Get Even More Visitors To Your Blog, Upgrade To A Business Listing >>

Conhecendo as praias em Búzios

Estou mostrando com as matérias sobre Búzios um outro lado, pouco explorado pelos turistas. Mas é impossível falar desse destino charmoso da Região dos Lagos sem tocar no assunto mais óbvio. Afinal, Búzios é uma península, garantindo assim uma grande variedade de Praias. São 23 no total, cada uma com característica diferente. De um lado a corrente vinda do Equador garante águas mornas, do outro a corrente marítima vinda do Polo Sul traz água geladas. Vento, condições geográficas e outros detalhes garantem ainda praias em Búzios calmas, para curtir em família, ou com arrebentação mais forte, ideal para os surfistas. Existem as praias mais isoladas ou aquelas cheias de pousadas e hotéis.

Com tantas características diferentes, podemos dizer que Búzios é o destino certo, seja qual for a sua praia. Literalmente, existem praias para todos os gostos. Que tal então um passeio pelas principais em Búzios para conhecer as características de cada uma e depois escolher a que você gostou mais? É isso que fizemos com o Trolley da Tour Shop. Um passeio que parte do centro da cidade é dá uma visão geral sobre o destino. O ponto de encontro é na Orla Bardot, bem em frente a famosa estátua da atriz francesa que colocou Búzios no mapa do turismo mundial. De lá, com auxílio de um guia local, você poderá conhecer um pouco mais das praias e da cidade. Diariamente são três horários (09h, 12h e 15h) e você poderá conhecer Búzios avistando do alto a maioria das praias, incluindo paradas em dois mirantes para apreciar a vista do Balneário. Para saber um pouco mais sobre o itinerário e sobre as praias em Búzios, preparei essa matéria especial com as que visitamos no passeio, apresentando um pouco sobre cada.

Praia do Canto e Armação

Tudo começa nessa parte central da cidade. Ao lado da famosa Rua das Pedras e na Orla Bardot, essas praias são famosas pelo visual ao entardecer e pelo vai e vem de pessoas, ainda mais na época dos cruzeiros (já que são o local por onde chegam os turistas que estão a bordo dos navios). A praia em si não é muito frequentada por banhistas, mas andar pelo calçadão é uma oportunidade especial para acompanhar o trabalho dos pescadores, ver o movimento e apreciar três estátuas famosas da cidade. Além da que homenageia Brigite Bardot, em uma pose clássica sentada em uma mala, também é possível “encontrar” com o ex-presidente Juscelino Kubitschek, que também frequentava o balneário, e apreciar a Três Pescadores, eleita a melhor instalação a céu aberto do mundo por um site internacional especializado (leia a respeito clicando no link).

Praia dos Ossos

Também famosa por seus pescadores, essa praia recebe esse nome devido a atividade de caça às baleias, realizada antigamente no povoado. Na época o óleo de baleia era muito utilizado e essa atividade movia a economia local. As ossadas dos animais eram espalhadas nessa praia, o que gerou o nome do local. Não é muito utilizada pelos banhistas, mas é ponto de partida para outras praias, seja através de trilhas que ligam às paradisíacas Azeda e Azedinha ou pelo taxi marítimo que leva até outras praias da região. É onde fica o Iate Clube de Búzios e a charmosa Igreja de Sant’Ana.

Praia de João Fernandes e João Fernandinho

Uma das mais famosas praias de Búzios, João Fernandes é cercada por pousadas, hotéis e condomínios. Somado a tudo isso o fato dos passeios de escuna costumarem fazer paradas por ali tornam essa uma das praias mais cheias do balneário. As águas calmas atraem famílias com crianças e a infraestrutura com bares e restaurantes que também servem na areia agrada os turistas. É um dos melhores pontos para mergulhos e snorkel, além da prática de caiaque e SUP. Já a vizinha João Fernandinho é bem menor, com apenas cem metros de extensão, cercada de mata e paredões rochosos. Por isso mesmo é muito mais tranquila que a “irmã” maior, ideal para quem abre mão de tanta infraestrutura para curtir um ambiente mais tranquilo.

Praia Brava

O nome já explica muito. A forte arrebentação e formação de ondas faz dessa uma das praias preferidas dos surfistas. Rodeada de paredões rochosos é praia de mar aberto e ainda tem a natureza bastante preservada. Para quem não quer enfrentar a força do mar, de um lado existem os beach clubs com vista para o mar, onde espreguiçadeiras, guarda-sóis e bares fazem a festa de quem quer apreciar sua beleza com mais conforto. Mas também existe o lado mais calmo, onde o acesso menos facilitado faz com que apenas os que curtem uma praia mais deserta cheguem por lá. Uma trilha a partir dessa parte ainda leva até a praia Olho de Boi, frequentada pelos naturistas.

Praia do Forno

Não muito explorada pelos turistas, a Praia do Forno é uma das mais diferentes de Búzios. O mar tranquilo e transparente é comum em outras praias do destino, mas a areia em tom rosado é que dá o charme ao local. Dos dois lados paredões rochosos completam o belíssimo cenário, de onde é possível assistir a um belo sunset. Ideal para os dias mais cheios, já que não é muito procurada pelos turistas, tem apenas o inconveniente de não ser muito grande. Ou seja, mesmo com menos frequência, em alguns dias poderá dar a impressão de estar cheia por conta do seu tamanho.

Praia da Foca

Por falar em praia mais tranquila, a Praia da Foca é o destino em Búzios para quem procura um lugar bem mais calmo. Uma estreita paisagem ente paredões rochosos é o único acesso a essa praia que tem características diferentes ao longo do dia. Na maré alta as pedras formar piscinas naturais, já na baixa a praia fica mais tranquila. A privacidade é o grande atrativo, mas por isso mesmo recomendo evitar ir sozinho ou em dias que tradicionalmente já tem pouco movimento em Búzios.

Ponta da Lagoinha

Entre as praias da Foca e Ferradura, não chega a ser uma praia na verdade. Mas as piscinas naturais atraem turistas para o chamado Himalaia Brasileiro. É que suas rochas com mais de 520 milhões de ano têm características típicas do Himalaia. De lá também se tem uma linda vista da praia do Forno e das ilhas Âncora, Gravatás e Ilhotes e é um ótimo ponto para assistir o amanhecer, o pôr do sol e o nascer da lua cheia. A flora local também tem destaque, com o cacto de cabeça branca que existe apenas nesse litoral.

Praia da Ferradura

O mar calmo e raso, garantido pela forma de ferradura de sua enseada, atrai principalmente as famílias. O mar é bastante gelado, mas mesmo assim não espanta os adeptos de esportes náuticos, que costumam fazer a festa por ali. Escolas de vela, passeios de caiaque e SUP são muito procurados. O canto esquerdo é o mais movimentado, já o direito é para quem curtir esse que é uma das praias mais movimentadas de Búzios com um pouco mais de tranquilidade.

Existem outras praias em Búzios, como disse são 23 no total. Mas guiei esse post pelas que conseguimos ver no passeio de Trolley. Além das praias, o passeio também passa pelo Mirante de João Fernandes, onde você terá a vista das Ilhas de Âncora, Gravatás e Ilhote e também vamos ao mirante da Brava, um dos pontos mais altos da península.

O post Conhecendo as praias em Búzios apareceu primeiro em Maior Viagem.



This post first appeared on Maior Viagem, please read the originial post: here

Share the post

Conhecendo as praias em Búzios

×

Subscribe to Maior Viagem

Get updates delivered right to your inbox!

Thank you for your subscription

×