Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Turismo rural no interior de São Paulo

Pertencente ao Circuito Turístico da Serra de Itaqueri, Itirapina é uma simpática cidadezinha do interior acolhedora e cheia de recursos naturais. Pertencente ao Circuito Turístico de Itaqueri, está localizada a 214 quilômetros da capital paulista e além do ecoturismo atrai visitantes adeptos do Turismo Rural.

Itirapina (“Morro Pelado” em tupi) cresceu a partir de um antigo povoamento do século 17, habitado por indígenas do tronco tupi e jê, principalmente. Com a chegada das primeiras expedições bandeirantes a partir do litoral e rumo ao interior, foram exploradas riquezas naturais. A efetiva ocupação se deu apenas no século XIX, com a construção da capela de Nossa Senhora da Conceição em 1839. Mas, apesar desses registros a cidade só comemora seu ano de fundação a partir de 1935, quando adquiriu a condição de município.

Um de seus ilustres moradores foi o deputado Ulysses Guimarães. As construções históricas retratam o passado, como a casa onde o político nasceu, em 1916, e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, que possui uma imagem da santa entalhada em carvalho, trazida da Ilha da Madeira pelos primeiros colonos. A igreja é pequena, porém repleta de imagens e mosaicos. Com fazendas imponentes, o turismo Rural permite conhece a fauna e flora abundantes, cobertas pelo bem preservado cerrado paulista como pano de fundo dessa bela paisagem. Nas estradas rurais, é possível se deparar com lobos guarás, casais de seriemas e quero-queros, ou com bandos de macacos, maritacas e tucanos. Outro pássaro abundante na região é o pica-pau.

Mais de duas dezenas de cachoeiras inexploradas e grande potencial para o cicloturismo chamam a atenção dos turistas, que podem aproveitar os passeios de barco, caiaque e a pescaria artesanal podem ser realizadas na represa do Broa, a mais limpa e bela do sudeste brasileiro. O Mirante das Águas e o Morro do Fogão são outras opções naturais para se divertir em Itirapina, com as cachoeiras do Monjolinho com 12 metros, a da Ferradura com 47 metros e, a mais famosa, a do Saltão, com uma queda de 75 metros. Vale destacar também as Cachoeiras de São José, Passa Cinco e Itaqueri, que são belíssimas e bem preservadas.

O post Turismo rural no interior de São Paulo apareceu primeiro em Maior Viagem.



This post first appeared on Maior Viagem, please read the originial post: here

Share the post

Turismo rural no interior de São Paulo

×

Subscribe to Maior Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×