilha, a vida social deles acabava acontecendo em Alcatraz mesmo, incluindo escola e até entretenimento. É possível ver essas instalações onde eles viviam quando estiver passeando. Aliás, o passeio também é marcado pela bela vista de San Francisco, tanto do mirante quanto da parte onde acontecia o banho de sol dos presos.

tour-em-alcatraz

Um passeio imperdível para quem estiver em San Francisco. Ficamos tão fascinados que mostramos tudo nos stories do nosso instagram enquanto estávamos por lá. Ainda bem que o local não é mais uma prisão e com isso a conexão do Mysimtravel nos deixou compartilhar tudo ao vivo com nossos seguidores.

Alcatraz, San Francisco, Califórnia, Visitado Alcatraz, Como visitar Alcatraz, Onde ir em San Francisco, Passeios em San Francisco, O que fazer em San Francisco, Cruzeiros para Alcatraz, Ilha de Alcatraz, Al Capone, Fuga de Alcatraz, Prisão de Alcatraz, Presídio de Alcatraz

O post Você conseguirá escapar de Alcatraz? apareceu primeiro em Maior Viagem.



This post first appeared on Maior Viagem, please read the originial post: here

Share the post

Você conseguirá escapar de Alcatraz?

×

Subscribe to Maior Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×