Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Lilia Restaurante: cozinha criativa na Lapa

A cozinha que preza pelo uso de ingredientes frescos fornecidos por produtores menores está em alta. O restaurante Lilia traz esse conceito aliado à bela apresentação dos pratos elaborados pelo chef Lucio Vieira. Fomos convidados a conhecer a casa, que é uma boa opção para almoço no centro do Rio.

Situado em um casarão do final de século 19, o Lilia foi inaugurado em janeiro de 2017 e abre para almoço de segunda a sábado das 11h30 às 15h. O nome é em homenagem a Dona Lilia, avó dos sócios e primos Mateus Siqueira e o chef carioca Lucio Vieira, que sempre acolheu a família. E é assim que nos sentimos ao chegar no sobrado de dois andares com decoração rústica e plantas adornando as paredes, respeitando a estrutura do casarão.

Os pratos são criações do chef Lucio Vieira, premiado pelo Guia Veja Rio Comer & Beber e reconhecido como um dos 11 chefs mais promissores do Brasil pela revista GQ. Composto por três opções de entrada, de prato principal e sobremesa, o cardápio é baseado na cozinha artesanal contemporânea e muda diariamente, de forma a manter sempre ingredientes frescos a mesa, a um preço convidativo (R$ 50, em outubro de 2017).

O couvert inclui pães preparados na casa, com casca crocante e miolo macio e quentinho, que vêm acompanhados de manteiga e sal. No dia que visitei a casa, as opções de entrada incluíam Pirão de peixe com salada aromática e Salada de folhas com verdes tostados, semente de girassol e um creme de abacate que dá um toque bem diferente à salada. Todos os pratos são apresentados em belas louças rústicas, obra de artesãos mineiros.

Para os pratos principais, sempre há uma opção vegetariana como o Creme de aipim com ovo pochet, cogumelos, cenoura, abobrinha, beterraba e rabanete grelhados. Um destaque para a textura do creme, densa porém leve e bem diferente do purê de batata servido junto à macia Cavala na brasa com salada de feijão branco e cebola tostada em vinagrete de beterraba. A terceira opção do dia foi a Costela prensada na brasa com musseline de aipim, couve e cenoura tostadas farofa de miga e rotim. Na apresentação dos pratos o uso de PANCs – plantas alimentícias não convencionais – como algumas flores.

Para acompanhar, limonada suíça com hortelã branco, gengibre e açúcar mascavo. Quem preferir, a casa oferece alcoólicos como vinhos – servidos em taça e garrafas – e cervejas. Experimentei a Kombucha da casa, um refrigerante artesanal preparado no próprio Lilia, que é bem gostoso. Finalizando a experiência gastronômica, experimentei as três sobremesas do dia: Bolo de chocolate com espuma de toffee, raspas de laranja e flor de sal, dando um toque suave ao doce do chocolate; Bolo de banana com espuma de toffee; e uma deliciosa Salada de frutas com doce de banana e banana brulée, acompanhado de coulis de pitanga, gomos de lima, iogurte de kefir e granola da casa, dando um crocante especial.

Uma grata surpresa na Lapa, as delícias do Lilia servidas de forma caprichosa encantam não só pelo sabor mas também pela cuidadosa apresentação. Uma verdadeira forma de comer com os olhos e aguçar o paladar com texturas que se complementam perfeitamente.

Endereço: Rua do Senado, 45 – Sobrado – Lapa – Tel.: (21) 3852-5423

Foto ambiente: Divulgação

O post Lilia Restaurante: cozinha criativa na Lapa apareceu primeiro em Maior Viagem.



This post first appeared on Maior Viagem, please read the originial post: here

Share the post

Lilia Restaurante: cozinha criativa na Lapa

×

Subscribe to Maior Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×