Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

O sonho da estrada em 6 passos: dicas para uma road trip

dicas road trip

Tema de grandes clássicos do cinema como Thelma e Louise, Sideways e Paris Texas, viajar sobre quatro rodas continua representando um desejo de escapar da rotina e se aventurar por novas histórias desbravando o mundo e curtindo um ventinho no rosto, cantando alto aquela playlist feita a dedo.

Eu tenho esse ímpeto todo final de semana. Vontade de colocar os óculos de Sol, abrir o vidro do Carro e seguir por uma estrada de tapete liso cantando para o vento levar minha voz. Se você for como eu, aqui vão algumas dicas para que sua viagem seja cheia de histórias para contar e elas não tenham a ver com ter que voltar no meio do caminho para casa.

1 – Escolha as suas rotas: Mapas são grandes aliados em uma viagem de carro. Hoje em dia com novos aplicativos e internet móvel, a possibilidade de conseguir um mapa interativo que te diga inclusive se tem algum trecho com obras, acidentes ou engarrafamento ajudam demais a seguir o itinerário e não perder nenhum passeio ou parada no caminho. Escolha bem a sua rota e pense se vai ser uma viagem com a família, sozinha ou com amigos. O Brasil é cheio de possibilidades para road trips e algumas que só estando de carro para conhecer.

2 – Garanta sua noite de sono: Pesquise bastante os lugares para onde você vai e as cidades onde você quer dormir e não se esqueça de reservar com uma certa antecedência. É bom pensar na proximidade dos lugares que estão no roteiro e se vale a pena parar uma noite em cada lugar ou escolher uma cidade de base e ir visitar as outras durante o dia. Vai depender muito do ponto número um que é escolher uma rota legal e se divertir o máximo possível. Períodos de alta estação costumam lotar os hotéis e é bom garantir que seu corpo estará bem descansado para aguentar os passeios e a estrada. Uma dica para quem gosta de acampar é Sempre ter uma barraca de camping na mala caso decidam mudar o rumo da viagem e não encontrarem lugar para ficar. Campings são sempre uma opção para quem não tem tanto apego ao conforto de uma caminha.

3 – Documentação do carro e do motorista: Verifique sempre com antecedência como está a validade de sua carteira de motorista. Hoje em dia com cinco anos de carteira o motorista já tem que renovar. Dirigir com ela vencida corre o risco de ganhar uma multa. É das piores experiências ser parada pela polícia rodoviária e que apreendam a sua licença ou receber aquela lição de moral porque o CRLV venceu há três dias. Eu sempre faço um seguro de carros e atualizo os documentos que estão para vencer antes ou durante a viagem para não correr esses riscos. Já tomo logo a precaução de fazer um seguro para o carro como na verdade deveria ser exigido na maioria dos países. Verifique se no país que você vai visitar de carro é necessário o seguro. Me garante uma tranquilidade inclusive em momentos como estacionar o carro na rua. São precauções que nos deixam mais tranquilos e permitem que a gente curta a viagem sem estar sempre apreensivos com o carro. Cuidado nunca é demais.

4 – Check-up: Se certifique de levar seu carro em uma oficina antes de sair da cidade e faça uma revisão completa. Calibre os pneus, regule a suspensão, verifique e ajuste o nível de óleo e água no motor e também a água dos esguichos do para-brisa. Estrada costuma sujar muito o vidro e o esguicho funcionando bem é essencial. Lembre-se também que os extintores precisam estar na validade e nem sempre é fácil acha-los. Faça tudo com pelo menos uma semana de antecedência.

5 – Solta o som: Faça uma playlist e compartilhe com suas companhias de viagem. Lembre-se que você vai passar muito tempo dirigindo, então tem que escolher uma trilha sonora que você sabe que vai te animar. Não confie que a radio vai sintonizar bem. Na maioria das estradas existe muita interferência. Melhor garantir a cantoria conjunta quando tocam as músicas que todo mundo conhece.

6 – Quase lá: Prepare sempre um lanchinho para a estrada e bebidas. Aguinha fresca na garrafa térmica e sanduíches. É importantíssimo se manter hidratada e com a barriga feliz. Ninguém merece dirigir com fome e sede e não encontrar nenhum lugar para comprar algo. Leve sempre um mapa com você no celular. Se possível baixe para o caso de a internet não funcionar. Celular sempre carregado antes de entrar no carro ou se você tem um carregador no batmóvel lembre-se sempre de deixar carregando. Passe protetor solar com frequência e sempre pense que quando a gente está no carro costuma queimar só metade do corpo por esquecer de se proteger do Sol. Papel higiênico também é uma dica importante. Nem todos os lugares da estrada vão ter e é sempre bom a gente não correr esse risco. Leve sempre um dinheirinho além de cartões. Nem todos os lugares vão estar preparados e com maquinas de cartão funcionando.

Eu sei que às vezes esses cuidados podem nos chatear um pouco antes das férias, mas valem a pena para que a aventura seja um sucesso total e você só precise se preocupar em se divertir. Aproveite muito e volte cheia de histórias no seu diário de viagem!

Esse é um post colaborativo com Rebeca Gorender Magalhães.

O post O sonho da estrada em 6 passos: dicas para uma road trip apareceu primeiro em Maior Viagem.



This post first appeared on Maior Viagem, please read the originial post: here

Share the post

O sonho da estrada em 6 passos: dicas para uma road trip

×

Subscribe to Maior Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×